Bartpapo com Geraldo Câmara

AO MESTRE 'SEM' CARINHO

Bartpapo com Geraldo Câmara 29 de setembro de 2023

O filme do grande do cinema Sidney Poitier, “Ao mestre com carinho” da década de 50 representava bem este carinho e o amor que era preciso ter pelos mestres. Anos se passaram e a decadência do amor foi crescendo e aquilo que deveria representar os mestres, os professores e professoras para todos nós foi perdendo peso, com muitas exceções, ainda bem, mas levando a classe dos que nos ensinaram em qualquer profissão a um descuido generalizado da sociedade como um todo principalmente as autoridades que por mais que se esforcem não conseguem tirar o atraso dos últimos setenta anos.

Fico super à vontade para falar de amor ao professor por um fato que aconteceu em minha vida e que uniu a minha primeira professora à minha vida pós bancos escolares. Ela, Zaíde, minha primeira e carinhosa mestra, alguns anos depois tornou-se, por minha livre escolha, a minha comadre, a madrinha do meu primeiro filho. Uma forma encontrada de dizer o quão importante ela foi naquele momento tão especial. Mas vamos deixar de lado as lembranças, os momentos lúdicos de vida para gritar em alto e bom som que não consigo admitir o desprezo, a forma como são tratados os professores, sobretudo quando com seu conhecimento precisa ser reconhecido emocional e materialmente. Não podemos esquecer que os mestres são também mestres dos mestres. Eles tiveram cabedal suficiente para levar à frente a qualidade da população e que, por falta absoluta de políticas públicas são qualificados muitas vezes por esforço próprio sem que os governos entendam definitivamente que investir com profundidade no professor é uma dádiva de vida para com toda uma população que precisa estar com prazer nos bancos de aprendizagem.

Quando vemos e sabemos de governos que fazem contigenciamento de verbas de educação, de verbas de ciência, de pesquisas, nos horroriza e nos deixa estupefatos. É preciso o entendimento de que o desenvolvimento de qualquer país passa pela educação. O povo deseducado tende a, em determinados momentos, buscar soluções de vida incompatéiveis com a civilidade de que tanto precisamos e aí o aumento da criminalidade se faz sentir. É quando o governo precisa sempre reconhecer que a educação e a instrução devidas são absolutamente importantes também no combate à criminalidade. Claro que sempre existirão pessoas, cuja índole leve ao crime e que são intelectualizadas, mas não é o normal e sim a exceção ou o fato de, por falta de políticas públicas não se sinta beneficiado com toda a sua sapiência para a prática de um bem maior.

O desrespeito que ficou imperando nos dias de hoje na maior parte das escolas, a desatenção para com o aprendizado e a falta total de dignidade para com as salas de aula e para com os professores e professoras tem levado o país a uma certa decadência principalmente nos ensinos básicos e fundamentais. No nível superior a coisa muda um pouco de figura porque quando chega às faculdades, aquela parte privilegiada sabe que ali está o seu futuro e terá que se dedicar muito mais do que seria o normal se tivesse tido a verdadeira atenção nos cursos iniciais. Deixando claro que não por culpa dos professores mas de todo um sistema que envolve capacitaçao e política salarial, um dos absurdos que se comete contra o professor. Por isso insisto em dizer que o governante que der a devida, a suprema atenção ao ensino, mas sobretudo ao professorado haverá de estar construindo bases que um dia possam servir de sustentáculo para uma política nova, séria e que mude o comportamento da sociedade, essa mesma socieadade que se tivese entendido a lacuna de métidos e sistemas educacionais já estaria gritando e exigindo o que de melhor houvesse para seus filhos e para a geração que virá. Aí, possivelmente estaremos falando de novo “Ao mestre com carinho”.



FOTONOTAS



EDIBERTO TICCIANELLI
– Misture história com carnaval, misture vontade de pesquisar com o saber realizar e você encontra o grande Ediberto. Uma figura fantástica que, além de ser de uma enorme importância para a sociedade alagoana através de suas pesquisas, também influenciou em muito o carnaval maceioense permanecendo à frente da Liga Carnavalesca com pares formidáveis que dão luz e vida ao nosso carnaval. Ediberto é uma figura de bom trato, querido por todos que o cercam e que encontram nele cultura, amizade e estímulo. Valeu, amigo!


ELIANA CAVALCANTE
– Com os pés construiu uma belíssima profissão. Assessorados que foram os pés pela graça, leveza, mãos flutuantes, enfim todo um corpo voltado para a arte fantástica do ballet clássico. Com ela avançou na vida, lançou escola, formou muita gente e escreveu também. Escreveu muito e adentrou a Academia Alagoana de Letras. Além do mais, a pessoa de Eliana é fantasticamente agradável com uma personalidade que transborda os limites da simpatia, do conhecimento e da sabedoria de viver. Tenho o maior orgulho de conhecê-la.




PARE PRA PENSAR
(do meu livro do mesmo nome)
O retrato da vida pode ter vários matizes. Começar com o preto e branco e chegar a coloridos intensos.




ALERTAS DO DIA


*
Tiro meu chapéu à Usina Pindorama, até porque sou um aficionado por cooperativismo desde os meus tempos de juventude. No entanto tive a oportunidade de passar pelas estradas que estão próximas e que levam à Usina e observei o péssimo estado em que se encontram por conta dos buracos imensos. Por ali passam caminhões longos carregando cana, tudo bem, mas também passam carros e que se não tomarem muito cuidado vão ter sérios danos, inclusive até com problemas em seus ocupantes. Dada a responsabilidade de seus dirigentes, acho que vão tomar providências.


*
Os baianos estão discutindo até hoje a eleição do governador Jerônimo Rodrigues porque todos ou quase todos achavam que o ex-prefeito por duas vezes de Salvador, ACM Neto levaria a eleição para governador com absoluta tranquilidade. A eleição de Jerônimo caiu como uma bomba e deixou a muitos incrédulos e sem o menor entendimento já que ACM Neto tinha enormes vantagens e dentre elas o fato de que reconhecidamente foi um excelente prefeito da capital. Por outro lado, entre bombas e bombinhas o governador Jerônimo, do PT segue realizando um bom trabalho.


*
Gente, já rodamos até agora cerca de 2.500 kms e deveremos encerrrar as férias automobilísticas perto dos 3.000 kms ou mais. Sinceramente, a raiva que deu em função do golpe da “123 Milhas” e que me pegou de surpresa está sendo amplamente compensada com essas férias em cima de um automóvel dando uma de explorador de cidades. É bom. Muito melhor do que pensava. Com um bom carro e revisões feitas vamos tocando em frente agradecendo a Deus pelo que nos dá. Sinceramente, recomendo aos leitores.



*
Impressionante como os hotéis estão ficando cada vez mais econômicos. Me hospedei por uma noite em um hotel em Aracaju que tinha café da manhã. Não tinha restaurante. Não servia lanche. Pedi um whiskey, não tinha. Perguntei se podia tomar do meu e o recepcionista disse que sim. Pedi um copo e veio um copo descartável. Solicitei gelo, também não tinha. Gente, diária de 300 reais para dormir uma noite. Absurdo total. Ainda bem que era apensas um “pit stop”. Também se não fosse eu teria saido na mesma hora e procurado outro. Não dá para entender. E quase lotado com gente de carrão no estacionamento.




POR AÍ AFORA


#
O Presidente norte-americano, Joe Biden, juntou-se esta terça-feira ao piquete dos grevistas da United Auto Workers (UAW), quando a paralisação atinge o 12.º dia, numa demonstração de apoio aos sindicatos praticamente sem precedentes na história presidencial. "Vocês merecem o aumento significativo que precisam", disse Biden através de um megafone enquanto usava um boné do sindicato, depois de chegar a um armazém de distribuição de peças da General Motors localizado num subúrbio a oeste de Detroit, no estado do Michigan.


#
A Noruega é um gigante adormecido, mas não deixa de ser um gigante do futebol feminino, daí que o triunfo desta semana (3-2) de Portugal seja, muito provavelmente, o mais relevante da história da seleção feminina portuguesa, para lá das vitórias diante da Escócia (2-1) no Euro 2017 e diante do Vietname (2-0) no Mundial 2023. Portugal não conseguiu avançar no Mundial Feminino, então qualquer vitória impressiona a todos que ficam pedindo que ela sempre apareça para dar um incentivo à seleção.



# Um novo tratado da ONU para proteger os oceanos do mundo foi assinado por dezenas de países no último dia 20. Mais um passo nos esforços para reverter os danos causados aos frágeis ambientes marinhos pela pesca excessiva e outras atividades humanas. O pacto global para a conservação da biodiversidade no alto mar foi finalmente acordado em março e formalmente adotado pelas Nações Unidas em junho. É visto como uma ferramenta crucial para cumprir uma meta de proteger 30% da terra e do mar do planeta até 2030, conhecida como “30 por 30”.





ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected]
ou pelo Whats’App 82 99977-4399