Bartpapo com Geraldo Câmara

A ARTE É IMITAÇÃO DA VIDA

Bartpapo com Geraldo Câmara 02 de novembro de 2023

Ou será o contrário? Não será a vida que nos últimos tempos anda imitando a arte? Não será a vida que, longe de se renovar anda buscando na arte uma maneira eficaz de enfrentar os percalços ou de criar os percalços? Se formos estudar a arte em todos os seus matizes realmente veremos que em todos os seus ângulos ela tem sido inspirada pela vida, mas seus exemplos estão sendo um segmento em que hoje a vida se baseia para se manter ou para se deteriorar, não sei. Se formos para a literatura que durante séculos criou personagens e situações as mais diversas vamos acabar por descobrir que muitos dos personagens criados pela imaginação humana foram e estão sendo imitados vida afora. Seja para o bem e ainda bem, seja para o mal e isto é terrível, como o sadismo que vem sendo aplicado a cada dia e nas mais diversas situações. Um exemplo disso são as atitudes masculinas em relação à mulher, com violência que as levam até a morte, demonstrando um profundo sadismo. A pintura tem revelado ao mundo obras fantásticas que vão das mais puras às mais horrendas ou de péssimo exemplo. E são exatamente essas últimas que em mais versões na vida do dia estão sendo copiadas. Como copiadas são determinadas e fantásticas esculturas mostrando que as suas perpetualidades são reais e vivas e que as bacanais tão bem colocadas da época romana ainda estão por aí, vivas e loquazes, além de tantos outros e deploráveis exemplos.

As peças teatrais e seus conteúdos são admiráveis e muitas servem de exemplos bons. De cultura, de estudos de expressões e tantas outras que são verdadeiros absurdos e levadas à cena de maneira incorreta criando os piores exemplos que se possa ter. O cinema, a arte cinematográfica, claro que tem uma expressão incrível para influenciar gerações. Mas, a sua influência se manifesta sob vários aspectos, uns profundamente para o bem e outros inquietantemente para o mal. Parece que as pessoas estão querendo cada vez mais assistir filmes onde a violência faz parte e, vejam bem, até nos filmes chamados infantis ou para a juventude, os atos violentos e até com drogas são uma constante. Então, façamos uma excursão pela televisão onde vemos programas ótimos e que são um espelho para a vida, ensinando e ilustrando crianças e adultos, Mas também por ela passam sem limites e sem censura os mais variados exemplos de violência física e moral. Arte? Claro! Em suas realizações a arte está sempre presente, muitas vezes imitando a vida e em muitas outras estimulando a que seja imitada.

Longe de mim e não desejo que assim pensem ser um perfeccionista ou moralista ao extremo a ponto de não acreditar ou não aceitar determinados tipos de arte. Pelo contrário, até acho que deve ser sempre estudada, que tem história e estória por trás de cada peça, de cada ato, de cada criação. O que estou fazendo neste artigo é apenas uma demonstração de que somos induzidos, muitas vezes. Por exemplos que a arte nos dá, nem sempre bons, nem sempre ruins. Que a constância da arte na vida é de profundo e loquaz interesse para a humanidade, mas o que se precisa ter é a consciência de que nem sempre ela pode ser confundida com a vida. A expressão histórica da arte, as suas diversas manifestações, claro que são um contínuo aprendizado e uma rotatividade infinita, mostrando e demonstrando épocas, situações as mais diversas, arquivos por e para todas as gerações.

Não desejo mudar fatos nem dogmas. A arte imita a vida, sim. Uma imitação contínua e ilimitada. Mas também a construção cada vez maior de que ela, arte, também é uma das maiores influenciadoras na maneira de ser das pessoas, dos governos, das grandes lideranças, dos senhores da paz e dos senhores da guerra. Os Napoleões e os Hitlers existem nesses casos e já vinham de outros exemplos baseados na literatura, na pintura e em vários aspectos da arte que os mostraram e alguns até os julgaram. Por tudo isto que por aqui pensamos e escrevemos o fizemos porque temos a absoluta certeza de que, sim, a recíproca é verdadeira: A arte imita a vida, mas a vida também sempre imitará a arte. Para o bem ou para o mal.

FOTONOTAS



 RENEIDE RAMOS – Alegria e personalidade são marcas características desta mulher que nos enche de orgulho por conhecê-la e poder lidar com ela. Reneide é a Coordenadora do Protocolo do Tribunal de Contas mas devido à sua característica contagiante está em todos os cantos, contribuindo, opinando, brigando no bom sentido e se fazendo apreciada e amada por todos os seus colegas. Quando falamos em Coral Cantos e Contas, então, nosso pensamento vai sempre para Reneide e Sidilene sua companheira de luta para o sucesso daquele grupo. Ah! Importante. Reneide não tem papas na língua e quando tem que falar e o que falar, não tenham dúvidas que fala. Bom!



MARCELO FIRMINO – Marcelo é um jornalista profundamente respeitado por seus colegas, principalmente pelos que o conhecem bem. Sempre acolheu as regras do bom jornalismo, sempre atuou como manda o figurino por onde quer que passe. Teve missões importantíssimas na sua vida profissional com destaque para o cargo de Secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió na gestão do prefeito Cícero Almeida. Nessa época mostrou a sua dignidade no exercício do cargo e exerceu com maestria as suas funções, não só pelo lado da administração como pelo lado de relações públicas que tão bem soube fazer com a mídia e com o público. Meus respeitos, Marcelo!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Desistir sem esforço é a pior atitude. Insistir com os pés no chão é saber chegar lá.

ALERTAS DO DIA

* Através da Lei 8790 de 29 de dezembro de 2022, Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, o artigo oitavo deixa claro que “os processos atinentes às contas de gestão serão distribuídos indiscriminada e proporcionalmente por sorteio a qualquer Conselheiro, com exceção do presidente”. Levanto essa questão porque ultimamente a Conselheira Renata Calheiros recebeu algo relativo ao governo de Renan Filho e se arguiu suspeita para atuar em tal processo. E, mais recentemente, o Conselheiro Otávio Lessa fez o mesmo por se tratar de processo contra a Secretaria de Educação quando seu genro era o titular. Isso é transparência e retidão.

* A população feminina no Brasil está aumentando, isto porque os homens estão morrendo em maior número é o que informa o IBGE em função do último Censo que eu chamo de “Censo sem senso”, cheio de falhas no meu entendimento e até prova em contrário. Bem, mas sendo isso verdade, nós homens podemos nos preparar para um mundo bastante comandado pelas mulheres, o que, sinceramente não acho ruim. É preciso mudar, experimentar, mostrar que elas realmente têm discernimento e equilíbrio para ratificar que “o mundo é das mulheres”. Mas, sem nos matar, né?

* Essa questão das SAFs no futebol brasileiro já começa a se tornar uma fórmula interessante e eficiente mundo afora. Por isso mesmo, comandado que é por um empresário de alto bordo, como é Rafael Tenório, o CSA se prepara, talvez para uma transição administrativa de grande relevância transformando o clube azulino em uma SAF ou seja, uma Sociedade Anônima de Futebol. Acho sinceramente que é a fórmula ideal porque ao se tratar determinados times como empresa as coisas tomam forma, preveem lucros e com isso brigam mais pelo sucesso.

* Entrevistei no Bartpapo do último sábado, na BAND, a nutricionista Cybele Castro que deu uma entrevista não, mas uma verdadeira aula sobra o “Canabys Medicinal” óleo especial extraído da maconha e que vem surtindo grandes efeitos em doentes com doenças do tipo Alzheimer, Parckson e outras similares. Sendo considerado também de alto alcance o desenvolvimento de autistas que mostram uma evolução imensa. O óleo de que trata a especialista é autorizado pela Anvisa, vem do Canadá e não pode ser confundido com outros óleos produzidos por aqui.

POR AÍ AFORA

# O líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yehya Al-Sinwar, disse que estava pronto para concluir imediatamente uma troca dos reféns que o movimento palestino detém por todos os prisioneiros palestinos detidos por Israel. “Estamos prontos para concluir imediatamente uma troca para libertar todos os prisioneiros nas prisões do inimigo sionista em troca de todos os reféns nas mãos da resistência”, declarou Sinwar num comunicado divulgado pelo movimento Hamas. O problema é que até agora nenhuma negociação progrediu e em todos os sentidos.

# A Fifa baniu o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) Luis Rubiales por três anos após o dirigente beijar sem consentimento a jogadora Jennifer Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, em agosto deste ano. O Comitê Disciplinar da entidade considerou que Rubiales, que renunciou poucas semanas após o episódio, é culpado de violar o artigo 13, aquele sobre a violação das regras de fairplay, integridade e lealdade. Rubiales já estava suspenso provisoriamente por 90 dias.

# "Pedágio", novo longa da cineasta brasileira Carolina Markowicz, ganhou no sábado (28) o prêmio de melhor filme da edição de 2023 do Festival de Cinema de Roma, na Itália. Estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, o filme conta a história de uma mãe frustrada com a sexualidade do filho e começa a cometer delitos para ganhar dinheiro e pagar uma "cura". O grande vencedor do evento, no entanto, foi o filme "C'è Ancora Domani", da diretora e atriz italiana Paola Cortellesi, que faturou três prêmios na cerimônia de encerramento.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399