Bartpapo com Geraldo Câmara

AH...A MEMÓRIA!

Bartpapo com Geraldo Câmara 31 de agosto de 2023

Não existe nada mais rico do que a nossa memória. Não existe nenhum armazenamento maior e mais profundo do que o que ela nos proporciona e isto me lembra que ainda me recordo de pequenos fatos e cenas de quando eu tinha meus 2 a 3 anos de idade. Parece incrível mas é absolutamente verdadeiro. Vejo a cena de uma moça, não sei quem, me segurando em cima de uma varanda e eu vendo o enterro de minha avó saindo de nossa casa dentro daqueles carros fúnebres antigos e enfeitados. Como me lembro de várias cenas com meus pais e meus avós, ainda em idade bem remota. O arquivamento dessas coisas, o acender das lembranças, tudo isto é de uma riqueza profunda na vida das pessoas. Quando fazemos nossa vida escrevendo como é o meu caso, as coisas acontecem de maneira fantástica porque à medida em que os dedos saltitam em teclados jorrando palavras, a memória vai construindo mais e mais e mais. Comigo, por exemplo, isto acontece e jamais escrevo algum texto para ficar pensando muito em cima dele. As palavras chegam, a memória ativa e quando vejo chego ao fim sem maiores problemas.

A memória, na medida em que a cultivamos, nos leva a comparações incríveis, não só de fatos, como de cronologia desses fatos, trazendo a luz do passado para condução do presente e para projeção do futuro. Uma biblioteca física é formidável e na medida em que ela é organizada com todos os livros e obras catalogados é fácil você encontrar o que precisa ou o que deseja. A memória de cada um de nós é exatamente como essa biblioteca. Se soubermos gradativamente organizar e catalogar nossas ideias, nossos pensamentos, os acontecimentos passados, tudo nos levará a uma soma de conhecimentos insuperável, ainda que sejamos mais humildes intelectualmente, ainda assim o conhecimento de vida faz homens e mulheres que têm sido exemplos de vida impressionantes como escritores, contadores de estórias e tantas experiências que nos passam.

Quando me perguntam qual o segredo para viver muito e viver bem como está acontecendo comigo sempre respondo que está exatamente em não deixar que os neurônios parem de trabalhar. Nada mais importante do que isso, a famosa mente ocupada, sempre ocupada, buscando nos próprios conhecimentos a maneira de não parar, de continuar a produzir e a utilizar o famoso catálogo que citei, o mais importante de todos que é o catálogo da memória de cada um. Despertá-la a cada momento é de vital importância para o funcionamento cerebral. Usando as técnicas do buscar palavras ou fatos para puxar outros na memória, usar métodos comparativos, se haver da técnica das letras do alfabeto para encontrar palavras e nomes que precisa, enfim, o que não faltam são métodos os mais diversos para exercitar a nossa famosa memória.

Outra coisa importante é se interessar pela história como fator de lembranças. Lembranças que nos levam a fatos de nossa própria vida, nos levam a lições aprendidas em nossos bancos escolares e a tantas coisas esquecidas no tempo e no espaço. Os Memoriais, os Centros de Memória, até mesmo os museus, são ótimas visitas para continuar catalogando e enriquecendo nossa biblioteca memorial. Ultimamente, o Tribunal de Contas inaugurou o seu Centro de Memória e tive o prazer de participar da Comissão que o elaborou. Quanta coisa vi que me fez lembrar de outras coisas! Quanta coisa reaprendi revendo fatos, conhecendo novos, vivendo história e me enriquecendo!

Espero ter contribuído para que muitos de nossos leitores voltem a treinar seus neurônios, tragam de volta da memória fatos, lembranças de criança e de adulto, reaprendam com a memória a manterem vivos seus cérebros, o grande repositório de nossas próprias vidas.

FOTONOTAS


WASHINGTON LUIZ - Não vou entrar em nenhum mérito da questão, mas vou sim, de peito aberto dizer que a justiça às vezes deve ser realmente cega. Um homem como o desembargador Washington Luiz pode até errar como humano que é. Mas nunca no sentido de prejudicar quem quer que seja. A pessoa, fantástica! O homem que na profissão sempre soube lidar com seus pares e sempre teve comportamentos considerados exemplares por gregos e troianos não pode e não deve se afastar do convívio que sempre manteve na sociedade alagoana. Meus respeitos, minha admiração e meus desejos de finais felizes, caro Washington!


ROSTAND LANVERLY – Plantador de histórias e de estórias, Rostand é uma figura admirável que vem levando a nossa Academia Alagoana de Letras, com o destaque que ela merece ter e com um cabedal de conhecimentos que o permite passar as experiências para a sociedade alagoana. Não é atoa que essa figura competente e atraente acaba de ser homenageado pela Assembleia Legislativa que lhe concedeu a honrosa Comenda Divaldo Suruagy. Com a presença de muita gente da sociedade, inclusive da viúva Luzia Suruagy, Rostand teve as homenagens que merece.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Quem diz que briga de amor não dói ou é insensível ou perdeu a vergonha de brigar.

ALERTAS DO DIA

* Eu posso até estar enganado, mas quando eu disse repetidas vezes que o censo 2022 foi uma coisa bastante errada, que nem todos os brasileiros foram recenseados acho que estava certo. Prova incontestável disso está se refletindo na questão de representantes na Câmara, nas Assembleias e nas Câmaras Municipais que vão ser diminuídos em número. Tudo isto em função de um censo que demonstrou diminuição nas populações de cada estado. Será que isso realmente aconteceu ou estamos diante de uma fraude de competência? O fato é que as coisas por aqui diminuem.

* Somos todos vítimas de uma grande enganação que é essa questão dos preços de combustíveis em todo o país. Quando se pensa que as autoridades, incluindo a Petrobras chegaram a um denominador comum, a gasolina dá uma disparada fenomenal, o litro até ultrapassa os seis reais em alguns lugares e a gente engole tudo sem fazer absolutamente nada. Os Procons da vida mostram seus fiscais de prancheta nas mãos nem sei pra que e tudo sempre fica como “d’antes no quartel de Abrantes”. Continuaremos sendo enganados enquanto eles quiserem.

* Em uma manobra empresarial de primeira linha e de uma inteligência positiva o Iate Clube Pajussara conseguiu a construção de um novo clube, inteiramente novo na concepção e na arquitetura e que será inaugurado em sua primeira fase com uma festa de reabertura “pra ninguém botar defeito” como diz seu comodoro, o batalhador e vencedor Moacyr Albuquerque. A festa será realizada no feriado do dia 16 de setembro ao som do Grupo 6 e encerramento com a Banda Versátil. Nem precisa dizer como os associados e convidados estão ansiosos. Eu, inclusive.

* Não posso e não devo entrar com profundidade no assunto “crise do CSA”, até porque adoro assistir futebol na TV mas, apesar de entender as regras do jogo em si, as paixões mais profundas deixo para outros torcedores. No entanto, não posso deixar de lamentar a destruição que está ocorrendo no CSA, clube que sempre vi adorado por seus torcedores e sempre em posições de destaque no cenário esportivo alagoano. Também sempre soube que seu presidente, Rafael Tenório era um abnegado e um investidor pessoal no clube. Isto não pode esvair pelo ralo. É preciso garra e determinação maiores ainda neste momento.

POR AÍ AFORA

# Os governos de Brasil e Argentina anunciaram que um novo mecanismo de garantia das exportações brasileiras para o país vizinho está em análise pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. A novidade foi discutida durante a visita do ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, a Brasília. Ele se reuniu durante a tarde com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na sede da pasta, e depois também foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Boas relações sempre em andamento neste governo.

# O presidente Vladimir Putin ordenou que os combatentes do Wagner assinem um juramento de lealdade ao Estado russo após o acidente aéreo mortal que se acredita ter matado Yevgeny Prigozhin, o controverso chefe do grupo mercenário. Putin assinou o decreto que traz a mudança com efeito imediato depois que o Kremlin disse que as sugestões ocidentais de que Prigozhin havia sido morto por ordem dele são uma “mentira absoluta”. O Kremlin recusou-se a confirmar definitivamente a sua morte, alegando a necessidade de esperar pelos resultados dos testes. Vá querer adivinhar as intenções em tempo de guerra!

# Milhares de norte-americanos comemoraram no último sábado o 60º aniversário da Marcha para Washington, marcante evento do movimento por direitos civis nos Estados Unidos da América (EUA) nos anos 1960, no qual Martin Luther King Jr. fez seu potente discurso "Eu tenho um sonho". A marcha de 1963 levou mais de 250 mil pessoas às ruas da capital, pressionando pelo fim da discriminação com base em raça, cor, religião, sexo ou origem. Muitos creditam a passagem da Lei de Direitos Civis de 1964 à demonstração de força da marcha.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399