Bartpapo com Geraldo Câmara

É FOGO NAS CABEÇAS

Bartpapo com Geraldo Câmara 27 de outubro de 2023

Eu queria entender o que se passa nas cabeças de determinadas pessoas, ainda que elas sejam loucas, por natureza, nas suas ações, nos seus venenos, nas suas maneiras de enfrentar a vida, as pessoas e os fatos. Não consigo compreender como a maldade humana consegue se alojar em certas cabeças e saírem com velocidade extrema da inércia para a prática do mal sem ver consequências, sem ver a quem praticam e talvez até, por que praticam.

Estamos assistindo no Rio de Janeiro e não é a primeira vez, cenas incríveis de vandalismo, de verdadeiras aberrações e tudo em nome de um governo paralelo de há muito estabelecido na cidade maravilhosa. A queima desvairada de ônibus e trem, trazendo consequências incríveis para a cidade e sua população nos deixa boquiabertos, quando pensamos que, em geral, somos um povo pacífico e que não gosta de guerras. Mas, o que está tranquilamente colocado no Rio de Janeiro é que ali a guerra está existindo. E o que é pior: uma guerra entre irmãos, entre iguais, uma disputa por terra também, porque ali se quer mais e mais territórios para a comercialização e distribuição de drogas as mais diversas, de certa forma até com a anuência de governos que já deveriam ter buscado fórmulas de guerrilhas até no sentido de acabar com os redutos e com os próprios traficantes e milicianos que os dominam.

Quero deixar claro que quando falo do Rio, neste momento, o faço porque é lá que estão acontecendo as mais recentes barbaridades quando em um só dia os caras do mal incendiaram 35 ônibus e um trem. E em nome de que? Em nome de um de seus líderes que foi morto num embate anterior. Ora, ora, o que tem a população a ver com isto? Por que a sociedade tem que arcar com as consequências do que aconteceu lá no bando deles? Imagine se, quando morrer um policial resolvermos que devemos tocar fogo num morro ou numa comunidade? Não tem pé nem cabeça. Mas na verdade estamos todos lidando com algo aberratório que precisa acabar. Mas só vai terminar quando as políticas públicas andarem de mãos dadas com a política de segurança daquele e de outros estados para que o governo legal seja mais forte do que o ilegal.

Alguns haverão de dizer que estou exagerando. Que não existem governos paralelos e “etc e tal e coisa”. Mas existe, sim. E está aí colocando as manguinhas de fora, mandando e desmandando na população, principalmente a mais carente, cooptando nossas crianças e se dando ao luxo de queimar ônibus quando se sente ameaçado de qualquer forma. O caso do Rio, agora, é mais um aviso. Talvez eles considerem que só queimar os veículos seja pouco e resolvam queimar os próximos de maneira mais violenta e agressiva. O tráfico e a milícia não param. E não querem ser parados porque é o meio com que muitos faturam milhões ilegalmente e às custas de vidas humanas em todos os sentidos.

Por outro lado, nem sempre espetáculos daquela natureza são provocados sem que não haja um planejamento estratégico. Ali não se quis matar. Se quis assustar. Se quis mostrar que a força existe e se quiserem fazem completo. A prova é que deixaram que os veículos esvaziassem. O que os gerenciadores das crises como esta precisam analisar é que para combater o tráfico e as milícias é preciso que também haja planejamento. Os caras fazem o que fazem e mal aparecem. Sinal de que tudo foi minuciosamente planejado. A segurança precisa fazer o mesmo e buscar métodos e sistemas capazes de detectar ações quando ainda estão sendo planejadas. Colocar na cabeça que estamos em guerra será muito bom para que se possa atingir os objetivos. Caso contrário, eles continuarão tocando fogo em nossas vidas e nós continuaremos com este eterno fogo em nossas cabeças.

FOTONOTAS



RAFAEL TENÓRIO – O homem é um trator. Por onde passa vai derrubando a preguiça alheia e incentivando o trabalho que, em suas mãos sempre dá frutos. Empresário dos mais significativos em termos de Brasil, Rafael também é “louco por futebol” e principalmente do seu CSA. Quem o conhece sabe que com ele as missões jamais estão cumpridas. Ele não deixa nada pra trás e enquanto não chega aos objetivos não sossega. Eu estava em Penedo e ele estava fazendo um treinamento com a equipe. Com simplicidade, saiu de sua mesa no restaurante e veio me cumprimentar. Aproveitei e perguntei ao pé de orelha: Vai renunciar? Nunca! Este é Rafael Tenório!



JULIANA ALMEIDA – Como prefeita de Mar Vermelho sempre tive as melhores referências das atuações de Juliana, diga-se de passagem, uma simpatia por onde passa. Hoje ocupa a diretoria financeira do SEBRAE- AL e tem mostrado para o que veio participando intensamente da administração e conquistando a todos os funcionários com a retidão do seu caráter. Aliás, nada de admirar porque também soube seguir os passos de seu pai, o empresário agrícola e presidente da Federação de Agricultura de Alagoas, Álvaro Almeida. Juliana sabe agir e cativar por onde passa. Tenho certeza de que a competência da ex-prefeita vai contaminar o nosso querido Sebrae.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Mesmo no descanso o bom guerreiro está sempre pronto a levantar e continuar a luta.

ALERTAS DO DIA

* Essa questão ou essa guerra em relação à compra pela Prefeitura de Maceió do Hospital do Coração e vindo a transformá-lo no Hospital Cidade precisa terminar rápido porque enveredou por um caminho político altamente perigoso onde sai labareda por todos os lados e muita gente pode ficar chamuscada ou queimada mesmo. O que se precisa analisar é se o hospital realmente terá uma utilidade pública e se a compra foi feita regularmente, o que deve ser analisado por órgãos competentes. No mais é permitir que as coisas aconteçam sem atropelamentos.

* Um dos problemas mais sérios da política brasileira é levar a discussões determinados temas com um enorme tempo de antecedência. Coisas que só devem ser discutidas em tempo certo criam problemas e entraves na máquina administrativa. É o caso, por exemplo de discutir agora quem vai ser o presidente da Câmara dos Deputados no começo de 2025. Ora bolas, tanta coisa pra fazer, o presidente atual com pautas importantíssimas para tocar em relação ao governo brasileiro e a turma do “quero mais” discutindo o sexo dos anjos. Tenham paciência!

* Fernando Calmon, excelente jornalista do Extra fez uma avaliação perfeita sobre a utilização equivocada dos inúmeros avanços tecnológicos que os carros de hoje possuem. Ele escreve que as pessoas pouco sabem sobre o assunto e muito poucas mesmo sabem usar e tirar o melhor partido da instrumentação que hoje é fornecida pelos carros do ano. Com certeza, Calmon está certíssimo e ainda acrescenta que determinados veículos, se diminuíssem o número de aplicativos dos automóveis estariam também contribuindo para melhores preços finais dos veículos.

* E agora temos a CPI-Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Senado para discutir e investigar a atuação da Braskem em relação aos baixos valores pagos às vítimas com referência a indenizações e também, obviamente pela relevante questão do crime ambiental provocado pela empresa. Acho que é chegada uma nova e importante etapa nesse que foi um dos maiores desastres provocados no país e que merece todo o cuidado, todas as diligências e toda a dedicação da comissão no Senado brasileiro. À frente e por sua requisição, o senador Renan Calheiros.

POR AÍ AFORA

# Além do surpreendente resultado obtido pelo presidenciável Sergio Massa no primeiro turno, o peronismo se impôs novamente como principal força no Congresso da Argentina. As eleições do último domingo (22) também renovaram 130 das 257 cadeiras da Câmara dos Deputados e 24 dos 72 assentos do Senado, e a coalizão governista União pela Pátria (UxP), de centro-esquerda, seguirá com a maior bancada. A aliança peronista, que conta hoje com 118 deputados, terá 107 na próxima legislatura, mas aumentou o número de senadores de 31 para 34, segundo o jornal Clarín.

# O papa Francisco reiterou neste domingo (22) a preocupação com os reféns e a situação humanitária na Faixa de Gaza, alvo de bombardeios incessantes de Israel desde 7 de outubro, em reação a ataques terroristas sem precedentes perpetrados pelo grupo radical Hamas. Em seu Angelus dominical, o líder da Igreja Católica dedicou mais uma mensagem ao conflito no Oriente Médio e renovou o apelo "para que se abram espaços" para o diálogo. Sem dúvida, o Papa tem feito bastante esforço no sentido de influenciar os em guerra para um desfecho de paz.

# Uma grande nuvem de neblina que envolveu uma autoestrada provocou uma colisão de pelo menos 158 veículos causando pelo menos sete mortos numa estrada no estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, anunciaram as autoridades na segunda-feira. A denominada "super neblina", que segundo a imprensa americana foi provocada por uma combinação de fumaça de incêndios e uma neblina densa que acabou tendo uma grande colisão na autoestrada interestadual 55, a 48 quilômetros de Nova Orleans, informou a polícia de Louisiana em comunicado.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399