Edmilson Teixeira

Partida do ano

Edmilson Teixeira 21 de outubro de 2023

Em jogo eletrizante e com algumas polêmicas, Fluminense e Corinthians empataram em 3 a 3, no Maracanã, na última quinta, pelo Campeonato Brasileiro. O time paulista foi superior no primeiro tempo, chegou a abrir 3 a 1, mas não manteve o ritmo após o intervalo e viu o tricolor dominar o jogo até igualar o placar. Os gols foram marcados por Yuri Alberto (2) e Fábio Santos, pelo Corinthians, e Lima (2) e Arias, pelo time da casa. Houve ainda muita reclamação sobre o trabalho da arbitragem, e o Fluminense teve dois expulsos do banco.


Situação

Com o empate, o Fluminense chegou a 42 pontos, mas caiu duas posições em relação ao início da rodada e é o nono. Já o Corinthians soma 32, subiu uma posição, para 13º, mas continua numa situação perigosa a apenas 2 pontos da zona de rebaixamento.


Aproximando-se da taça

Veio a segunda vitória seguida do líder Botafogo, desta vez diante do América/MG, por 2 x 1 em Belo Horizonte na quarta-feira, e a desconfiança do período Bruno Lage se transformou em esperança sob o comando de Lúcio Flávio. As chances estavam em 62% após a 25ª rodada e subiram para 89,6% (90% se arredondarmos para dois dígitos) após dois triunfos em sequência. A contagem regressiva para a taça está de volta, e o próximo desafio será em casa contra o Athletico/PR que vem de boa vitória atuando como visitante frente ao Grêmio.


Encostados

Os perseguidores do Botafogo, no caso: Bragantino e Flamengo, até tiveram bons resultados nesta rodada de meio de semana. No entanto, o bom momento do Alvinegro carioca não deixa que as possibilidades dos rivais cresçam demais. O Massa Bruta caiu de 9,4% de chances de título para 7,2%, enquanto o Rubro-Negro foi de 1,1% para 1,4%. – O Fla venceu o Cruzeiro no Mineirão por 2 x 0 e o Bragantino meteu 3 x 1 no Santos na Vila Belmiro.


Esperança

Foi uma boa rodada para o Vasco, que deixou o Z-4 do Brasileirão ao derrotar o Fortaleza e aumentou suas chances de permanência na Série A de 54% para 68,3%. Fôlego importante para a equipe cruz-maltina, que terá o clássico contra o Flamengo no neste domingo para consolidar sua recuperação no campeonato.



Ameaçado

Na zona de rebaixamento após uma amarga derrota na Vila Belmiro para o Bragantino, o Santos estava com 70,5% de possibilidades de ficar na elite e caiu para 61,3%, mas segue dependendo de suas forças para sair da difícil situação em que se encontra. Se em casa foi mal, a recuperação precisa começar fora contra um rival direto na briga contra o rebaixamento. O Peixe vai ao Beira-Rio encarar o Internacional, que tem 81,9% de chances de permanência e dois pontos a mais que a equipe santista.



Planos

A Federação Alagoana promoveu na quinta desta semana o Fórum do Futebol no auditório Lauthenay Perdigão, no Estádio Rei Pelé. Presidente da entidade, Felipe Feijó aproveitou o encontro para explicar os planos para as competições de 2024 e disse que pretende fazer mudanças na Copa Alagoas, trabalhando com nove datas.



Plano II

“A gente quer enxugar a Copa Alagoas, diminuindo de 16 equipes para 12 equipes, deixando oito equipes que estavam na Primeira Divisão no ano anterior e mais quatro equipes semifinalistas da Segunda Divisão do ano anterior. Os jogos da competição são custeados pela Federação, e o objetivo é enxugar justamente para fazer a Copa Alagoas de mais categorias (base) com esses recursos”, disse Feijó.



Preparativos

O ASA anunciou até o momento 11 contratações para a temporada de 2024. Nessa quarta-feira, dois novos nomes foram divulgados, o volante Wescley e o meia Romário. Ao todo, o elenco alvinegro conta com 18 atletas, que vêm principalmente de clubes do Nordeste.



Lamentável

O ex-atleta do CSA, Willian morreu na última quarta-feira aos 47 anos vítima de um infarto fulminante. Ele foi revelado nas divisões de base do Azulão e participou da campanha do vice-campeonato na Copa Conmebol em 1999. Willian Mago atuava na posição de volante e esteve também nas conquistas dos estaduais de 1996, 1997, 1998 e 1999 pelo CSA.


Estratégia

O presidente do CRB, Mário Marroquim, ainda não jogou a toalha quando o assunto é acesso à Série A. Faltando seis rodadas para o fim do Brasileirão, os jogadores regatianos terão um incentivo financeiro para chegar ao G-4. “Enquanto houver chances, lutaremos pelas vitórias e haverá, sim, o bicho”, disse Marroquim, que não revelou valores, mas afirmou que o incentivo será por partida.


Duelo no Rei Pelé

E entre as partidas que restam do CRB, destacamos a da tarde deste sábado em Maceió contra o Criciúma. Para esse embate, o técnico Daniel Paulista vai mexer no time. Falcão, que cumpriu suspensão no empate com o Ituano, volta a ser titular. O atacante Renato, recuperado de um desconforto muscular na coxa esquerda, fica à disposição do treinador. Por outro lado, o volante Auremir recebeu o terceiro cartão amarelo e não joga na próxima rodada. O atacante Rômulo ainda se recupera de uma lesão no tornozelo e deve continuar fora.


Mudança
O jogo entre Sport e Chapecoense, que seria neste sábado, válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi adiado pela CBF após a delegação do Verdão enfrentar problemas com o voo entre Chapecó e Guarulhos, nesta quinta-feira. O jogo será realizado no domingo às 18h. A partida ocorrerá na Ilha do Retiro.