Roberto Baia

Ensino integral

Roberto Baia 23 de agosto de 2023
Ensino integral
Deputado Federal Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

Em mais uma publicação do seu artigo semanal, o deputado federal Daniel Barbosa fala sobre uma das suas áreas prioritárias, a educação. No texto, o parlamentar alagoano fala sobre o chamado ensino integral como instrumento de transformação social.

Para o deputado arapiraquense, a modalidade de ensino reorganiza a proposta educacional e o trabalho pedagógico, aumenta a motivação dos estudantes, melhora a aprendizagem e os índices de aprovação, reduzindo a evasão escolar.

Motivação dos estudantes


“Ensino em tempo integral não se confunde com educação integral. O ensino em tempo integral incorpora as duas concepções e, ao reorganizar a proposta e o trabalho pedagógico, aumenta a motivação dos estudantes, melhora a aprendizagem e os índices de aprovação e reduz sensivelmente a evasão. Essa conjuntura faz pais, alunos e professores satisfeitos”, diz um trecho do artigo.

Suspeita de meningite


Na segunda-feira, 21, a Secretaria de Saúde de Arapiraca confirmou que uma criança de 4 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, com suspeita de meningite.

De acordo com a nota, a criança foi encaminhada para a UPA no domingo, 20, apresentando febre, diarreia, vômitos e dor abdominal. O quadro se agravou e ela morreu aproximadamente quatro horas depois, após uma crise convulsiva.

Medidas necessárias


De acordo com a pasta, todas as medidas necessárias foram tomadas em relação ao caso, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Educação.

“A secretaria informa que a Rede de Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência do município também receberam as devidas orientações para prestar assistência seguindo o protocolo”, finaliza a nota.

Palmeira dos Índios


Na segunda-feira, 21, uma mulher de 49 anos foi estuprada, roubada e espancada no Sítio Braúnas, situado na zona rural do município de Palmeira dos Índios. De acordo com informações da polícia, a vítima ofereceu água, comida e ainda emprestou o celular - que posteriormente foi levado pelo acusado -, antes dele invadir a residência dela e praticar o crime. Um bebê de apenas sete meses, que é sobrinha da vítima, também foi agredido.

Foi preso


Policiais civis da 5ª Delegacia de Palmeira dos Índios, comandados pelo delegado Rosivaldo Vilar, com o apoio de militares do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), prenderam o suspeito ontem. Trata-se de um jovem de 22 anos, que foi encontrado e preso na casa de uma namorada, em Palmeira dos Índios, escondido debaixo da cama. Com ele, foi apreendido o celular roubado da vítima.

Lei Paulo Gustavo

Na segunda-feira, 14, os fazedores de cultura da cidade de Feira Grande, estiveram reunidos a convite da Prefeitura Municipal, para discutir a implementação da Lei Paulo Gustavo de Incentivo a Cultura (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) do Governo Federal.

A roda de conversa para falar e tirar as dúvidas sobre a Lei aconteceu no Centro Cultural do município, com a palestra da assessora técnica, Jaime Costa.

Vários segmentos


Estiveram presentes artistas que vão representar vários segmentos cultural como audiovisual, musical, artesanato de moradores da cidade do interior e de indígenas, videoclipes e outros.

A noite foi de muito conhecimento para aqueles que procuram entender mais sobre a Lei Federal.

Apoio importante


O secretário de Cultura, Rafael Marillos Pereira Bispo, agradeceu a todos e disse estar satisfeito por tanta gente aderir o convite e despertar para com esta Lei de incentivo à cultura local.

Rafael ressaltou também a alegria do Prefeito Flávio do Chico da Granja, que nunca mediu esforços para contribuir com a cultura da cidade de Feira Grande.

Desenvolvimento urbano


O Governo de Alagoas, em parceria com o ONU Habitat, lançou na segunda-feira, 21, o Cidades 2030, com o objetivo de apoiar os municípios alagoanos a desenvolver ações para acelerar o desenvolvimento urbano sustentável. Nesta etapa piloto, a partir de critérios como os resultados do Índice de Prosperidade das Cidades (IPC) do ONU-Habitat e a configuração de cidades-pólo dos Fóruns Regionais do PPA, quatro cidades alagoanas foram selecionadas: União dos Palmares, Santana do Ipanema, Penedo e Maragogi.

Futuro dos alagoanos

O governador Paulo Dantas destacou a expectativa em mudar o futuro dos alagoanos. “São parcerias como esta que nos enchem de orgulho de formalizar, porque sei que estamos trabalhando para que Alagoas se desenvolva mais e com qualidade, oferecendo as melhores oportunidades para os gestores. É trabalhando em parceria que vamos mudar Alagoas”, disse.


... Arapiraca deu mais um passo importante na geração de emprego e renda. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Sistema Nacional de Empregos (Sine) passou a ser municipalizado e agora funciona com recurso próprio.


... A ação aumenta a efetividade das políticas de emprego no município, tornando mais fácil de adequá-las às necessidades do arapiraquense.


... A descentralização desse sistema também permite que a Prefeitura tenha uma maior autonomia para desenvolver ações e programas, além de direcionar de forma mais justa os investimentos.