Enio Lins

Sem dar tréguas, sequer natalinas, ao Coronavírus

Enio Lins 29 de dezembro de 2023

Crescem, mais uma vez, as ocorrências de Covid-19 em Maceió e em Alagoas, informam as respectivas secretarias de saúde. Felizmente a vacinação em massa funcionou muito bem e a letalidade foi reduzida a números não-genocidas, mas os cuidados para com o espalhamento do coronavírus não podem ser esquecidos.

Diz a Secretaria Municipal de Saúde que “diante do aumento no número de casos no mês de dezembro, a SMS orienta que a população fique atenta a sintomas respiratórios, mesmo que inicialmente pareçam leves, especialmente neste período de festas e reuniões familiares”. E alerta: “o reconhecimento precoce dos sintomas respiratórios é fundamental, não apenas para a proteção individual, mas para evitar a propagação do vírus para familiares, amigos e comunidade”.

Por sua vez, a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) afirma que “Alagoas vem registrando um aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados à covid-19. Segue no mesmo ritmo outros estados da Região Nordeste conforme aponta o boletim InforGripe da Fundação Oswaldo Cruz”. E mais: “O último Boletim Epidemiológico divulgado pela SESAU no dia 19 deste mês, registrou cinco óbitos em uma semana. Só no mês de dezembro já foram registradas oito mortes em decorrência da covid-19”.

Enfim, um entendimento entre Prefeitura de Maceió e Governo de Alagoas. Ambas as instâncias concordam que a situação do Covid-19 é preocupante e os cuidados não podem ser negligenciados. Essas ocorrências não se restringem a Maceió, nem a Alagoas. O recrudescimento da contaminação pelo coronavírus é fato nacional e internacional. Em Pernambuco foram registrados 2.468 casos na semana epidemiológica 51 (de 17 a 23 de dezembro), sendo notificada uma morte causada pelo vírus nesse período.

No mundo, a Organização Mundial de Saúde avalia uma possível nova onda global e cientistas britânicos sugerem o retorno do uso de máscaras. Segundo a OMS, por conta das vacinas, a alta de casos da covid-19 não foi acompanhada pelo aumento de óbitos, ocorrendo o oposto: a taxa de letalidade caiu 57%. Menos mal, mas fica o alerta: mantenha os cuidados e se vacine.

HOJE NA HISTÓRIA

Tratado onde a Espanha reconhece a independência mexicana e mapa do México antes da invasão dos Estados Unidos (que lhe assaltou em 50% do território original)


29 DE DEZEMBRO DE 1836 – Reconhecimento da independência mexicana, pela Espanha, através do Tratado de Santa Maria-Calatrava. O México havia conquistado sua independência desde 16 de setembro de 1810, mas Madrid não reconheceu isso por 26 anos.

Dez anos depois desse reconhecimento, o colonialismo bateu novamente às portas do México, em pilhagem feita pelos vizinhos estadunidenses. As tropas americanas invadiram o território mexicano em 25 de abril de 1846 e os nativos resistiram durante quase dois anos, mas se renderam em 2 de fevereiro de 1848.

Como resultado dessa agressão, o México foi garfado em metade de seu território original, patrimônio mantido desde quando era colônia espanhola e área reconhecida pelo Tratado de Santa Maria-Calatrava. Os Estados Unidos levaram, na marra e na bala, integralmente, os atuais estados da Califórnia, Nevada, Utah, Novo México, além de parte do Colorado, Wyoming, e parcela do Arizona (cuja outra banda foi “comprada” pelo governo estadunidense a preço de banana). E mais: o vasto território mexicano do Texas já havia sido expropriado à força pelas milícias americanas, em 1836, virando “república independente”; e, no embalo da invasão de 1846, foi anexado de vez como estado americano.