Bartpapo com Geraldo Câmara
VOU BRIGAR
E muito. Pelo turismo. Pelo nosso crescente turismo que, desde alguns anos vem disparando, alcançando posições de destaque a nível nacional. Que vem proporcionando ocupações de mais de 90% em várias ocasiões e que tem mostrado a todo o Brasil e a alguns países a pujança desta terra que, entendida por gregos e troianos que fazem o valoroso trabalho de incremento, não pode sofrer as agruras, exatamente neste momento de alta, por conta de uma total falta de explicação a todo o país de que aqui não existem problemas catastróficos que os impeçam de estar conosco e de curtirem todas as belezas, a cultura e a hospitalidade de que somos capazes.
A irresponsabilidade do não esclarecimento condizente com todas as práticas normais de civilidade está ocorrendo de forma significativa e prejudicando um setor que de há muito é considerado como o marco de desenvolvimento econômico do estado e o é. Que o problema gerado pela Braskem é grave não temos a menor dúvida. De que existem riscos se cuidados não houverem também não tenho dúvidas. Mas daí a se permitir que o território afetado pelo problema seja generalizado e deixar que se espalhe por todos os cantos do Brasil e a nível nacional de que”Maceió está afundando” é um pouco demais para o bom senso que sempre achei que me acompanha e que deveria estar entre todos, principalmente aqueles que tratam da divulgação e da comunicação da cidade e do estado.
Coloquem-se na posição do turista prestes a desembarcar em nossas plagas sendo horrorizado e temorizado com as notícias de que o lugar que ele escolheu para férias, por exemplo está afundando. Ora bolas, cretinos serão os que acreditarem que ele manterá a viagem. Fará de tudo para cancelar gerando prejuízos para o seu bolso e obviamente para todo o sistema turístico do estado de Alagoas. Isto já está acontecendo em ritmo crescente o que deixa a todos profundamente preocupados.
O que seria preciso? Cautela. Muita cautela. Equilíbrio. Muito equilíbrio nas informações. Afinal de contas ninguém quer ignorar o fato de que o perigo exista mas não se pode abolir o fato de que existe uma área pré-determinada e que está bem longe da rota turística da cidade. Nem de longe o turista estará em qualquer momento perto da área de risco dos acontecimentos e nem de longe qualquer afundamento localizado da pequena área afetará as demais. Não sou eu quem fala mas os técnicos, os cientistas. Os especializados no assunto e que diuturnamente estão de plantão nos locais que interessa. E por que não se espalha essa noticia urgentemente também a “top” nacional? Por que não se usam as mesmas armas que deflagram o susto e a inquietação para acalmar e convencer aos turistas de que nada poderá acontecer em suas rotas? Este seria um trabalho de “marketing’ perfeito para que se evitem prejuízos maiores sobretudo à imagem de uma cidade linda que a muito custo e com trabalho de muitos anos de autoridades ligadas ao setor e do “trade” conquistou a posição invejável de ser um dos destinos mais procurados nacionalmente.
Quanto às brigas políticas, às disputas para ver quem resolve melhor a situação ela sempre será de momento, de oportunidade. Que a discussão precisa ser levada a efeito sempre não tenho a menor dúvida. Que a empresa tem que assumir todas as suas responsabilidades não tenho a menor dúvida também. Que as pessoas prejudicadas desde o primeiro evento no bairro do Pinheiro e outros precisam ser indenizadas com justiça também não ouso me opor. Até porque tenho um filho que foi muito prejudicado. Mas tudo tenho certeza que se resolve. O que fica difícil é convencer os turistas de que nada muda para eles. Que tudo está bem em suas rotas de diversão e de descoberta dessa maravilhosa Maceió. Venham. Continuem a aproveitar e a usufruir de um dos mais encantadores lugares de nosso Brasil. Se depender um pouquinho de mim vou brigar. E que Deus nos proteja a todos.
FOTONOTAS
DOUGLAS APRATTO – Falo Douglas, falo história, pesquisa, conhecimento múltiplo. Mas também falo competência, simpatia, o saber disseminar os melhores assuntos nas melhores horas. Douglas é daquelas pessoas envolventes pela inteligência, pela sede de passar à frente suas experiências não estivesse ele há tantos anos como topo de combate no conhecido Cesmac. Conversar com ele é conversar com o mundo sob o aspecto mais discernido que podemos ter. Tive várias oportunidades de entrevistá-lo e vou ter outras, tenho certeza e sempre senti que sua característica é deixar embevecidos os nossos telespectadores, o que é muito bom. Douglas Apratto, um um caso à parte
EDUARDO BRASIL – A inteligência e perspicácia estão sempre à mostra desde os tempos em que esteve na linha de frente da Secom do estado de Alagoas. Daí para a frente ninguém segurou mais e, como estava à disposição do governo, Paulo Dantas não titubeou e o colocou como presidente da importante agência de fomento do estado, a Desenvolve. Revolução é pouco para contar o que o Dudu, carinhosamente chamado, está fazendo pelo desenvolvimento econômico do estado principalmente pelas classes menos favorecidas e que agora contam com o incentivo e a parceria da Desenvolve. Parabéns, amigo Dudu!
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Enquanto sua validade não estiver vencida lute por ela aguerridamente todos os dias.
ALERTAS DO DIA
* Uma semana inteira de participação no II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas e a constatação de que, se o assunto “controle externo” já era sério, hoje em dia é muito mais avançado e importante para que o país, estados e municípios sejam resguardados por uma manutenção difícil de ações que não permitem as atividades corruptas que tanto nos abalam. A seriedade, não que não existisse, mas hoje cada vez maior faz com que o respeito aumente e que se entenda que o verdadeiro e puro trabalho dos tribunais de contas de todo o país precisa ser reconhecido e cada vez mais respeitado por tudo e por todos.
* Já o fiz em outras colunas que escrevo, mas vou reiterar a simplicidade, o despojo e a independência de ações do Ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal que no Congresso recebeu a nossa querida TV Cidadã com uma cortesia e simpatia dignas de nota, como estou fazendo aqui. Sem frescura, afável durante todo o tempo fez questão de documentar o encontro com fotos e de expressar sua gratidão pela presença daquela emissora que o entrevistava. Claro que, nós os que fazemos a diretoria de Comunicação do TCE-AL e a TV Cidadã nos enchemos de orgulho, sobretudo de nossa equipe.
* Existem coisas em nossas vidas que são profundamente marcantes ainda que tenhamos vivido outros momentos parecidos. Refiro-me à honra de, por proposição do vereador Valmir Gomes ser agraciado com a comenda Edécio Lopes, ratificada por unanimidade pelos membros da Câmara Municipal de Maceió. Foi diferente. Não pude comparecer e fui representado pelo meu filho, João Marcelo Câmara, o que muito me dignificou. Receber uma comenda não foi novidade por ter uma coleção de comendas e títulos, além de Cidadão Honorário Maceioense e Cidadão Alagoano. Novidade foi ver meu filho com toda a respeitabilidade representando o velho pai. Obrigado, filho.
* Dezembro chegou. Com altos e baixos deste ano difícil em que tudo esteve de certa forma instável com novo governo, com interrogações as mais diversas, com promessas e esperança para o futuro. Dezembro chegou e a alegria de se comemorar o nascimento do Cristo não deve ser superada pelos presentes, pelas comemorações. Não. É preciso que agradeçamos ao Deus, seja la que Deus se já o de cada um, mas que festejemos a paz e a proteção divinas em todos os momentos deste dezembro. Com precaução, com cuidado, com fé no futuro porque parodiando a brincadeira do “sextou”, agora “dezembrou”.
POR AÍ AFORA
# Os eleitores venezuelanos aprovaram, em referendo a transformação do território de Essequibo em um estado da Venezuela. A região pertence oficialmente à Guiana desde 1899, mas é reivindicada pela nação vizinha. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, 10,5 milhões de eleitores participaram do referendo, dos quais 95,93% aceitaram incorporar oficialmente Essequibo ao mapa do país e conceder cidadania e documento de identidade aos mais de 120 mil guianenses que vivem no território. Apenas 4,07% discordaram da proposta.
# O governo italiano anunciou sua adesão a um fundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento para financiar projetos sustentáveis na Amazônia, durante a 28ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP28, em Dubai. De acordo com o governo italiano, o aporte de 5 milhões de euros (R$ 27 milhões) no fundo de Bioeconomia e Manejo Florestal da Amazônia faz parte da iniciativa "Amazônia Sempre" e poderá ampliar as relações de cooperação ambiental com os países beneficiários da medida - Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname.
# Uma menina de 13 anos que estava perto do Hotel Libertador, onde Javier Milei está hospedado atualmente, tentou abordar o presidente eleito com a intenção de lhe entregar uma carta e uma flor. Mas a segurança do libertário impediu isso. O choro da menina, que foi abruptamente afastada para não se aproximar, chamou a atenção dos trabalhadores móveis dos diversos meios de comunicação que cobrem as atividades do presidente eleito, e até da própria Karina Milei, irmã do libertário, que então a chamou para receber o presente.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas