Roberto Baia

Está indignado

Roberto Baia 31 de agosto de 2023
Está indignado
Empresário arapiraquense Thalles Shilmaney - Foto: Reprodução/Youtube

O empresário arapiraquense Thalles Shilmaney usou as redes sociais para expressar sua dor e indignação após receber a notícia de que três policiais investigados por participação na morte do seu filho foram promovidos pela Polícia Militar de Alagoas. Marcelo Leite, foi alvo de um tiro de fuzil em novembro de 2022.

“Tapa na cara”


O empresário destaca que mesmo que “a promoção seja por tempo de serviço é uma imoralidade tremenda. Um verdadeiro tapa na cara da família e da sociedade”.

"Sempre em minhas orações, peço a Deus que conserve livre meu coração e o da minha família de sentimentos de ódio e revolta. Mas há certos acontecimentos que abalam emocionalmente o que já está profundamente abalado. Ao ver essa notícia da promoção desses rapazes não há como não ficar profundamente indignado. Ainda que seja uma promoção baseada em tempo de serviço, é uma imoralidade tremenda. Um verdadeiro tapa na cara da família e da sociedade”, disse Thalles Shilmaney.

Esperava a expulsão


O pai de Marcelo disse ainda que ele e sua família estavam na expectativa pela expulsão dessas pessoas da PMAL e não por uma promoção.

"Quando estamos lutando por justiça, quando esperamos o fim de um processo interno feito pela corregedoria que já se arrasta há um bom tempo, quando criamos expectativas pela expulsão dessas pessoas da PMAL, recebemos uma notícia dessas. Realmente o mundo está ao avesso. O inocente condenado sem chance de defesa desce ao túmulo e seus algozes são promovidos. Como é possível promover pessoas que respondem por crimes tão graves?", desabafou o empresário.

Projeto de Lei


A Câmara Municipal de Vereadores de Arapiraca, aprovou na noite de terça-feira, 29, o Projeto de Lei 84/2023 de autoria do vereador Wellington Magalhães (MDB). O projeto denominado de "As Destaladeiras e os cantos" tem como objetivo transformar em Patrimônio Imaterial de Arapiraca o canto das destaladeiras de fumo do município.

Tradição


Atualmente, no bairro de Canafístula e no Sítio Fernandes existem grupos de mulheres que mantêm a tradição, iniciada na década de 1920, dentro dos salões de fumo espalhados por toda a cidade. Com o crescimento da cultura fumageira e a necessidade de mão de obra para a retirada dos talos das folhas de fumo, dezenas de mulheres saíram de outras cidades para conseguir emprego e ajudar os maridos no sustento de suas famílias.

Homenagem merecida


De acordo com o parlamentar, esse projeto é uma homenagem a todas as mulheres que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

“É uma homenagem a essas mulheres que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento de Arapiraca. Quero agradecer a todos os meus colegas vereadores, a

secretária Marília Albuquerque e o prefeito Luciano Barbosa em apoiar o nosso projeto, que vai perpetuar na história essa tradição a um ano do centenário de Arapiraca”, ressaltou Wellington Magalhães.

Em Arapiraca


Na tarde de ontem, um segundo tremor de terra foi sentido por moradores da cidade de Arapiraca. De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o epicentro, com magnitude de 2.0 na escala richter, foi registrado no município de Telha, em Sergipe, que fica a 56 kms do município.

Tremor de terra


Na última sexta-feira, 25, foi registrado o primeiro. O epicentro deste tremor ocorreu em uma área entre AL -115 e o Residencial Brisa do Lago, no bairro Olho D'Água dos Cazuzinhas. O tremor atingiu 2.1 na escala de magnitude, o que é considerado de nível leve.

Estão investigando


Vale ressaltar que o município não tem registro desse tipo de abalo sísmico e os moradores buscam uma justificativa para que esses tremores estejam acontecendo frequentemente. As Defesas Civis de Arapiraca, Maceió e Estadual mobilizaram uma força-tarefa no sentido de investigar a causa dessas movimentações de solo.

Grande expectativa


A possibilidade de emancipação do campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem gerado uma grande expectativa entre estudantes, professores, técnicos e também na comunidade local. A iniciativa, que tem o apoio do reitor Josealdo Tonholo e do deputado federal Daniel Barbosa (PP), deve trilhar os mesmos caminhos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), com sede em Garanhuns.


... Na manhã dessa sexta-feira, 1, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) irá inaugurar o Fórum de São Luís do Quitunde (AL).

... Os recursos no valor de R$ 3.820,00 são do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris).

... A obra, localizada às margens da AL-105 Norte teve início em maio do ano passado e foi conduzida pelo Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA).