Edmilson Teixeira
Anadia
A administração pública de Anadia inova na cidade com a implantação de uma Praça de Alimentação. Trata-se de um projeto que funcionará na antiga rodoviária, cuja obra teve seu início na última segunda-feira com a presença do prefeito Celino Rocha. Após a reestruturação completa da Praça Dr. Campelo de Almeida, o lugar - que fica bem próximo, será projetado para receber dez quiosques, gerando mais oportunidade para os comerciantes e garantindo mais conforto à população. No local, os pontos de embarque e desembarque de passageiros serão mantidos; o que também refletirá em mais movimentação e fluxo de pessoas.
Anadia II
“Esse projeto foi cuidadosamente pensado para garantir aos comerciantes e a toda a população, um lugar mais apropriado e adequado para a venda e compra de produtos. Quando pronta, a praça de alimentação contará com dez quiosques, iluminação e outras melhorias; além disso, também iremos manter os dois pontos de embarque e desembarque de passageiros. Sem dúvida, essa iniciativa contribuirá para impulsionar a economia local e a geração de empregos”, afirmou o prefeito.
Branquinha
Na sexta-feira passada a Secretaria de Educação, fez o lançamento do livro ‘Branquinha cidade da gente”. A obra trata sobre a história, geografia e estudos regionais do município. Escrita por Rafael Lima, José Minervino Neto e Gervázio Lopes, a obra literária que conta com 171 páginas, foi publicada pela Didática Editora e será distribuída às escolas municipais para ser trabalhada em sala de aula junto aos alunos 3° aos 9° anos, ainda neste ano letivo.
Homenagens
Na noite desta quarta-feira, 23, em Maceió, a Secult/AL diplomará os novos mestres do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. A solenidade acontece durante o projeto Folclore a Gosto, no Mercado das Artes 31, bairro de Jaraguá, a partir das 18h. Serão contemplados os mestres Maria Bethânia, das Baianas de Coruripe; Jorgeval Mário Lisboa, ou Mestre Vavá, do Fandango do Pontal da Barra, Maceió; e André Barbosa, o André da Marinheira, de Boca da Mata.
Coruripe
Dona de um dos mais extensos mixes de produtos do mercado brasileiro, a cooperativa Pindorama vai aumentar ainda mais a lista. Pois a Usina está ampliando sua destilaria com a finalidade de fabricar o etanol anidro a partir do milho. A Usina Pindorama já fábrica os etanóis hidratado e anidro da cana-de-açúcar, além do hidratado do milho, mas ainda não havia iniciado a produção do anidro a partir do cereal.
Coruripe II
O investimento na instalação de mais uma torre de destilação vai possibilitar que o etanol anidro de milho passe a ser fabricado. A torre terá capacidade de produção de 150 mil litros de etanol por dia. “O etanol hidratado conta com 7% de água em sua composição, somados aos 93% de álcool, enquanto o anidro é puro, com 99,9% de álcool. O etanol hidratado é o que vai para a bomba de combustível e, dela, direto para os veículos. Já o anidro é utilizado na mistura com a gasolina”, explicou Erikson Viana, gerente da indústria.
Porto de Pedras
Ontem em Maceió, o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB) assinou no TRE um convênio, a fim de facilitar a vida de quem precisa regularizar a situação eleitoral em sua cidade. “Vamos ter em Porto de Pedras, a sede do PID, Programa de Identificação Digitalizada, para que o eleitor possa tirar o novo documento, regularizar débitos, transferências evitando que o portopedrense precise se deslocar para outra cidade” comentou.
Feira livre
Na manhã desta quarta-feira, na Praça Deodoro em Maceió, cooperativas de pequenos produtores familiares estarão com seus produtos na Feira do Agronegócio promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas. Começa a partir das 8h. A feira é aberta ao público, e haverá sorteio de mudas de siriguela e de um voucher no valor de 50 reais, para quem fizer compras acima de 30 reais. A ação é promovida pelo Núcleo Socioambiental e pela Comissão Ambiental do TJAL, via Eco Rede da Justiça, que também envolve outros Tribunais.
Cidades
Na última segunda o Governo de Alagoas, em parceria com o ONU Habitat, lançou o Cidades 2030, com o objetivo de apoiar os municípios alagoanos a desenvolver ações para acelerar o desenvolvimento urbano sustentável. Nesta etapa piloto, a partir de critérios como os resultados do Índice de Prosperidade das Cidades do ONU-Habitat e a configuração de cidades-pólo dos Fóruns Regionais do PPA, quatro cidades alagoanas foram selecionadas: União dos Palmares, Santana do Ipanema, Penedo e Maragogi.
Santa Luzia do Norte
Nesta quarta, quando Santa Luzia festeja seu aniversário de emancipação, a população vai ganhar sua primeira Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM). A obra foi possível mediante o aporte de R$ 800 mil em recursos federais assegurados pelo deputado federal Arthur Lira (PP), investidos integralmente na compra de equipamentos médicos e de mobiliário completo para seu funcionamento. A noite tem show com Galã, banda Karisma e Natanzinho.
Batalha
Em Batalha, cidade onde foi prefeito, o governador Paulo Dantas assinou no último sábado, o termo de doação do terreno de seis hectares para a construção da fábrica de laticínios Natville. Oriunda do Estado de Sergipe, a empresa atua no mercado ofertando produtos derivados do leite, como queijos, bebidas lácteas fermentadas, chocolates e diferentes tipos de manteiga.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011