Bartpapo com Geraldo Câmara

CHACINAS EM MODA

Bartpapo com Geraldo Câmara 06 de outubro de 2023

        É incrível que vivamos no Século XXI e que ainda estejamos com cenas que jamais deveriam estar acontecendo nos dias de hoje. Agora mesmo estive em Salvador, uma cidade espetacular, amada por turistas de todo o mundo, decantada em verso e prosa por todos os cantos, vivida por mim em deliciosas passagens e momentos por lá vividos. No entanto, dessa vez avisado por gregos e troianos fui praticamente impedido de circular pela cidade, de ir ao Mercado Modelo, de me deliciar com as “lambretas” e por alí afora porque a cidade estava um perigo com briga de facções entre si e contra a polícia. Até aquele momento que eu lá estava já haviam sido mortas quarenta pessoas, número que esta semana já estava em sessenta e nove. Quem são os mortos? Policiais de todos os níveis, traficantes e até inocentes vitimados por balas perdidas. Ou seja, Salvador, em determinadas áreas transformada em praça de guerra.
         Claro que essa situação é absolutamente inaceitável e é claro também, como já falei em outro artigo por aqui, que se deve aos governos paralelos instalados em vários pontos e cidades do país onde existam as facções do tráfico. No caso específico de Salvador foi morto um policial federal de alto bordo e a coisa desencadeou a partir daí.
          A grande pergunta também, apesar de toda a dificuldade de se lidar com o tráfico é como estão os treinamentos, as ordens, as capacitações das polícias em todos os níveis? Não é possível que ela, a polícia, não esteja treinada o suficiente para lidar com situações como as citadas por aqui e como tantas outras que acontecem em todo o país. Não é possível que a eterna desculpa seja a de que houve confronto com bandidos e acabaram morrendo bandidos, policiais e até crianças. Por imperícia, por falta de planejamento? Não sei. Quem pergunta é porque quer esclarecimento. Além disso é preciso que se entenda que este problema de bandidagem precisa ser diminuído com ações cientificamente planejadas e que precisam e devem ser feitas pelos governos. São os governos os responsáveis pela segurança dos cidadãos e cidadãs. São os governos que precisam garantir a cada um de nós o direito que temos de ir e vir, de levarmos nossos filhos à escola, aos médicos, às diversões. São os governos que precisam acabar com os focos de bandidagem indo buscar exemplos em outras ações de outros países, mas dando absoluta prioridade ao problema que, sabemos ser internacional, mas com muitos países saneados como é o caso da Colômbia. Tudo por conta de ações governamentais positivas. O que não se pode é continuarmos a ver a degradação humana acontecendo, a sociedade apavorada sem poder exercer suas atividades normais e, obviamente até a economia de cada lugar sendo sugada pelo crime organizado.
         Nos parece que talvez tenha chegado o momento de uma grande união nacional contra o crime envolvendo todas as atividades policiais e até militares porque queiram ou não vivemos uma guerra. Uma guerra sem tréguas e sem limites onde o controle efetivo para acabar com ela não aparece positivamente. Um planejamento de largo alcance como prioridade nacional talvez seja uma tentativa, apenas uma tentativa, mas que poderá minimizar os efeitos nocivos dessa guerra sem tempo para acabar.
       As manchetes dos jornais, sobretudo os televisivos estão aí demonstrando o crescimento contínuo do poder paralelo. Um poder que mata sem dó nem piedade porque só enxerga o lucro do seu pernicioso negócio.
        Vamos conversar, autoridades e sociedade. Vamos pedir ajuda. Vamos fazer qualquer coisa no sentido de minorar essa situação que está acabando com a mente do brasileiro. Vamos tentar salvar a família brasileira.




FOTONOTAS

MANDUCA CAVALCANTE – Você quer saber tudo sobre turismo? Sobretudo você quer descobrir quando o turismo começou a ser realmente institucionalizado em Alagoas? Fácil. O pioneiro, o mestre, primeiro presidente da extinta Ematur era ele, o Manduca. Gente boa, competentíssimo, atravessa gerações dando aula para essa gente nova e até para a mais velha sobre este assunto que hoje demonstra ser realmente o marco de desenvolvimento econômico do estado. Manduca sempre soube disso e como pessoa é imbatível na simpatia, no bom humor e na fina verve.




DANIELLE NOVIS – Parece que o turismo hoje mexeu comigo porque me levou a falar de duas maravilhosas figuras. Agora, nossa querida Danielle Novis, ex-secretária de estado do turismo, hoje ocupando a diretoria executiva do Maceió Convention e sempre como aquela figura ponderada que sabe onde tem o nariz e que, ao mesmo tempo, sorriso aberto esbanja simpatia por onde passa. Danielle é uma daquelas pessoas que nos cativam e que sentimos que sempre estará à disposição dos amigos e do turismo como um todo. Abração, minha amiga.






PARE PRA PENSAR
(do meu livro do mesmo nome)

Não desafie ninguém para mostrar sua força. Desafie-se para superá-la.




ALERTAS DO DIA

*
A polêmica sobre a compra do Hospital do Coração, hoje Hospital da Cidade está em alta e prossegue com mil opiniões, muitas favoráveis ao ato da prefeitura, outras tantas desfavoráveis e nelas podemos detectar o alto índice de ações políticas contra e a favor. O prefeito tomou a atitude calado, ninguém sabia que era o comprador e, na verdade, somente na solenidade que aconteceu no hospital é que as pessoas ficaram sabendo que o novo dono ou dona era a prefeitura de Maceió. Não sei se foi bom ou mau negócio, uma questão de avaliação técnica, mas politicamente foi um golpe de mestre.


*
Por outro lado, a briga contra a Braskem continua com o governo exigindo mil coisas, o Senador Renan Calheiros, pai, querendo que a empresa deixe o lugar onde está instalada e não querendo permitir a sua venda antes que todas as indenizações sejam acertadas. Neste momento o estado está pedindo uma indenização de cerca de 36 bilhões de reais alegando prejuízos predatórios e baseado em estudo técnico contratado pelo Governo. Essa discussão, não tenho dúvida, vai entrar por muitos anos adentro e nem se imagina que final poderá ter.


*
Acabei de fazer a travessia de Penedo a Neópolis colocando o carro na balsa que cruza o Rio São Francisco de uma a outra cidade. Uma travessia agradável mas que fica à disposição de uma única balsa e que trafega em cada ponta de meia em meia hora. Por isto, fiquei entusiasmado com a notícia do lançamento de edital para construção de uma ponte com 1,2 km visando a integração total entre os estados de Alagoas e Sergipe e com todas as possibilidades de logística perfeita para escoamentos da produção de ambos os lados. Valeu, Ministro Renan Filho!


* Estamos chegando a mais um período de turistas para cima e para baixo cruzando o país para todos os lados. No entanto, ainda temos vários problemas, sobretudo o nordeste brasileiro, com a malha aérea que me parece bastante absurda em alguns aspectos. Um deles é a contradição de voos que para irem de um estado do nordeste para outro deslocam-se para o sul e depois para o norte ou primeiro para o centro, enfim uma balbúrdia absolutamente incompreensível. É chegada a hora de decisões menos estapafúrdias e mais objetivas.



POR AÍ AFORA


#
O papa Francisco deixou aparentemente aberta a possibilidade de padres darem bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que limitadas, decididas caso a caso e que não sejam confundidas com cerimônias de casamento de casais heterossexuais. A declaração foi publicada pelo Vaticano, nesta segunda-feira (2), em resposta a perguntas de cinco cardeais conservadores, da Ásia, Europa, África, Estados Unidos e América Latina, enviadas ao pontífice em julho. Os temas serão abordados em um encontro global, ainda este mês.


#
Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier são os laureados de 2023 com o Prêmio Nobel da Física, pelas descobertas de pulsos de luz que podem medir processos rápidos de movimento de elétrons ou mudança de energia. Os três vencedores foram anunciados em Estocolmo, na Suécia. A Real Academia Sueca de Ciências atribuiu o prêmio "pelos métodos experimentais que geram pulsos de luz para o estudo da dinâmica de elétrons na matéria". Para a academia, as pesquisas dos três deram à humanidade novas ferramentas para explorar o mundo dos elétrons dentro dos átomos e moléculas".


#
Uma jornalista russa que trabalha para a televisão estatal e que no ano passado protestou contra a intervenção militar do Kremlin na Ucrânia, foi condenada esta quarta-feira a mais de oito anos de prisão por espalhar desinformação sobre o exército da Rússia. Um tribunal em Moscou disse que Marina Ovsyannikova, ex-editora do Channel One que interrompeu uma transmissão ao vivo, é presa por oito anos e seis meses. Ovsyannikova, 45 anos, deixou a Rússia após o início do processo, tendo encontrado refúgio em Paris.




ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399