Sérgio Toledo
Censo 2022
Maceió tem 957.916 habitantes segundo o censo 2022. Mulheres continuam sendo a maioria 511.792. Homens 446.124.
Segundo a música do grande Djavan, músico compositor e cantor alagoano: ô Maceió, é três mulé prum homem só. Hoje está sendo 1,147, mulheres para cada homem. Lógico que a comparação é feita para dizer, falar, sobre a proporcionalidade.
A maior proporção está na faixa etária de 15 aos 64 anos de idade. O que se convencionou chamar de força motriz. Força do trabalho. Com 678.854 pessoas.
As crianças e adolescentes de 0 a 14 anos com um total de 193.463 indivíduos. Precisam da maior atenção dos pais e responsáveis, como também das autoridades governamentais. Saúde, educação, segurança são muito importantes nessa faixa etária.
Já com 85.599 pessoas, está a faixa de 65 anos acima, 8,9% do total. Idosos, aposentados. Também necessitam de muito cuidado no que diz respeito principalmente a saúde.
Alguns falam que nascem mais homens. Morrem mais cedo. São menos cuidadosos com a saúde. São levados a atividades ou divertimentos mais perigosos. Morrem então com menos idade.
Outros falam que nascem mais mulheres. São mais cuidadosas com a saúde. Vão mais ao médico para cuidados preventivos. Morrem então com mais idade.
A expectativa de vida mundial tem aumentado décadas após décadas. Em 2023 o Brasil tem uma expectativa de 76,2 anos de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Em 1950 a expectativa de vida dos brasileiros era de 46,8 anos.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.