Roberto Baia
Verbas para Arapiraca
O comprometimento do deputado federal Daniel Barbosa com o fortalecimento da saúde em Arapiraca atingiu um marco significativo com a obtenção de quase R$ 20 milhões em verbas federais destinadas à cidade em seu ano de estreia na Câmara. A atuação do parlamentar alagoano resultou na alocação desse montante para diversas áreas da saúde local, abrangendo desde a manutenção e custeio da Atenção Primária e Especializada até investimentos em tratamento, esgotamento sanitário, ampliação do Banco de Leite Humano e do Espaço Trate, dedicado ao atendimento de crianças com espectro autista.
Cidade referência
Um ponto importante a ser ressaltado é o papel de Arapiraca como cidade referência na 2ª Macrorregião de Saúde, beneficiando mais de 1 milhão de alagoanos distribuídos em 46 municípios do Agreste e Sertão. Esta alocação não apenas fortalece a infraestrutura de saúde local, mas também se estende como um suporte crucial para uma ampla população regional.
Atuação proativa
O deputado arapiraquense se destaca como o deputado novato que mais angariou recursos para Alagoas. Mesmo enfrentando limitações usuais do primeiro ano do seu mandato, sua atuação proativa e incisiva já resultou na obtenção de mais de R$ 50 milhões junto aos ministérios e órgãos federais.
Projeto de lei
O governador Paulo Dantas sancionou o projeto de lei que institui como política pública estadual permanente o Alagoas sem Fome. O programa consiste na reunião interinstitucional de esforços e ações públicas e privadas dirigidas ao enfrentamento da fome das populações em situação de pobreza e de extrema pobreza no estado. A sanção da lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem.
Ações implementadas
O programa, que será coordenado pelo Gabinete Civil, terá sua execução mediante ações implementadas por todas as secretarias do Estado de forma transversal, sem prejuízo do apoio ou da execução direta de ações por outros órgãos e entidades estaduais.
Desenvolvimento
Alagoas quer investir no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas efetivas que possibilitem a redução gradual da insegurança alimentar e nutricional no estado. E para isso contará com ações do Programa Alagoas Sem Fome, dentro das secretarias estaduais que vão atuar diretamente no combate à fome em ações específicas.
Situação de emergência
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na última terça-feira, 26, situação de emergência em duas cidades de Alagoas e outros 51 municípios do país atingidos por desastres.
Em Alagoas, Minador do Negrão e Olho D'Água do Casado tiveram a situação de emergência reconhecida devido à falta de chuvas.
Remoção dos veículos
Esta semana, a Polícia Civil de Alagoas tem atuado na remoção dos veículos apreendidos de depósitos improvisados em diversas delegacias do estado, iniciando, pela Central de Polícia Civil de Arapiraca, situada no bairro Baixão.
Riscos à saúde
A ação era muito aguardada pela população e trabalhadores do local, visa mitigar os riscos à saúde pública, especialmente em tempos de surtos epidêmicos de doenças como dengue, zika e chikungunya. De acordo com informações, cerca de 700 carros e 3 mil motocicletas que se acumulavam nas dependências policiais foram relocados para o Pátio de Custódia da Polícia Civil, um terreno de 40 mil m² localizado em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió.
Oportunidade
Os campi Palmeira dos Índios, Piranhas e Maragogi, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), estão com inscrições abertas para os cursos de graduação em ensino superior. Ao todo, são 210 vagas distribuídas em cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnológico. Apesar de serem processos seletivos diferentes, os interessados têm até o dia 21 de janeiro para se inscreverem, em link disponível neste endereço.
Etapa única
Para concorrer às vagas, é necessário ter concluído o ensino médio até a data da matrícula. O processo seletivo será realizado em etapa única, usando exclusivamente, a média geral obtida numa das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2009. O critério de seleção obedecerá a ordem decrescente da média geral de notas do tipo de concorrência das/os candidatos que se submeteram a todas as provas.
... A Polícia Civil prendeu na última terça-feira, 26, um homem de 20 anos, sub acusação de estuprar uma criança de 3 anos, no município de Estrela de Alagoas.
... De acordo com o delegado Antônio Edson, que coordenou a ação, a prisão do suspeito se deu após inquérito policial que foi instaurado para apurar denúncia da mãe da criança.
... De imediato, o delegado Antônio Edson representou pela prisão cautelar do suspeito, que foi prontamente deferida pela 4° Vara Criminal de Palmeiras dos Índios, sendo cumprida pelos agentes do 73°DP. O criminoso encontra-se preso e à disposição da Justiça.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.