Bartpapo com Geraldo Câmara

ESPORTE 'INFLUENCER'

Bartpapo com Geraldo Câmara 20 de outubro de 2023

Bem, vamos ser modernos quanto a definição ou definições para a vida dos povos, de um modo geral. Eu até gosto da famosa palavra do inglês “influencer” que na tradução quer dizer influenciador e tem sido usada bastante e principalmente pelas Redes Sociais. Quem se intitula como tal é porque achou algum tipo de caminho para influenciar leitores, internautas e etc dentro de algum tema, de alguma atividade, buscando para si a popularidade que acaba por render bons frutos nas contas bancárias. Claro que não é uma atividade fácil e para chegar lá há que suar muita camisa e estabelecer programas de ação que sejam diferenciados. Porque influencia quem tem o que dar e oferecer para os interessados.

Mas vamos pensar na força da palavra ativada de outra forma, olhada pelo ângulo do influenciador maior, daquele que é capaz de arrastar massas, de mudar pensamentos e até de transformar vidas. Vamos falar do esporte, primeiro como um todo, algo de poder internacional desde imemoráveis tempos e que tem uma enorme atração em vários ângulos, em muitos ou em todos os países com apresentações as mais diversas, todas elas com a magia de fazer com que as pessoas sejam realmente influenciadas por seus encantos.

O esporte sob todos os matizes, sob todas as formas sempre atraiu as pessoas, sempre as fez parar até no tempo e utilizá-lo como diferentes meios de integração que pode começar com o pequeno grupo que apenas pratica por nada ou por tudo e caminhar para a atração de grandes multidões como é o caso do futebol e em todo o mundo. Parem para imaginar, agora focando apenas no futebol, quantas pessoas, quantos meninos e jovens foram influenciados por ele e quantos conseguiram postos na vida que jamais imaginariam? Quantos começaram jogando as famosas “peladas” e delas foram chegando aos pequenos clubes, foram sendo alvos de “olheiros” os mais diversos e acabaram por surgirem na vida sendo influenciados por um esporte e até a partir daí serem eles os grandes “influencers” de tanta gente ao redor do mundo. Claro que nem todos conseguem chegar a essas posições, mas quantos em posições mais baixas, ainda assim são vitoriosos?

Deixemos de lado o futebol e escolhamos qualquer outro esporte. Natação, esgrima, luta, basquete, vôlei, não importa qual. Todos têm o seu poder influenciador na sociedade. Seja como atrativo para muitos que se querem ver diretamente ligados a eles, seja apenas como condutor de processos fantásticos de informação, de conteúdo, de estímulo, de tudo. Não conheço nada mais no mundo que tenha a força unânime de chegar até as pessoas do que o esporte. É por isso que escrevo este artigo acreditando que uma das mais importantes políticas públicas que os governos podem aplicar é o estímulo ao esporte, a partir das modalidades infantis. Um processo educacional importantíssimo, uma forma eficiente de levar educação, de tirar meninos e meninas das ruas, uma maneira incrível de socialização desde os primeiros tempos porque a influência do esporte na vida das pessoas é realmente realizadora e permanente.

Os “influencers”, ah esses não perderão seus lugares porque já os conquistaram. E eles próprios podem ser os meios de atualizar multidões dentro do tema do esporte. Na década de 50 o escritor americano Dale Carnegie já ensinava isto com o seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Um manual fantástico, seguido até hoje, um “best seller” importantíssimo para a época e possivelmente para os de agora. Portanto, vamos estimular esses, antes anônimos, agora conhecidos por milhões de seguidores a continuarem em sua labuta “fazendo amigos e influenciando pessoas”. Não esquecendo de colocar pílulas diárias e contundentes nas cabeças de dirigentes e governantes para que cada vez mais ponham em suas listas o maior de todos os influenciadores de gerações: o esporte.





FOTONOTAS


MARIA SILVA – Maria Silva, a super simpática secretária de estado da mulher e dos direitos humanos esbanja força e coragem, derrama amabilidade e vontade de realizar e nos faz acreditar que, pelo menos em Alagoas a mulher vai ser mais respeitada e os direitos humanos vão ser mais seguidos. Maria é uma secretária que nem parece ser porque sua simplicidade vem à tona desde o momento em que começa a falar, por exemplo em uma entrevista. E aí continua com uma habilidade fantástica e sempre dá o seu recado com precisão, o que sempre nos encanta a todos.

ISABEL PORTO – Pense numa pessoa que nos encanta no ambiente de trabalho e fora dele e encontrará Isabel. Personalidade marcante, mas de uma leveza, delicadeza mesmo no trato com todos, sabe levar sua missão com tranquilidade junto a todos. Não é atoa que soube educar seus filhos com sacrifício, mas com a personalidade marcante que a fez a mãe vigorosa e vitoriosa que é. Isabel é daquelas pessoas que jamais passarão em branco por onde quer que seja porque sabe a hora e a maneira de agir em cada missão de sua vida. Uma amiga para se respeitar e amar com gratidão.




PARE PRA PENSAR
(do meu livro do mesmo nome)

Quem pensa aquece os neurônios e tem mais chance de acertar.


ALERTAS DO DIA


*
O pedido que o desembargador Washington Luiz que foi aposentado compulsoriamente pelo CNJ fez ao STF tem encontrado apoio em todos os sentidos e em todos os lugares com raras exceções de alguns que talvez não queiram a volta de Washington, muito querido por tantos outros. A defesa diz ter encontrado várias falhas no processo que deu a conclusão final e com isso se permite voltar à baila com o assunto em nível mais do que superior. Um direito que cabe a Washington e que, sem dúvida, ele não deixará passar. Seus amigos aplaudem e aguardam decisão vitoriosa.


*
E segue a briga por conta da compra do Hospital do Coração por parte da prefeitura de Maceió. Um lado diz que tudo correu da normalidade atendendo a todas as regras do jogo, o outro não admite e diz que houve muita irregularidade, do preço à maneira como foi conduzida a operação e aí fica a grande pergunta: Quando vai começar a operacionalidade enquanto Hospital Cidade já que na propaganda que está sendo exibida se fala em hospital particular que será público. Será. Será? A interrogação foi criada pela comunicação da prefeitura.


*
Gente, muito bem! A Braskem indenizou a prefeitura com 1.7 bilhão, agora foi avisada de que terá que indenizar o estado, naturalmente com outro tanto de bilhão ou mais e por aí vai. Só que fica a pergunta: Qual será o planejamento, tanto do estado, quanto da prefeitura para indenizar melhor as verdadeiras vítimas do problema? Alguns que foram indenizados ainda sofrem por perdas financeiras visíveis. Outros ainda não conseguiram se instalar com, pelo menos a mesma distinção que tinham em suas casas. Então, é preciso saber como eles ficam. Se é que ficam!


*
O outubro é rosa. Mas, só o outubro? Precisamos aumentar a conscientização das mulheres quanto aos cuidados que devam ter para a prevenção do câncer de mama e isto não pode acontecer apenas em outubro. É preciso entender que o câncer não espera pelos outubros da vida para ser detectado. É um inimigo que que deve ser visto, revisto e extirpado em qualquer mês do ano. Tanto este como qualquer outro tipo de prevenção e em todos os momentos da vida. As mulheres não podem e não devem aguardar a chegada do outubro rosa. Façam todos os anos, o ano rosa de suas vidas.




POR AÍ AFORA

#
Em comunicado conjunto a Liga dos Estados Árabes e a União Africana citaram o risco de um genocídio contra o povo palestino, pediram um cessar fogo imediato na Faixa de Gaza e apelaram às Nações Unidas e à Comunidade Internacional para que tomem uma posição firme antes que seja tarde demais para impedir que uma catástrofe ocorra diante dos nossos olhos. A declaração foi assinada pelo Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul Gheit, e pelo presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki.


#
"Vocês, muçulmanos, devem morrer!": Foi assim que Joseph M Czuba, de 71 anos, se apresentou na porta de sua inquilina, uma mulher palestino-americana, tentando estrangulá-la antes de golpear seu filho de seis anos até a morte com uma faca militar e depois feri-la gravemente. O crime de ódio ocorreu em Plainfield, 60 quilômetros a sudoeste de Chicago (Illinois), e é o primeiro nos Estados Unidos desencadeado pelo conflito entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas. Os horrores da guerra se estendem fora dela com os loucos de plantão.


#
Para alguns pode parecer incomum, mas outros diriam que foi predestinado. Que Exeter, cidade de pouco mais de 130 mil habitantes a mais de 250 quilômetros de Londres, tenha uma universidade que anuncia que abrirá um mestrado em Magia e Ciências Ocultas, mas toma outra interpretação quando sabemos que este foi o último lugar na Inglaterra onde a sentença foi para uma pessoa por bruxaria há 338 anos.Isto é, se não quiséssemos citar o mais marcante: JK Rowling, autora da saga Harry Potter, estudou naquela universidade.



ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399