Bartpapo com Geraldo Câmara

SERES HUMANOS ?

Bartpapo com Geraldo Câmara 15 de setembro de 2023

Não é possível que vivamos em um país dito civilizado capaz de tratar seres humanos como bestas feras ou sei lá o que. Indefinível e incompreensível que ainda exista gente que nem olhe para gente como gente. Olha como se estivesse frente a animais daqueles bem selvagens e furiosos quando na verdade não é nada disso.

Estou falando, daquela verdadeira montanha humana de seres que, escravos do vício, tornaram-se párias da sociedade e por ela rejeitados de tal maneira que estão amontoados nas ruas centrais da maior cidade do país e que deveria servir de exemplo para que cenas como as da Cracolândia fossem banidas de nossas vistas. Banidas, porque levadas gradativamente para o tratamento que cada um precisa e merece ter. Viciado é doente. Precisa de amparo que vai do psicológico aos melhores tratamentos de saúde. Não podemos nos permitir a assistir cenas como as que são mostradas na televisão com aquelas pessoas – são pessoas – jogadas nas ruas, umas sobre as outras nos fornecendo imagens de guerra, de terror mesmo e, claro, sofrendo e fazendo sofrer.

Não consigo compreender porque o governo de São Paulo não toma para si uma operação digna, mas objetiva para tirá-los da rua e colocá-los em locais limpos, acessíveis, com médicos e enfermeiros à disposição, com tratamentos que sejam adequados a cada situação. E não me digam que não podem, que é impossível, que eles, os viciados, não querem e por aí vai em rosários de desculpas porque “em se querendo tudo pode”.

A pergunta que não quer calar é: É reconhecível que aquela situação em pleno centro de São Paulo não dá para continuar? Por outro lado é reconhecível também que se trata de seres humanos que se perderam em vícios pela vida, mas que merecem oportunidades reais de recuperação? Eu disse reais. Tirar de lá à força para dizer que tiraram e não darem as repostas que se quer não adiantará de nada. É preciso que haja um planejamento emergencial e posteriormente um planejamento de sustentação para que se chegue a soluções de saúde, de eliminação de vícios, de combate ao tráfico como um todo porque a Praça da Sé, além do depósito de gente tão viciada é um repositório de comércio ilegal de drogas de todos os tipos e dentre os que ali estão e ali moram existem os “clientes” infiltrados que ali vão comprarem toda a espécie de drogas, das mais leves às mais pesadas.

Não me digam as autoridades que estou sendo utópico porque não estou. O combate às drogas é difícil? Cl,aro que é. Mas nenhuma cidade que se prese pode se permitir a um cenário daqueles sem tomar atitudes. Mas não estou falando de atitudes de violência contra aquele povo. Mas de humanidade, de critério logístico, de justiça junto, de famílias localizadas e reconhecidas. Estou falando de uma operação de guerra sem armas e com objetividade para que cada um ou uma tenha o destino que precisa ter. Se formos buscar exemplos em outros países encontramos na vizinha Colômbia que conseguiu chegar a um denominador comum com garra, mas sem violência na recuperação das vítimas, gente que hoje trabalha, que tem dignidade, que foi salva em momentos de altíssima tensão, Mas o país e o povo saíram vitoriosos.

Só para lembrar, neste momento só estou falando da “famosa” Cracolândia. Acho que, se olhada com a vontade de começar um projeto, pode ser de alto benefício presente e futuro. Ainda não estou imaginando um projeto global porque pode levar anos para acontecer. Mas num projeto- piloto que sirva de exemplo e que São Paulo possa mostrar ao resto do país seu poder, sua força política e administrativa com resultados que o Brasil aplaudirá e que desejará ver como o início de uma nova revolução abrigando no amanhã os seres humanos hoje desalojados da vida.

FOTONOTAS



LUCIANO BARBOSA – Gente muito boa esse que hoje é prefeito de Arapiraca e que já foi outras vezes. Esse que foi vice-governador do estado e sempre se houve com muita maestria. Gente que aprendi a admirar, mas que a vida conturbada de nós todos não tem permitido um contato mais próximo e que faz falta. Educadíssimo, amigo de seus amigos. Perfeito no exercício da política, naturalmente evoluindo a cada mandato que cumpre. Luciano, simpático como ele só não deixa rastro de maldade, de má administração, de perseguição daí a admiração que muitos nutrem por este político que sabe onde tem o nariz.



MARCOS VIEIRA – Por onde anda este amigo tão querido, este arquiteto de mancheia, ser humano fantástico e que durante muitos anos foi o comandante do Sebrae nas Alagoas? Figura das mais expressivas, portador de notável inteligência, Marcos tem o poder de saber ser amigo de seus amigos e de guardá-los sempre no fundo do peito. Ele consegue conciliar a obrigação do trabalho com o amor pelo que faz e, sobretudo, com os auxiliares que o acompanham. Como arquiteto tem várias obras que ficaram marcantes na cidade de Maceió. Por anda, amigo Marcos?

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Vingança é a desculpa que alguém encontra para praticar o mesmo ato de quem lhe fez mal.

ALERTAS DO DIA

* Já estou curiosíssimo e, claro em posição de alerta para ler o novo livro do amigo jornalista Odilon que leva o nome interessantíssimo de “Bode Pendurado no Sino & Outras Crônicas”. Naturalmente que, Odilon com toda a sua competência e verve vai nos agradar em cheio. Segundo ele, “quando o Brasil era um imenso matagal assustador e pouco conhecido e Alagoas nem sequer existia nos registros oficiais, a inquisição pegou Porto Calvo de surpresa” e etc, etc, etc. Não vou me alongar nessa primeira descrição para que você fique tão ansioso quanto eu. O livro tem prefácio do jornalista Bob Fernandes, apresentação do vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto e capa de Fernando Lucas. Lançamento em 22 de setembro, 19:30h no Cesmac.

* Ainda estou meio abestalhado com essa história que foi bastante divulgada semana passada sobre a criação de um embrião absolutamente sem a presença de óvulos e gametas masculinas e femininas. Ora, isto ainda mexe com a cabeça de muita gente porque se percebe que o homem está avançando demais e querendo ser Deus até onde der. Não se trata de pieguismo ou coisa parecida, mas ainda sou do tempo de acreditar piamente nas coisas de Deus, na criação divina e apavora ver avanços dessa natureza.


* Lembrei-me do clássico filme estrelado por Sidney Poitier. “Ao mestre com carinho” e constato como há falta desse carinho tão necessário aos mestres de hoje. Claro que existem muitas exceções, mas, sobretudo no que se diz respeito ao reconhecimento oficial do que é ser um mestre ou uma mestra, ficamos todos muito a desejar. É preciso que haja um reconhecimento bem maior. Como se diz com justiça que o professor é o mestre de todas as profissões e o é, haveremos de reconhecer este valor e, como sociedade, forças o reconhecimento para que não façamos o “Ao mestre sem carinho”.

* Um presidente da república que tem estado em vários lugares do mundo defendendo posições, algumas corajosas, precisa estar muito bem assessorado, sobretudo por seus responsáveis pela comunicação para não dizer coisas erradas. Por falta dessa informação o presidente Lula no G20, na Índia, referindo-se ao terremoto que aconteceu no Marrocos o fez equivocadamente como “desastre climático”. Um terremoto não é provocado por fenômeno climático, mas por fenômeno geológico com movimentação das placas tectônicas. Só pra registrar.

POR AÍ AFORA

# O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, reafirmaram, em encontro bilateral esta semana, o compromisso dos dois países com a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o apoio mútuo à entrada dos dois países como membros permanentes da entidade. É exatamente em assuntos como esse que reitero a necessidade constante de muita informação ao presidente de nosso país. Neste caso, tudo correu dentro do esperado e sem surpresas.

# Um grupo de 17 países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, enviou à União Europeia uma carta em que critica a lei aprovada pelo bloco para proibir a importação de produtos provenientes de áreas de desmatamento. O documento foi encaminhado em 7 de setembro aos presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, do Conselho Europeu, Charles Michel, e do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e, segundo o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, cita "preocupações com o caráter punitivo e discriminatório da normativa" da UE. Lá vem problema!

# Vamos e venhamos que essa história de possível vinda de Putin ao Brasil, podendo ou não podendo ser preso precisa acabar por aqui. Este cidadão que está sendo execrado por maior parte do mundo não tem nada a fazer por aqui. E fica essa discussão se será preso ou não caindo num enorme vazio. O Brasil não precisa criar “pechas” contra si. Deixa o bombardeador de famílias na Rússia mesmo e não vamos criar sarna para nos coçarmos. São esses assuntos que precisam ser filtrados para não estejamos nos expondo a situações vexaminosas perante o mundo.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399