Sérgio Toledo
Dia 18 de outubro. Dia de São Lucas
Santo Padroeiro da Medicina: Lucas. Médico e pintor. Foi convertido e batizado por São Paulo. Não casou não tendo filhos.
18 de outubro é o 291º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 74 dias para acabar o ano de 2023. Como diziam os mais antigos: “ ano meiou, ano findou”!
Alguns que praticam a medicina, não honram a profissão. Como em todas as classes, existem bons e não tão bons. Claro que a maioria dignifica a profissão que abraçou. A medicina é uma ciência viva e não exata.
Como ciência inexata, dois mais dois pode ser três e meio ou mesmo cinco. Alguns não conseguem acompanhar o ritmo da profissão antigamente do jaleco branco.
Na pandemia passada, do corona vírus, acompanhamos o desempenho de entidades médicas, alguns não muito católicos. É assim mesmo que caminha a humanidade. As pessoas não são donas das entidades. Não deveriam se perpetuar. Por exemplo, os Conselhos Regionais de Medicina e o Concelho Federal de Medicina, não deveriam permitir reeleição. Um só mandato. E nenhum dos dirigentes deveria permanecer em nenhum outro cargo. Assim teríamos renovação e alternância de poder.
Nesta data quero chamar a atenção para a vacinação contra o HPV (papiloma vírus). O câncer de útero e região tem aumentado no Brasil, tendo chamado a atenção dos especialistas. Todos sabem desde pequenos que evitar é com a vacina.
Câncer de próstata não tem vacina. Tem exames preventivos que podem e devem ser realizados desde os 45 anos de idade. Ultrassom de próstata, PSA e toque retal! O PSA (antígeno prostático), dependendo, duas vezes ao ano, segundo o meu urologista.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.