Bartpapo com Geraldo Câmara

GOVERNOS PARALELOS

Bartpapo com Geraldo Câmara 22 de setembro de 2023

Não vou falar de nenhum governo, seja ele federal ou estadual porque o assunto que levarei aqui precisa ser estudado de maneira completamente diferente de como são tratados os problemas usualmente. Estamos em uma era, principalmente nas cidades maiores, onde as relações humanas e sociais por muitas vezes são destorcidas e tratadas de maneira tão usual que acabam por não fazerem os efeitos que se fazem necessários. Talvez por isto, exatamente porque as obras de “mostrar bonito” são prioritárias, o social acaba ficando para um plano menos favorecido. Com isto e no decorrer de muitos anos, de muitas décadas, teremos dado margem a que o tráfico, por exemplo, tratando de seus interesses tenham encontrado determinadas fórmulas sociais de agir que acabaram por beneficiar a ele próprio usando a população inocente e trazendo para ele, tráfico, o beneplácito do”obrigado por me ajudar e por ajudar meus filhos”, ainda que esses mesmos filhos acabem por se tornarem também “filhos do tráfico”.

Principalmente em se tratando de áreas mais concentradas e de difíceis acessos como são os morros, as favelas sinuosas geograficamente, as grotas onde vivem também milhares de pessoas, a ausência dos governos propiciou o aliciamento das famílias, sobretudo através das crianças, pelo tráfico. Seus dirigentes estabelecem o que se chama de “governo paralelo” e dá a essas crianças o que o poder constituído não dá. Até porque, a penetração nas favelas, algumas claro, torna impossível um trabalho social mais acurado.

É assim que começa tudo e continua usando muitas dessas crianças que levam o pão pra casa e que são chamadas de “aviõezinhos”, ao mesmo tempo que servem de pombos correios para entrega de pequenas quantidades de drogas a usuários. Daí para se tornarem traficantes também será um pulo. Mas por que não se consegue acabar com isto, com a prática. Exatamente porque a “população” beneficiada também acaba por proteger os traficantes, seus esconderijos, seus locais de atuação. Diante de dois opostos: o medo e o interesse.

Medelin, na Colômbia era assim. Daí para muito pior. Lembro-me que eu era diretor de Relações Internacionais de uma empresa chamada Kalinka Anstalt e viajava o mundo com um proojeto fantástico de “comunicação bilateral” na década de 70. Estava no Panamá e, no aeroporto despachando para ir a Bogotá me perguntaram se eu já tinha as “correinhas”. Pra que isto, perguntei curioso. “Para amarrar a mala nas pernas porque lá roubam muito. E se alugar um carro coloque o relógio na mão esquerda porque os ladrões de rua avançam e levam até sua mão se for preciso”. Este era o retrato da Colômbia que quase me fez desistir da viagem. No entanto, um trabalho muito bem feito transformou o país, acabou com a guerra de facções, liquidou com grupos famosos e agiu com muito esforço no social impedindo que o crime e os traficantes legislassem com a população.

O Brasil precisa disto. E precisa com urgência. E deve ter como meta, sim. Colocar as coisas nos seus devidos lugares, ainda que custe muito deve ser programa de governo, não de um só, mas de governos. Há que ter o apoio de toda a sociedade, há que ser entendido por políticos de todos os partidos. Há que ser passível de conciliação política em todos níveis, sem antagonismos exagerados poque o assunto é profundamente sério, avassalador e dentro de pouco tempo impossível de ser contido.

Para que possamos chegar lá há que haver coragem e muita. De todos nós, brasileiros à exceção daqueles brasileiros que comandam o tráfico, que fazem essa terrível divisão e que se constituíram, sem dúvida alguma neste famigerado “governo paralelo” que precisa urgentemente ser execrado por todos nós.

FOTONOTAS



SALETE TAVARES – O que ela pensa vale a pena saber. Seus sonhos, seus objetivos ainda estão muito no recôndito de sua imaginação mas são vida que segue e que tanto queremos ver nas pessoas. Salete é uma dessas pessoas que vale a pena descobrir e que, ela própria se descobre a todo o instante buscando incessantemente novas e boas perspectivas. Para ela, a vida é bastante interessante porque não para de meditar no futuro e de fazer do presente um espelho para adiante. Um reflexo de sua própria vida que naturalmente haverá de encontrar o seu destino.



MANOEL LUIZ OLIVEIRA – Eu não o conhecia a não ser através de palavras de minha mulher que se referiam a ele e a sua esposa Márcia como maravilhosos colegas de faculdade há mais de cinquenta anos atrás. Aí o conheci, em Aracaju onde mora. Incrível como professor, foi presidente de federações e confederações de “hand ball”, nacionais e internacionais, sala lotada de diplomas, de honrarias, de presentes, todos recebidos por uma brilhante carreira. Além do mais uma pessoa com P maiúsculo e que nos deu a alegria de três espetaculares dias na capital de Sergipe. Na foto com tocha olímpica com a qual já correu e dignificou o Brasil.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Se a paz interior existir com verdade e sinceridade a paz exterior floresce na mesma intensidade.

ALERTAS DO DIA

* Estou de férias e como muita gente já sabe fui vítima da 123 Milhas e daí tive que mudar meus trajetos e o fiz de maneira caseira. Nem Europa, nem nenhum lugar fora do país. Estamos rodando por aí de carro, Vanessa e eu, passando já por Penedo onde Jair Galvão, o secretário de turismo nos deixou boquiabertos com tudo o que vimos por aquela cidade e depois rumamos para Aracaju e confesso que as ideias que tinha da cidade que de há muito não visitava dissiparam-se graças a um fantástico casal que tratou de nos mostrar a cidade de ponta a ponta. Ele está aí nas “Fotonotas”.

* Bom ser profundamente justos e agradecermos à chefe de gabinete de Jair, em Penedo, Priscilla Calumbi, além de Marilane, a agradável e simpática Mari, a guia e que saíram conosco incansavelmente, nos fazendo ver museus, memoriais, paços, tanta coisa histórica e bonita de Penedo que nem sabemos como agradecer por tamanha gentileza. Foi através delas que vimos coisas que nem sonhávamos na cidade ribeirinha que já acolheu imperadores e que continua se fazendo histórica. Magnificamente governada hoje pelo amigo Ronaldo Lopes, excelente sempre no que faz.

* Alerta. Estamos em Salvador. Ainda não saímos por aí explorando esta cidade onde morei e que amo tanto. Aqui tive oportunidades maravilhosas que não esqueço mas no entanto parece que cheguei numa hora um tanto ou quanto errada porque houve um crime aqui contra um policial federal e as pessoas estão quase que sitiadas. Briga de facções. Mais de quarenta pessoas do tráfico já morreram e, com isso o perigo de um tumulto a qualquer hora e uma bala perdida é claro que persiste e é provável. Então, as pessoas estão nos apavorando e perdemos já metade da vontade de curtir as coisas que tanto gosto.

* Mas a ideia que nos nutre nessa programação sem muito planejamento será encerrar essa viagem em Piranhas, saindo de Salvador, pelo interior do estado de Sergipe, Xingó e outras belezas mais do São Francisco até a pérola do rio que é a nossa Piranhas, Em homenagem a meus amigos Washington, Isnaldo e Melina. O prefeito, filho de Washington ainda não conheço mas espero estar com ele para um papo sobre o “Presépio do Velho Chico”. É assim, com esse apelido que enxergo a deliciosa Piranhas, um orgulho para o estado de Alagoas.

POR AÍ AFORA

# O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, reiterou os seus apelos por reformas na arquitetura financeira global, sublinhando que um em cada três países em todo o mundo corre risco elevado de uma crise orçamental. Na abertura do Diálogo de Alto Nível sobre o Financiamento do Desenvolvimento, Guterres advogou que, de todas as questões em discussão durante a 78.ª Assembleia Geral da ONU as "finanças podem ser as mais cruciais", uma vez que é o "combustível que impulsiona" o progresso na Agenda 2030 e no Acordo de Paris. "Hoje, esse combustível está a acabar - e o motor do desenvolvimento sustentável está a travar, a estagnar e a falhar", disse.

# Uma investigação do Centro para a Resiliência da Informação concluiu que a Rússia atacou deliberadamente infraestruturas médicas em Kherson, na Ucrânia, depois de perder o controle da cidade em novembro. Pelo menos sete instalações médicas em Kherson foram alvo de 14 ataques executados por artilharia russa entre novembro de 2022 e maio deste ano, "O bombardeamento contínuo de hospitais, maternidades e centros de reabilitação pode colocar em risco a sustentabilidade e a operacionalidade do setor da saúde na cidade".

# O presidente Lula da Silva abriu a Assembleia Geral da ONU a falar de desigualdade e fome. O presidente do Brasil, de volta ao local 14 anos depois da última vez e 20 anos após a primeira, falou ainda de crise climática, do advento da extrema-direita e do Conselho de Segurança da instituição. "A fome, tema central do meu discurso neste Parlamento Mundial há 20 anos, atinge hoje 735 milhões de seres humanos, que vão dormir esta noite sem saber se terão o que comer amanhã". Parece que Lula quer mesmo marcar o seu terceiro mandato fortalecendo o discurso internacional.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399