Edmilson Teixeira
Os feras
Os finalistas ao prêmio Rei da América, realizado pelo jornal uruguaio "El Pais", foram divulgados na última quinta-feira. John Arias e Germán Cano, do Fluminense, Luis Suárez, do Grêmio, e De La Cruz, ex-River Plate e reforço do Flamengo, disputam a honraria de melhor jogador do continente em 2023. Abel Ferreira, do Palmeiras, e Fernando Diniz, do Flu e Seleção Brasileira, concorrem entre os técnicos. Os vencedores serão divulgados neste domingo, dia 31.
Justificativa
Arias e Cano lideraram o Fluminense ao título inédito da Libertadores e à disputa do Mundial de Clubes. O colombiano marcou 12 gols e deu 17 assistências em 61 jogos. O argentino, por sua vez, foi o goleador do futebol brasileiro e do torneio continental. Ao todo, o atacante fez 40 gols em 61 partidas.
Bagagem
Luisito Suárez brilhou pelo Grêmio em 2023. Foi um dos responsáveis por levar o Tricolor ao vice do Brasileirão e às semifinais da Copa do Brasil, além dos títulos do Gauchão e Recopa Gaúcha. Foram 29 gols em 17 passes para os companheiros marcarem. O pistoleiro atuará pelo Inter Miami no próximo ano.
Finalmente
Por fim, De La Cruz fecha o rol de candidatos à principal premiação do futebol sul-americano. O uruguaio foi o destaque do River Plate na temporada e ajudou o time a conquistar o campeonato argentino. Não à toa, foi comprado pelo Flamengo por cerca de R$ 80 milhões.
Sonho
Nas palavras e nas ações não dá pra negar: Anderson Lopes, artilheiro da última edição da J League (o Campeonato Japonês de Futebol) é torcedor do Sport. De férias com a família no Recife, o jogador reforça a paixão pelo clube em tudo que pode e não esconde desejo de um dia vestir a camisa rubro-negra. "Ainda tenho o sonho de vestir a camisa do Sport, de ver a torcida gritar meu nome, fazer um gol, ser campeão aqui dentro" , reforça Anderson, que no Brasil jogou ainda por Avaí, Marcílio Dias e Athletico Paranaense.
Ainda em cena
O Brocador foi o grande reforço anunciado pela Portuguesa carioca para 2024. A equipe, que quase subiu para a Série C do Brasileiro nesta temporada, vai novamente disputar a quarta divisão, além do Carioca e da Copa do Brasil.
Em atividade
Na próxima terça-feira, segundo dia do ano novo, o CRB entra em atividade visando sua trajetória em 2024. O elenco do vai se apresentar no CT Ninho do Galo e começar o trabalho da pré-temporada. A primeira partida oficial do time em 2024 será pelo Campeonato Alagoano, contra o Penedense, no Estádio Alfredo Leah, em Penedo.
Quadro
Até agora, o CRB contratou oito jogadores e manteve nove atletas da atual temporada. Os novatos são: o goleiro Matheus Albino, o lateral-esquerdo Willian Formiga, o zagueiro Gustavo Henrique, os meio-campistas João Pedro, Jorginho e Gegê, e os atacantes Bruno Dentinho e Walder.
De olho na temporada
No seu último jogo amistoso treino de 2023, o técnico do ASA, Leandro Sena fez uma avaliação do desempenho do time no jogo da quarta-feira contra o Confiança quando venceu em Arapiraca por 1 x 0. . O treinador aproveitou o teste para observar a formação que pretende mandar a campo no dia 7 de janeiro, contra o Ferroviário, pela fase preliminar da Copa do Nordeste. A equipe alvinegra começou o jogo com: Bruno Pianissolla; Paulinho, Rômulo, Roni Lobo e Gabriel Feliciano; Colina, Allef, Wescley e Didira; Iago Santos e Gilvan.
Retorno para a velha casa
Ele começou no CSA na década de 90 e ganhou enorme projeção no Athletico, sendo campeão brasileiro em 2001, ao lado do também alagoano Adriano Gabiru. Depois, defendeu o Vasco e marcou época ainda no Paraná e no América-MG. Estamos tratando do ex-goleiro Flávio que com seus 53 anos de idade, acerto na última quarta-feira seu retorno ao CSA de onde começou sua carreira profissional. Pois o Azulão oficializou a contratação do alagoano para treinar os goleiros de suas divisões de base.
Escapou
Em meio ao vai e vem do mercado de transferências, o Vitória perdeu uma das promessas da base para o Flamengo. O lateral-esquerdo Ainoã, de 18 anos, trocou o rubro-negro baiano pelo carioca após não chegar a um acordo para renovação de contrato com o Leão.
Currículo
Ainoã tinha contrato com o Vitória até março de 2024. Como as partes não chegaram a um acordo para renovação, a diretoria aceitou manter 30% dos direitos econômicos do jogador em troca da liberação antecipada para o Flamengo. Ele vai se apresentar ao novo clube em janeiro. Ele assinou o primeiro contrato com o Vitória em 2021. Desde então o lateral-esquerdo tem sido um dos destaques nas categorias de base do clube. Entre os principais títulos conquistados por ele estão o Campeonato Baiano sub-20 e a Copa do Nordeste da mesma categoria
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011