Bartpapo com Geraldo Câmara

OBRAS, PRA QUE?

Bartpapo com Geraldo Câmara 07 de setembro de 2023

Imagine-se tendo sonhos e buscando realizá-los com a melhor vontade. Imagine-se construtor ou arremedo de construindo sua casa, seu sonho de gente, de profissional. Imagine-se pensando em cada detalhe, em cada arrumação futura, em cada lugar para cada coisa. Mas de repente, não mais que de repente alguma coisa acontece e você é obrigado a parar aquela obra que, sem dúvida era a dos seus sonhos. Não é brincadeira quando sonhos esmorecem e se vão pelo ralo, perdidos ou quase perdidos, tendo que lutar com todas as forças para reconstruí-los.

Agora, vamos imaginar o nosso Brasil. Essa imensa casa, nossa casa e que é o nosso país. O lugar que amamos existir, onde vivemos, onde queremos ver cada coisa em seu lugar, onde sonhamos em saber que progride e onde precisamos acreditar nos gestores porque são eles que fazem o nosso papel de “donos da casa” e portanto os que estão à frente de obras de que tanto precisamos. E aí, podemos enumerar as mais diversas que passam por obras de construção de pequenas escolas, passando por grandes universidades; que estão na melhoria de pequenas cidades até às megalópoles, todas precisando de obras, as mais importantes, às vezes as mais urgentes. Obras que se precisa ver como estradas, vias públicas, viadutos e obras que não se vê mas que sem elas não se vive a exemplo das enterradas de saneamento básico e de infraestrutura. Essas então, dificilmente estão à mostra. Creches, como este país precisa de creches!

Muito bem, gente! Vocês sabem muito bem do que precisamos. E elas, as obras invariavelmente acontecem. Algumas chegam ao fim e a sociedade pode ver e se valer a pena aplaudir. Outras, desculpe, muitas ficam absolutamente inacabadas. Normalmente são obras que estavam em andamento em determinado mandato e que, com novo mandato, foram suspensas pela vaidade do ser humano que não quer dar continuidade ao que estava fazendo o antecessor. Isso, sem dúvida, na minha concepção é um crime e que para ser evitado é preciso que haja uma brecha grande na lei criando obrigações de mandatários para continuá-las sob pena de crime contra a população.

Estive vendo os últimos dados porque parece que o atual governo federal estaria interessado em dar prosseguimento a obras paradas no país. E fiquei absolutamente impressionado com os números que mostram oito mil obras paradas por mil motivos. Obras de todos os gêneros, justificadas ou não, por falta de verbas ou não., por falta de vergonha, muitas. E aí, também a informação de que para a conclusão dessas obras, apenas dessas, o país precisaria investir cerca de 24 bilhões de reais. Isto mostra a profundidade do poço cavado, e sem utilidade, nos cofres públicos e em mais uma vergonha nacional. E, com isto, fiquei sabendo que há interesse, já escrevemos sobre isto, de se taxarem os famosos “bets” ou seja os jogos de azar que estão proliferando no país e que representarão verdadeiras fortunas em arrecadação de impostos se o governo assim o fizer. Mesmo assim essa arrecadação ainda será pouca para cobrir os valores necessários no sentido de conclusão de todas as obras paradas. Não esquecendo, leitores, que as atuais em andamento, as futuras necessidades do país têm que andar e também não podem se transformar em futuras obras paradas. Na verdade há um cancro enorme em nosso Brasil por absoluta irresponsabilidade de gestão. Uma mistura de vaidade com incompetência, fórmula até que perfeita para o fracasso de qualquer governo. Se um dia, a fórmula correta for aplicada e essas 8 mil obras saírem do “status quo” para uma solução de fato, estaremos daqui batendo palmas para este avanço.

FOTONOTAS


JOÃO SAMPAIO – Que fantástica pessoa é João! Sabe lidar com gente, sabe ser justo, sabe sobretudo entender a vida como ela é e plantar sementes que sempre frutificarão no decorrer dos tempos. Seja como prefeito, seja como o ótimo reitor que é do sistema Cesmac, João Sampaio lida com a vida com a facilidade dos que a conhecem com profundidade. João Sampaio é um desses filósofos contemporâneos que sabem as coisas do viver e conseguem praticar o ato de transmitir para outros a sua sabedoria. Honro-me de poder colocá-lo aqui.



LEAN ARAÚJO – Que dizer do amigo Lean? Dizer tudo em poucas linhas é realmente difícil porque Lean é uma dessas pessoas dinâmicas que sabem o momento de plantar e reconhecem no tempo e no espaço a hora de colher. E para colher recolheu. O que faz diuturnamente como procurador de justiça é pouco diante do que já fez como procurador geral e o que plantou para que ficasse cotado novamente para ocupar o mesmo e importante cargo no próximo ano. Deixando de lado o profissional fica o homem, o ser humano, a pessoa que sabe lidar com gente e que tem o valor de reconhecer valores. Um abraço e sucesso, amigo!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

O mundo está perverso demais. Oh que saudades que eu tenho de tempos que não voltam mais.

ALERTAS DO DIA

* Estamos cheios de doidos por aí. É cada uma que aparece! Esta semana chamou a atenção uma grade bonita, bem feita e que foi colocada na praia de Japaratinga, praticamente tornando-a uma praia particular onde o ingresso, acho que precisava ser autorizado por alguém. Saber se a iniciativa foi privada ou da prefeitura é a dedução a que precisamos chegar porque o fato é absolutamente ilegal e é bom que o autor da construção e posicionamento da tal grade fique de orelha em pé, em alerta mesmo porque as ações judiciais vão chegar. É só aguardar.

* A história da roda gigante que a prefeitura quer instalar na praia da Pajuçara, mais precisamente no espaço Multieventos realmente está dando o que falar e a discussão é grande porque, sobretudo o trade turístico, muita gente é contra em função de inúmeros fatores, dentre eles o acúmulo de edifícios de porte, o trânsito intenso, a movimentação de gente e até a falta de espaço para a instalação natural de um comércio alternativo ao redor da diversão. O correto seria em um lugar menos movimentado até para se tornar um espaço turístico novo.

* Estamos em pleno feriado do 7 de setembro com enforcamento da sexta-feira e por conta disto muita gente se deslocou ou ainda está se deslocando para praias, campo e lugares fora da capital usando as estradas de Alagoas. Nem é preciso dizer, mas sempre será preciso que a prudência nas estradas nesses dias seja fundamental para evitar acidentes que acabam por estragar o feriado das pessoas. Por outro lado, não só a prudência ao dirigir mas também saber o que está dirigindo e não colocar o carro na estrada sem saber como estão freios e tudo o mais que possa provocar acidente.

* Parece que a novela Braskem vai se estender por muitos e muitos anos até que os prejuízos provocados pela mineradora saiam da cabeça, sobretudo das pessoas diretamente prejudicadas. Mas aí sobram os que não moravam naquele hoje cenário cemiterial mas que se preocupam com o futuro. Daí o senador Renan Calheiros estar desejando que a fábrica da Braskem na praia do Sobral saia de lá. Não vai ser fácil mas Renan não torce o nariz por acaso e sabe onde ele está. Pode ser uma briga de anos, mas talvez não seja inócua e os moradores da área voltem a respirar.

POR AÍ AFORA

# Nem só de governo federal situam-se as visitas à China e adjacências. Nosso governador Paulo Dantas está por aquelas plagas mexendo para conquistar espaços para o estado de Alagoas e dentre outras coisas esteve com a presidente do Banco do BRICS, Dilma Roussef pedindo investimentos para a capital alagoana. A exemplo da ZTT que já está instalada aqui, Dantas procura sobretudo investimentos na instalação de indústrias que sejam voltadas para a tecnologia, o que na verdade serão fábricas de energia limpa sem problemas de impactos ambientais.

# O presidente da Bolívia, Luis Arce, afirmou nesta semana que as reservas de gás natural do país estão se exaurindo e que em breve determinará uma suspensão das exportações para o Brasil e Argentina. Arce admitiu que "desde 2014, houve, infelizmente, uma queda da produção, que naquele ano havia atingido um pico de 59,6 milhões de metros cúbicos ao dia".A queda seguiu até julho passado, quando a empresa pública Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos informou que a produção chegou a 36 milhões de metros cúbicos ao dia.

# O líder norte-coreano Kim Jong-un viajara à Rússia, este mês, para se reunir com o presidente Vladimir Putin e discutirem a possibilidade de fornecerem armas para a guerra na Ucrânia. Kim viajaria de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, para Vladivostok, na costa leste da Rússia, provavelmente num trem blindado, onde se encontraria com Putin. Putin quer que Kim concorde em enviar projéteis de artilharia e mísseis antitanque à Rússia, e Kim gostaria que a Rússia fornecesse à Coreia do Norte tecnologia avançada para satélites e submarinos com propulsão nuclear..

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399