Sérgio Toledo
Lixo e educação
Leio que em 60 dias, dois meses, a prefeitura municipal de Maceió através de órgão competente, retirou das galerias pluviais (esgotos) 524 toneladas de lixo.
Quem colocou o lixo lá? A falta de educação dos munícipes!
Uma tonelada, para quem não lembra, equivale a mil quilos. Então foram quinhentos e vinte e quadro mil quilos de lixo jogados pelos moradores de Maceió, sem a menor cerimônia! E depois vão reclamar dos gestores porque as ruas estão alagadas e não podem passar com seus veículos, ou a pé, quando chove.
Educação é um valor, uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano. Também é o ato de educar. Ter instrução, disciplinamento e polidez. Está muito fora de moda. Hoje os pais e os responsáveis acham que o dever de educar é só da escola. O dever principal é dos pais e responsáveis.
Ruído na academia com gritos. Na área de lazer do prédio, do condomínio sem respeitar os direitos dos outros moradores. Abrir a janela do automóvel e jogar copo plástico, latas de bebidas, etc. demonstra falta de educação caseira e escolar.
Mais eu tenho liberdade. Tem, até onde tem início o direito do outro cidadão ou cidadã. Todos querem ter direito. Todas têm deveres! Todos e todas têm que respeitar o direito alheio!
Pais e mães, ainda há tempo para educar. Abriu? Fechou. Retirou? Devolveu. Acendeu? Apagou. Por favor. Obrigado. Terminou de tomar o refrigerante? A garrafa plástica vai para reciclagem e a tampa vai para o amor 21! Não vai para o chão! Muito menos para a rua ou avenida! Guardar dentro do automóvel e levar para casa.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.