Bartpapo com Geraldo Câmara
TRAGÉDIA DESANUNCIADA
Primeiro foi anunciada, criou uma enorme polêmica mundo afora, deixou todos em enorme expectativa porque a famosa – isso vai dar filme – Mina 18 iria causar um grande estrago pela cidade de Maceió que, pasmem vocês, estava afundando. E a notícia, como toda notícia ruim se espalhou Brasil afora e tratou de deixar a todos, principalmente turistas com suas férias já contratadas para um dos mais belos lugares do mundo, boquiabertos, sem saberem o que fazer e prestes a cancelarem todas as suas perspectivas de maravilhosas férias.
A notícia realmente era catastrófica e passávamos os dias e noites em frente aos noticiários para saber quantos centímetros ela, a Mina 18 estava afundando por dia e em que velocidade, tudo para se esperar o pior dos acontecimentos com o seu colapso que poderia trazer as piores consequências como o transbordamento da lagoa ou a abertura de uma cratera com as dimensões do Maracanã. E os dias foram se passando e as notícias cada vez maiores, além da expectativa e da curiosidade aguçada de todos porque uma das piores coisas do mundo é a notícia ruim mas que parece ser boa para a mídia porque encontra audiência principalmente entre os céticos que dão muito mais importância ao que é ruim do que ao que é bom,
Passam-se os dias e as equipes técnicas de plantão informando a evolução, a diminuição na velocidade, mas sempre afirmando que o colapso seria muito sério e é claro permitindo que notícias desse quilate deixassem a população sempre na expectativa de uma tragédia. Anunciada. Eis que finalmente o famoso colapso da Mina 18 aconteceu. Será? No último domingo, a mina espirrou, a lagoa teve um pedacinho junto da mina que balançou um pouquinho as águas que tomaram conta da mina e parou por aí. Mas para quem gosta de suspense as coisas não podem parar assim de supetão. De jeito algum. É preciso mais. Há que se criar mais suspense. Os técnicos dizem que a mina foi soterrada mas nem tanto. Que muita coisa ainda pode acontecer inclusive nada. E é exatamente aí que reside o perigo criado pela desinformação, pelo desejo de uns de ter assunto para ser explorado sem cautela, sem escrúpulo ignorando sentimentos sem avaliar as consequências de atos mal pensados que podem levar a tragédias de menores proporções coletivas, mas de grandes individuais e familiares. Há que se pensar e muito, cada vez mais, na irresponsabilidade da Braskem que, 48 anos depois mostra as consequências de ter sido autorizada na época a extrair minérios em plena cidade de Maceió. Gente, são 35 minas iguais perfurando o solo urbano quilômetros a dentro. E isto, sem verificações de autoridades para saberem diuturnamente como estariam essas perfurações, essas minas subterrâneas. Uma questão de falta de segurança total para as desavisadas pessoas que plantaram suas casas, suas vidas em terreno nada fértil. A famosa frase de que só se limpa o chão e só se coloca a xícara em lugar não falseado depois do leite derramado. O resultado aí está. E, neste momento, com a mesma expectativa porque se perguntar a qualquer um desses técnicos que estão ao entorno da situação sempre ouviremos o famoso “talvez” ou o “quem sabe”. Se eles não sabem imaginem nós.
Fato de hoje. O “espirro da mina” pode ser o fim da agonia, como dizem alguns. Para outros ainda pode acontecer um colapso total mas, no entanto dá para apreender que a famosa “tragédia anunciada”, graças a Deus não se concretizará e que por maior que seja o colapso da tal Mina 18 não atingirá as proporções que deixaram o Brasil em polvorosa e tantos ainda apreensivos. Isto, entretanto não é o suficiente para que esqueçamos o ocorrido. É preciso colocar as “barbas de molho”, sim. E esperar que as autoridades cumpram com seus deveres e exijam da Braskem a recuperação e a segurança daquele subsolo. No mais, obrigado Deus pela “tragédia desanunciada”.
FOTONOTAS
JOSÉ VANDERLEY – O nosso ex vice-governador e agora deputado estadual é uma figura impecável. Além da sabedoria que carrega, da competência como médico, da história que realizou em relação a transplantes de coração, Wanderley tornou-se um politico irrepreensível. Daqueles de quem só se pode falar bem pelo bem que sempre é demonstrado na sua postura buscando a retidão de um caráter premiado. Particularmente sou seu admirador como sempre sou daqueles que não têm receio de mostrar a retidão do caráter. Esse é o médico de quem lhes falo.
CARMEM LÚCIA DANTAS –Não é difícil falar desta mulher excepcionalmente voltada para a cultura. Difícil e de alta responsabilidade é tentar pintar um retrato se sem medo de errar ou de omitir o que não se pode. Por se tratar de uma figura ímpar, sorriso aceso eternamente, postura devida para mulheres vencedoras sem que nunca tenha feito questão de admitir, Carmem Lúcia é uma daquelas pessoas quer cativam ao primeiro olhar e que a partir daí, conquista feita, jamais saem do seu coração e de sua lembrança servindo sempre como exemplo de vida.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Melhor ainda do que parar pra pensar é não parar para agir. Só assim o mundo cresce.
ALERTAS DO DIA
* Agora, depois do episódio da Mina18 as autoridades brasileiras a níveis federal, estadual e municipal estabelecem uma trégua pré eleitoral para pensarem no povo, na população que precisa dessa união para rque se resolvam os principais problemas advindos da desastrada Braskem. Com isso muitas ações positivas deverão acontecer com decisões importantes a curto e longo prazo com vistas a uma satisfação melhor da sociedade que está gravemente ferida com o desacerto que desde 2018 vem sendo provocado pela irresponsabilidade daquela empresa.
* Gente, vocês sabem o que são 106 bilhões de reais injetados na economia brasileira no mês de dezembro, grande parte já concretizada? Isso é exatamente a quantia oriunda do décimo terceiro salário recebido pelos trabalhadores neste final de ano de 2023. O que se espera é que muita gente resolva seus problemas de dívidas geradas durante o ano, mas que sobre um pouco também para investir no comércio e na indústria criando um clima de ajuda à nossa economia. A chegada do 13o
salário é sempre bem vinda e realmente é de enorme importância para as famílias.
* Não tenho nada com isso, não tenho coluna de fofoca, não me meto em vida alheia e talvez por isso me dê muito bem por onde ando e por onde passo. No entanto, sem citar nomes, acho terrível quando grandes fortunas, com a morte do titular servem de motivos para dissenções, sobretudo as familiares. O cara que conseguiu com seu trabalho ou sei lá com o que amealhar, criar, crescer e formar essas fortunas invejáveis deve se revolucionar no túmulo vendo as disputas terríveis para que, quando chegue a vez deles seus sucessores façam o mesmo. Terrível!
* Assim é essa questão da briga entre a Globo e a TV Gazeta que todos já sabem. Uma, a Globo não quer renovar o contrato da sua bandeira com a Gazeta que a detém há 48 anos. Por outro lado, a Gazeta não esconde de ninguém que precisa dessa renovação para enfrentar as despesas com a sua recuperação judicial, mas sobretudo perante a manutenção de seus funcionários. Para isso precisa dos 79% que representam a participação do faturamento oriundo da bandeira Globo. Não interessa quem está certo, até porque não sou juiz, mas, sinceramente eu renovaria o contrato em nome de uma longa história e de funcionários que nada têm a ver com o problema.
POR AÍ AFORA
# O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que as Forças Armadas não vão permitir “em hipótese nenhuma” que o exército venezuelano entre em território brasileiro para invadir a Guiana. Segundo Múcio, uma outra hipótese avaliada pela Defesa seria a de uma invasão marítima, mas que é dificultada pela geografia da região da Guiana Essequibo, que é composta por florestas densas.“Eles só chegarão pela Guiana se passarem pelo território brasileiro, e nós não vamos permitir de jeito algum”, afirmou o ministro da Defesa.
# Do discurso de Milei: "Hoje encerramos décadas de fracasso e disputas sem sentido. Começa uma nova era na Argentina, de paz e prosperidade, conhecimento e desenvolvimento, liberdade e progresso, Nenhum governo recebeu o país em uma situação pior que a que estamos recebendo. Os argentinos demonstraram uma vontade de mudança que não tem retorno. Brigas só destruíram o país e nos deixaram na ruína. Vamos lutar com unhas e dentes para combater a inflação. Não há alternativa. Se falta reputação ao país, os empresários não investirão até o ajuste fiscal. Não tem dinheiro. Sabemos que será duro".
# Tropas israelenses travaram batalhas ferozes com o Hamas no sul de Gaza depois de chegarem ao coração da cidade de Khan Younis. Os ataques forçaram os civis palestinos a buscarem refúgio em outros lugares, à medida em que o número de áreas seguras diminuem. Aviões de guerra israelenses também bombardearam alvos, em uma das fases mais pesadas da guerra nos dois meses desde o início do conflito. Médicos palestinos disseram que os hospitais estão transbordando de civis mortos e feridos, muitos deles mulheres e crianças e suprimentos acabando.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas