Sérgio Toledo
Insuficiência cardíaca
Substantivo feminino, segundo o dicionário Oxford. Característica ou estado do que é insuficiente. Incapacidade para executar uma tarefa.
Assim o coração fica incapaz de realizar suas tarefas de bomba premente aspirante.
Insuficiência quando não consegue bombear sangue (sístole) ou encher-se de sangue (diástole).
O que provoca a insuficiência cardíaca? Inflamação do músculo cardíaco (miocardite), alguns tóxicos (álcool), distúrbios genéticos, tratamento inadequado da hipertensão arterial (pressão alta). Diabetes e obesidade também. Uma frequência importante em idosos: enrijecimento natural do coração, diabetes e pressão alta. Etc.
Para diagnóstico o cardiologista pede exames, como: radiografia do tórax, eletrocardiograma, eco cardiograma e exames de sangue. Outros que achar necessário.
Muito importante de tudo na vida é: prevenir, do que remediar! Tratar bem e com eficiência a hipertensão arterial, a obesidade, apneia do sono, obstrução de uma artéria coronária, valvulopatias, alguns ritmos cardíacos anormais, anemia, distúrbios da tireoide, etc.
Mais importante na prevenção: ir ao médico clinico ou cardiologista regularmente, mesmo sem ter sintomas. Dieta equilibrada, sem exageros para lá ou para cá. Atividade física regularmente. Mínimo de três dias por semana por quarenta e cinco minutos de leve a moderada. Depois progredir para atividade física diariamente com mais intensidade.
No caso de já existir a insuficiência cardíaca, siga religiosamente, tudo que o seu médico cardiologista indicar!
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.