Bartpapo com Geraldo Câmara

ERA UMA VEZ...1 2 3!

Bartpapo com Geraldo Câmara 25 de agosto de 2023

Até parece história da Carochinha, historinhas contadas para fazer criança dormir com o perigo de fazê-la sonhar e de repente acordar do sonho onde foi traída e tragada pelo bicho-papão. Foi exatamente isto que aconteceu com milhares de pessoas que viviam sonhos ou não, mas à espera de uma viagem que poderia ser de negócios ou de fantasia mesmo e de repente, não mais que de repente foram acordadas sob a batuta vigorosa do dragão que lhes dizia: Acorda, bobão! Você não vai mais viajar. Era tudo brincadeirinha. Quem mandou você ser bobo e acreditar em mim?

Eu mesmo fui um desses bobos que caiu no golpe dessa “123 Milhas” e há exatamente 1 ano atrás comprei 6 passagens para Lisboa com a intenção de dar um giro pela Europa com parte da família. E, do dia para a noite recebemos a notícia de que “seus bilhetes não serão emitidos”. Não deu para ver a cara de quem mandou a notícia, mas deve ter sido de pau e envernizado. Ainda demos sorte porque não havíamos comprado hotéis, passeios, passagens aéreas internas. Porque se isto tivesse acontecido o prejuízo seria ainda maior. Mas quanta gente o fez? Muita!

O fato é que o Brasil continua sendo um berço para “golpes”, os mais diversos e não é de hoje. Eles acontecem abertamente e só se descobre quando as coisas já estão absolutamente sem controle. Lembro-me bem de um fato ocorrido aqui no Brasil nos anos 50 quando um cidadão deu um golpe de milhões vendendo um papel milagroso, uma “filipeta” como chamavam. Quando descoberto conseguiu fugir e se refugiar em um país vizinho, se não me engano, na Bolívia. De lá, passado algum tempo escreveu um livro contando suas falcatruas e deu ao livro o título de “Brasil. O país dos coitadinhos”. Um escárnio, um abuso, uma indecência que deve estar sendo utilizada hoje pelos responsáveis por esta irresponsável empresa que se intitula “123 Milhas”.

Bem, vamos aos fatos. Até agora, a única atitude tomada por ela não envolve a devolução do dinheiro, mas a devolução sob a forma de “vouchers”, divididos em cinco para utilização na própria empresa. Ora, ora, que absurdo! E quem vai acreditar nisso, por mais humilhante e desprezível que seja esse “acordo”? Na verdade, acho que nós, os prejudicados deveríamos aguardar a posição do Ministério da Justiça que parece já ter entrado na questão, no sentido de sabermos que rumo deverá ser tomado. Se Procon, se justiça comum, se sós ou em grupo, enfim, alguma orientação deverá vir de instâncias superiores para que não se fique “ao Deus dará”. O fato é que, na verdade, no esquema deles, o sistema era comprar milhas das pessoas e depois, com essas milhas comprar as passagens, reservas de hotéis e outras coisas para atenderem a seus clientes. Alguma coisa furou no meio do processo, o que levou a uma “falência” do sistema. Ou da própria empresa, sei lá!. O fato é que essas milhares de pessoas prejudicadas estão à espera de uma palavra oficial, algumas já recebendo os “vouchers”, outras apenas na observação, mas todas altamente prejudicadas e absolutamente sem rumo e sem possibilidades de alternativas imediatas.

O pior é que, se quisermos fazer a viagem comprar passagens em outro local, o valor será muito mais alto e praticamente impossível para muita gente. Então, só se vislumbra uma situação que é a de brigar pelos direitos e esperar pela justiça. E, na maioria dos casos, colocar a cabeça no travesseiro, virar pro lado e sonhar com a viagem que acabou. Uma nova viagem. Porque essa agora, “era uma vez...123”.

FOTONOTAS



FÁBIO GUEDES - Profissional de primeira linha, daqueles que realmente sabem onde têm o nariz, Fábio se impõe por sua competência aliada a uma simplicidade absoluta o que, sem dúvida cativa a todos os que o conhecem. Dotado de uma palavra magnífica coloca seus pontos de vista com uma precisão absoluta o que faz com que seu trabalho à frente da importante FAPEAL apareça de maneira simples, mas completamente clara. Fábio, além de tudo é uma pessoa que cativa os seus interlocutores pela maneira afável com que se comporta. Ainda vai muito longe nas Alagoas.



MENDES DE BARROS – Esse tem história e tem estórias nas Alagoas. O homem que ficou famoso no Brasil inteiro como sendo o “marajá” é fantasticamente interessante como pessoa, como conversador, como competência analítica. Mendes é aquela pessoa gostosa de se conversar porque mantém o diálogo em níveis interessantes e ondulantes quando nada parece ser repetitivo ou cansativo. Mostra a sua capacidade, fala da fama que lhe foi imputada com absoluta tranquilidade e nos deixa a todos sempre encantados com sua maneira de ser. Aos que têm o privilégio de conhecê-lo, como eu, aproveitem os espaços concedidos porque são de ouro.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Entre histórias e estórias, às vezes as de mentirinha são bem mais verdadeiras.

ALERTAS DO DIA

* O governador Paulo Dantas enviou para a Assembleia a mensagem para concessão de aumento aos servidores da ordem de 5,79% sendo que irá pagar em outubro uma parcela de 3% e o restante em janeiro de 2024. Há quem esteja reclamando, mas é preciso observar que esse aumento está baseado na taxa de inflação e, portanto, correto sob o ponto de vista matemático e percentual. Na verdade, somos um estado pequeno, mas com a economia em crescimento e todos precisamos colaborar para que as coisas aconteçam no seu devido tempo e sobretudo com os “pés no chão”. Sinceramente, acho que o governador está agindo dentro da medida.

* Acabou a 10a Bienal do Livro que aconteceu no Centro de Convenções e foi revestida de um sucesso absolutamente estrondoso com muitos e muitos autores se apresentando em oficinas, palestras, rodas de conversa, além dos estandes lotados de novidades e de gente comprando livros e se interessando pelos melhores lançamentos. Temos que parabenizar e o fazemos de coração az nossa querida Sheila Maluf, coordenadora do evento pela quinta vez porque ela é de uma competência invulgar e deita e rola quando se trata de Bienal do Livro. Desta vez, inclusive por comentários outros se superou e levou o seu trabalho bem além da expectativa.

* Existem maneiras e maneiras de se fazer com que prefeituras arrecadem mais e com isso beneficiem a população com obras e outras coisas mais. No caso, já existe o IPTU, o ISS e outras taxas e inventos que beneficiam a arrecadação. Mas, conto um caso para que se avalie a que ponto se chega. Uma pessoa compra um imóvel pelo valor certo, paga à vista e então precisa recolher o ITBI – Imposto sobre transmissão de bens imóveis. Ele é calculado sobre o valor pago pelo imóvel. Aí a pessoa é surpreendida com outro valor porque foi calculado pela avaliação que a prefeitura quer. Sem comentários. Assim é fácil arrecadar.

* Quando vai acabar a novela dos preços dos combustíveis? Acho que nunca. Não parece haver seriedade no compromisso assumido com a população em relação a essa questão. Será que até agora não se entendeu que o preço dos combustíveis está associado a mil problemas, inclusive o da alta da inflação? É uma brincadeira. Essa última elevação foi absurda, a gasolina já está ultrapassando a casa dos seis reais e, sem dúvida, ter carro para a classe média está sendo mais uma dor de cabeça do que solução e conforto. Mas, falar pra que? Não somos ouvidos!

POR AÍ AFORA

# E o presidente Lula continua como “globetrotter” desbravando o mundo e levando o nome e as ideias do Brasil para outros povos. Quando escrevíamos essa coluna ele estava na África do Sul tentando convencer os participantes do BRICS a experimentarem desenvolvimento através do banco do grupo que, aliás é presidido por Dilma Roussef e a criar uma moeda única para utilização comercial entre os países que fazem parte do Brics, lendo-se aí, Brasil, Rússia, India, China e África do Sul. A ideia é boa e ele, Lula, também está tentando aprovar para o Mercosul. Uma força a mais.

# E a propósito da nota acima um grupo de 30 industriais brasileiros viajou para a África do Sul para participar de reuniões com empresários de outros países que compõem os Brics (grupo formado por Rússia, Índia e China, além do Brasil e África do Sul). Os encontros, do Conselho Empresarial dos Brics (Cebrics), foram realizados em Joanesburgo. A China é um dos principais parceiros do Brasil, mas agora, outro foco dos empresários brasileiros é aproveitar oportunidades oferecidas pelos outros três países, principalmente, pela Índia.

# A cidade de Veneza, no norte da Itália, está intensificando a luta contra grafiteiros "vândalos", em meio ao aumento acentuado no número de borrões de tinta, slogans sem sentido e declarações de amor banais feitos em monumentos e prédios históricos. A associação local de proteção cultural "Masegni e Nizioleti" revelou que 80% dos grafiteiros que deixam sua marca em edifícios históricos da cidade italiana são estrangeiros. Gente, um absurdo como este tem que ser contido. Veneza é história, mas sobretudo é cultura.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399