Roberto Baia

Polêmica em Olivença

Roberto Baia 14 de setembro de 2023
Polêmica em Olivença
Jó Dionísio, prefeito de Olivença - Foto: Canhão PodCast

O prefeito de Olivença, no Sertão alagoano, Jó Dionísio, foi acusado de obrigar os servidores públicos de repostar publicações institucionais da Prefeitura. Além dessas acusações, também tem a denúncia da baixa remuneração dos garis de Olivença, que estariam recebendo em torno de R$ 400,00 por mês.

Se defendeu


O gestor municipal participou do programa Canhão PodCast e se defendeu das denúncias realizadas contra ele. De acordo com o prefeito, ninguém é obrigado a postar nada dele ou da Prefeitura. Toda essa confusão teria sido criada pela oposição, “que está procurando pelo em ovo”. Já sobre o salário dos garis, o gestor informa que os profissionais não têm vínculos com o município, mas com uma empresa contratada, que utiliza o método de diárias para efetuar os pagamentos.

Criticou o senador


Ainda em entrevista, Jó Dionísio criticou o senador Rodrigo Cunha, afirmando que "todo estado cobra mais ações efetivas. “Quando foi eleito para o Senado, era o grande nome de renovação e esperança, mas permaneceu na grande interrogação”, protestou o prefeito.

Crime bárbaro


Em uma ação conjunta, as Polícias Civis de Alagoas e Sergipe conseguiram prender, no final da manhã de ontem, o acusado de matar dois irmãos identificados como Lucas Matheus da Silva, 18, e Erick Alves da Silva, 21. O crime aconteceu por volta das 23h da última quinta- feira, 6, dentro de uma van escolar, no povoado Olho d'Água do Amaro, em Santana do Ipanema.

Encontrou o suspeito


A operação, coordenada pela delegada regional Daniella Andrade, encontrou o suspeito, um homem de 26 anos, escondido no município de Canindé do São Francisco, que faz fronteira com Alagoas. O investigado foi transferido para unidade prisional do Sertão alagoano.Polêmica em Olivença

Estavam na van

De acordo com informações, as vítimas, que estudavam na zona urbana de Santana, estavam no transporte escolar para retornar para casa, na mesma comunidade quando o acusado teria pegado uma carona no transporte. Incomodado com o barulho e as risadas dos estudantes, o suspeito atacou os irmãos a facadas. No momento do ataque, o motorista parou a van e os outros estudantes fugiram correndo.

Um dos irmãos morreu ainda no local, o outro chegou a ser socorrido pelo motorista da van para um hospital em Santana do Ipanema, mas não resistiu.

Decreto de Calamidade


A cidade de Ouro Branco, localizada no alto Sertão alagoano, está na lista dos 23 municípios brasileiros inseridos no Decreto de Calamidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR) do Governo Federal, o comunicado foi feito na manhã de ontem, no Diário Oficial da União (DOU).

Recursos federais


Com o reconhecimento, os municípios poderão buscar recursos no MIDR para realizar ações em prol das populações afetadas. Entre os recursos há assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura prejudicada

Cidades afetadas


A medida é devido a prolongada estiagem enfrentada pela cidade alagoana e possibilita a alocação de recursos federais. Além de Ouro Branco, cidades dos Estados de Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande no Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também foram inseridas no decreto federal, devido a condições climáticas adversas.

Ciclovia do Trabalhador


O prefeito Luciano Barbosa, registrou na manhã de ontem, um passeio com a jornalista Gilka Mafra pela Ciclovia do Trabalhador, em Arapiraca.

"Hoje eu tive o prazer de encontrar minha amiga Gilka Mafra na Ciclovia do Trabalhador. Foi um grande prazer poder mostrar um pouco dessa obra. Muito obrigado por sempre manter esse vínculo com Arapiraca", disse Luciano, em postagem no Instagram.

Obra de mobilidade


Recentemente, a obra de mobilidade urbana chegou ao trecho da linha férrea que fica por trás do Mercado Público de Arapiraca. Quando estiver pronta, a ciclovia passará por 11 bairros da cidade, saindo do viaduto nas proximidades do Centro Administrativo Municipal até a AL-115, na região do Brisa do Lago.

... Os trabalhos de Educação para o Trânsito, Fiscalização e Infraestrutura da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca foram destaques no I Encontro de Coordenação de Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito de Alagoas.

...O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/AL), em parceria com a Comissão de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas. (OAB/AL).

... Dentro da programação do Encontro, a SMTT Arapiraca também foi considerada como referência pela movimentação positiva no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).