Roberto Baia

Improbidade administrativa

Roberto Baia 19 de setembro de 2023
Improbidade administrativa
Nem de Humberto, ex-prefeito de Olho d'Água das Flores - Foto: Divulgação

Faltando pouco mais de um ano para eleições municipais de 2024, o ex-prefeito de Olho d’Água das Flores, Carlos André dos Anjos, o “Nem de Humerto”, foi condenado na 17ª Vara Criminal da Capital por improbidade administrativa e desvio de recursos públicos. O ex-prefeito era apontado como um forte opositor ao prefeito Zé Luiz, a qual Nem de Humerto foi derrotado nas eleições de 2020.

Foi condenado


Entre as penas aplicadas contra o ex-prefeito está a reclusão por 1 ano e três meses (substituída com base no art. 44 do Código Penal, por duas penas restritivas do direito a serem definidas pelo juízo da execução penal). Além disso, ele foi condenado com a perda do cargo público ou inabilitação por um período de 5 anos.

Está inelegível


Sendo assim, está inelegível por cinco anos, e não poderá disputar a eleição em Olho d'Água das Flores, onde foi gestor por três mandatos. Vale ressaltar que em 2020, Nem de Humerto foi alvo de diversas denúncias, precisando “driblar” ações na Justiça Eleitoral e no Ministério Público do Estado.

Confusão em Atalaia


Na última quarta-feira, 13, um vídeo mostrando a confusão entre vereadores, de Atalaia e a Guarda Municipal da cidade e a posterior acusação da prefeita, Ceci Hermann, afirmando que os vereadores teriam tentado "invadir o prédio do Executivo Municipal", a vice prefeita, Camylla Brasil e os vereadores Maurício Tenório, Marcos Rebolo e Anderson esclareceram a situação e fizeram diversas críticas contra a prefeita.

Os vereadores afirmam que atualmente há no Caixa da Prefeitura de Atalaia R$ 70 milhões pagos pela BRK para pagar de indenização aos moradores de Atalaia atingidos pelas chuvas, mas o Executivo Municipal não teria feito o repasse da verba aos devidos necessitados.

Buscavam auxílio


A confusão aconteceu no momento que moradores de Atalaia, afetados pelas fortes chuvas que deixaram diversos desabrigados na cidade, buscavam auxílio e reivindicavam ajuda da Prefeitura. De acordo com informações, a gestora teria se recusado a receber a população e afirmado só ter tempo para os moradores no dia 25 de setembro, próxima segunda-feira.

Tentaram impedir


Segundo a vice prefeita Caylla Brasil, a confusão foi causada pelos seguranças, que tentaram impedir o acesso de um carro com alimentos para pessoas necessitavas que aguardavam itens na Prefeitura.

"O carro preto que aparece no vídeo, ele vem trazendo alimentação para as pessoas, e ai foi impedido pelos guardas de entrar na garagem da Prefeitura porque a Prefeitura já estava fechada e as pessoas estavam na garagem. E ai iniciou o tumulto, pois os vereadores não aceitaram aquela ação", disse a vice-prefeita, que atualmente integra a oposição em Atalaia.

Mais uma escola


Nesta terça-feira, 19, o prefeito Luciano Barbosa, fará a entrega da Escola de Ensino Fundamental Guimarães Passos, na Vila Fernandes, totalmente revitalizada, ampliada e modernizada. A solenidade que terá início a partir das 9h30.

A unidade de ensino recebeu uma série de melhorias em sua estrutura física e pedagógica, a exemplo dos serviços de modernização da fachada com instalação de gradil e brise metálico; refeitório coberto totalmente modernizado; recuperação de toda calçada em concreto, com acessibilidade; paisagismo e colocação de piso intertravado nas áreas afins; cozinha modernizada, com novas bancadas em granito.

Totalmente modernizado


O projeto ficou a cargo da engenheira Maryana Campos e da arquiteta Simone Silva. O prédio escolar também recebeu melhorias das salas de aula, armários embutidos; pintura artística; revisão de coberta e calhas; recuperação da rede elétrica, com a troca de luminárias; colocação de piso em granilite em todas as salas de aula e corredores; recuperação de todos os banheiros, inclusive os de acessibilidade, com substituição de todas as louças, metais, entre outras melhorias e modernização no prédio para atender dezenas de crianças da Vila Fernandes e localidades vizinhas.

Dezessete anos de história


No último sábado, 16, o Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completou dezessete anos de história, impulsionando a educação superior na Capital do Agreste e em toda região, dando oportunidade para que milhares de jovens do interior do estado possam transformar suas vidas.

Novos rumos


Dezessete anos após sua inauguração, a Ufal Arapiraca vive um momento de esperança, em busca de novos rumos com a possibilidade de se emancipar e se transformar em Universidade Federal do Agreste de Alagoas. O projeto, encabeçado em Brasília pelo deputado federal Daniel Barbosa (PP), tem o apoio do reitor Josealdo Tonholo, que foi recentemente reeleito, do diretor do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, além do corpo docente, técnicos e estudantes.

... O município de Campo Alegre denunciou ao Ministério Público do Estado o desmatamento irregular da mata ciliar em uma área de encosta às margens do Rio Jequiá, nas proximidades do povoado Chã da Imbira.

... A denúncia foi protocolada como notícia de fato no último dia 12. O documento deve ser distribuído para a Promotoria do município e submetido a análise, que irá definir se será aberta investigação para identificar a responsabilidade.

... O desmatamento irregular, com o objetivo de exploração econômica ou degradação de floresta, em terras de domínio público é considerado crime ambiental de acordo com a Lei 9.605/1998, que define pena de dois a quatro anos de prisão e pagamento de multa. (Com 7Segundos).