Roberto Baia

Investimento na educação

Roberto Baia 15 de setembro de 2023
Investimento na educação
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Divulgação

O prefeito Luciano Barbosa inaugura nesta sexta-feira, 15, mais uma moderna unidade de ensino, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Suruagy, que fica localizada no bairro Itapoã, em Arapiraca.

A partir de agora, os alunos terão uma estrutura mais adequada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes.

Modernização e manutenção


De acordo com a engenheira Maryana Campos, seguindo uma determinação do prefeito arapiraquense e do secretário de Infraestrutura, Roany Izidoro - o projeto arquitetônico ficou a cargo das arquitetas Lidyane Barbosa e Bárbara Duarte, a escola recebeu serviços de modernização e manutenção, incluindo a modernização da fachada com instalação de gradil e brise metálico; modernização do pátio com refeitório coberto integrado com a cozinha; recuperação de toda a calçada em concreto, com acessibilidade, além da execução de paisagismo e piso intertravados nas áreas comuns.

Área recreativa


O prédio da unidade de ensino também recebeu espaço para área recreativa; cozinha totalmente modernizada, com novas bancadas em granito; armários embutidos e despensa ampla; sala de informática totalmente modernizada; pintura artística proporcionando conforto e maior alegria para as crianças, bem como a troca de luminárias, piso em granilite em todas as salas de aula e corredores; recuperação de todos os banheiros, inclusive os de acessibilidade, com substituição de todas as louças, metais, entre outras intervenções para ofertar melhores condições para os professores, alunos e servidores.

Com o ministro


O senador Rodrigo Cunha (Podemos) esteve com o Ministro da Justiça, Flávio Dino, e apresentou a história da família do empresário Marcelo Leite que perdeu a vida após ser alvo de um tiro de fuzil partido de uma guarnição do 3º BPM. Recentemente, os policiais envolvidos no caso foram agraciados com a promoção automática da Polícia Militar, o que gerou revolta em familiares e amigos da vítima.

Em vídeo, Rodrigo Cunha ressalta o sofrimento duplo da família, em perder o ente e ver os acusados serem promovidos, e solicitou que o ministro avaliasse o caso para que as promoções sejam revertidas.

Foi solidário


O ministro afirmou que o caso é de interesse de toda a sociedade. “Nós precisamos sempre cuidar para que nossa polícia, nossos policiais sejam cada vez mais valorizados, respeitados e eficientes e que consigam fazer um bom trabalho”, destacou. Se solidarizou com a família e se comprometeu em dar os encaminhamentos necessários para que os órgãos competentes prestem informações quanto ao andamento na esfera administrativa deste caso.

Compromisso do ministro


Rodrigo agradeceu a atenção de Dino e o compromisso do ministro em dar retorno à solicitação. Destacou, ainda, que casos como esse não podem ficar impunes. “Eu sempre falo que a impunidade é o combustível para a violência, então se a gente puder ser justo, com certeza a violência vai diminuindo com o tempo”.

Palmeira dos Índios


Na manhã de ontem, a Polícia Civil, por meio da 5ª Delegacia Regional de Palmeira dos Índios (5ª DRP), sob o comando do delegado Rosivaldo Vilar, informou que o motorista que atropelou três estudantes enquanto aguardavam o ônibus escolar, na AL-115, em Palmeira dos Índios, se apresentou àquela delegacia para prestar depoimento sobre o caso.

Um dos estudantes, o adolescente Edson Eduardo Santos da Silva, de 17 anos, morreu no local.

“Encandeado com o sol”


Segundo as informações do chefe de operações da 5ª DRP, agente Diogo Martins, o motorista disse, em seu relato, que ficou encandeado com o sol em seu rosto e esse teria sido o motivo do acidente. Ele ainda falou que havia apenas água e iogurte na caixa térmica que estava dentro do carro.

Após ser ouvido, ele foi liberado e irá aguardar a conclusão do inquérito policial em liberdade. "Ele deve responder pelo crime de homicídio doloso. Testemunhas ainda serão ouvidas", afirma a Polícia Civil.

Distribuição de alimentos

Na última quarta-feira, 13, o prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja, realizou a segunda etapa da distribuição dos alimentos oriundos da agricultura familiar, do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) da cidade. A distribuição ocorreu na Quadra da Escola Veridiano Soares da Silva.

O Programa de fortalecimento da agricultura familiar também beneficia 24 agricultores familiares e 750 famílias da rede socioassistencial com produtos da agricultura família.

Qualidade de vida


O secretário de agricultura de Feira Grande, Val Ferreira, agradeceu ao prefeito Flávio pelo compromisso que ele tem tido com os feira-grandenses pressionando uma melhor qualidade de vida.

"É um prefeito que se preocupa com todas as Secretarias, com todo povo de Feira Grande. Esse sim sabe trabalhar pelo povo e tem compromisso com Feira Grande", disse.

... Na última quarta-feira, 13, o prefeito de Palmeira dos Índio,s Júlio Cezar (MDB), determinou o afastamento de seis servidores que trabalham no programa Bolsa Família.

... De acordo com denúncias chegadas à prefeitura, os funcionários recebem benefícios, de forma ilegal.

... O prefeito ressaltou que a gestão não admite esse tipo de ação, e que as seis pessoas serão submetidas a um processo administrativo. "Não admitimos que servidores que ganham seus salários, contratados pelo município, recebam o auxílio do programa Bolsa Família. Agora, as medidas cabíveis serão tomadas, a partir de um processo administrativo".