Bartpapo com Geraldo Câmara

O DESLIGAMENTO GERAL DE ENERGIA ELÉTRICA EM 15/08/2023

Bartpapo com Geraldo Câmara 18 de agosto de 2023

(excepcionalmente o artigo de hoje encomendei ao engenheiro Geoberto Espírito Santo, um dos maiores “experts” em energia do país. Queria sua palavra sobre o inédito apagão.)

As 08:31h desse dia 15 de agosto de 2023, todo o Brasil ficou sem energia elétrica, exceto Roraima, que não faz parte do SIN (Sistema Interligado Nacional), pois é um sistema isolado atendido por térmicas. O SIN é composto pelas usinas de geração, subestações e cerca de 180 mil quilômetros de linhas de transmissão e, por ser interligado, permite a transferência de energia elétrica de uma região para outra. Os últimos eventos de porte semelhante ao de hoje ocorreram em 2018, em 2015, em 2013, em 2012, em 2011, em 2010, em 2009, em 2008, em 2005 e em 2001/2002.

Por ser um sistema de transmissão totalmente interligado num país de dimensões continentais como é o Brasil, quando há um defeito nesse nível muito alto de tensão pode ocorrer o que chamamos de “efeito cascata” ou “efeito dominó”, pois a carga se desloca para onde o sistema está funcionando e assim causa uma sobrecarga em determinado ponto vindo a abrir sucessivamente os sistemas de proteção.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) tem vários estudos e simulações de como proceder imediatamente nesses casos de contingência e interviu de forma que, primeiramente, o fornecimento foi restabelecido nos estados da região Sul/Sudeste, onde está a maior carga, mas demorou 6 horas para ser totalmente restabelecido em todos os estados da região Norte/Nordeste, o que só ocorreu às 14:49h. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada pelo ONS, evitando a propagação. A religação total de um sistema desse porte é altamente complexa. A normalização da carga na região Sul ocorreu às 09:05 e nas regiões Sudeste/Centro-Oeste às 09:33h. As 12:55h estavam restabelecidas 55% da carga na região Norte e 81% na região Nordeste. Nessa hora, todas as capitais do Nordeste já estavam com o fornecimento de energia restabelecido, restando, logicamente, ajustes pontuais que são feitos por cada distribuidora nos estados.

Segundo informações preliminares, as causas podem ter sido duas ou até uma terceira. Ocorreu uma sobrecarga numa linha de transmissão no Ceará, mas ainda não foi divulgado de quem é a responsabilidade porque pode ter envolvido ativos de mais de um concessionário. Um outro problema pode ter ocorrido na subestação de 500 kV de Anapu, no Xingu. Essa ocorrência abriu a interligação Norte-Sudeste e os bipolos 1 e 2 de Belo Monte, provocando a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, quando 21.000 MW da carga foram interrompidos, o que naquele momento representava 29,5% da demanda de 71.088 MW registrada naquela hora. É possível que, num segundo momento, pode ter havido uma sobrecarga de geração o que, nesse caso, representa uma fragilização do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB), pela entrada muito grande de geração nova oriunda de fontes renováveis, que não são despachadas, sem o devido planejamento sistêmico. Relatório detalhado feito pelo ONS e ANEEL deve ser divulgado em 48 horas.

Em decorrência da derrubada de várias torres de transmissão por sabotadores, ocorridas no início do ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, entrou em contato com a ABIN e o Ministério da Justiça para solicitar que a Polícia Federal também venha a investigar se, além da falha técnica, teve ação humana que provocou todo esse transtorno. Dependendo dos resultados do relatório, as concessionárias de serviço público podem ser responsabilizadas por eventuais danos causados por essa interrupção do serviço.

Geoberto Espírito Santo

FOTONOTAS

MARCELO TEIXEIRA - Fazia tempo que esta pessoa não aparecia por aqui, o que é uma tremenda falha da minha parte, já que o advogado, procurador geral do TVC AL é uma figura fantástica que meerce sempre estar presente nas melhores citações. Dono de uma verve fantástica, Marcelo é uma pessoa com quem se convive sempre de bem e para o bem. Além de uma cultura invejável e de um conhecimento incrível da língua portuguesa, ele cultiva seus amigos e seus companheiros de trabalho com um exuberante trato diário. Marcelo Teixeira precisa sempre ser citado nos melhores compêndios de convivência.



STELLA NASCIMENTO -Nem a profissional dotada de uma competência invulgar, nem a pessoa que se faz gostar e admirar se confundem no dia a dia porque Stella administra as duas com uma naturalidade absurda, já que sabe onde tem o nariz e o que fazer com ele, em todos os bons sentidos. Stella é uma profissional profundamente reverente, reverenciada e capaz de atrair muitos telespectadores para as suas aparições em televisão, o que acaba acontecendo de fato e de direito, hoje na TV Ponta Verde. Como pessoa, irretocável. Sabe ser amiga, esposa, tudo. Valeu, Stella!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A credibilidade do ser humano deveria ser baseada unicamente na sua palavra. Deveria!

ALERTAS DO DIA

* Está sendo altamente comentada a 10a Bienal do Livro que está acontecendo no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Parece que a sede por novidades literárias depois de quatro anos está muito aguçada este ano. As pessoas estão interessadas em conteúdos, em palestras, em discussões sobre literatura, mais do que nunca. É como se estivessem ávidas por saírem das discussões políticas, por exemplo, que têm sido o prato cheio dos últimos anos sem darem margem a outras. O livro traz à luz outro tipo de informações também e aguça a curiosidade da sociedade.

* Continuo insistindo cada vez mais de que o trânsito de Maceió está precisando de engenharia de tráfego, da insistência em que a cientificidade também faz parte desse, que hoje é um dos maiores problemas do mundo e que está sendo também na capital de Alagoas. Claro que existem vários fatores, como o aumento de veículos e a falta de ruas e avenidas para um escoamento melhor. Mas, enquanto isso não acontece, a inteligência das pessoas deve colocar seus neurônios com funcionamento redobrado. Só assim se conseguirá um pouco de bem-estar nas ruas de Maceió.

* Não sou um especialista em futebol e. na verdade, nem quero ser. Sou um bom telespectador e gosto de assistir a bons jogos, Mas, cá pra nós, o CSA está tirando muita gente da seriedade, como foi o caso nesta última semana do presidente Rafael Tenório que ameaçou renunciar e disse em alto e bom som “não gosto de trabalhar com perdedores”. É o cansaço, gente! De um presidente que cansa de colocar seu dinheiro particular por ali e não ver resultado algum. Tem quem diga que é fase, que tudo vai mudar; mas enquanto não muda o time vai perdendo cada vez mais a credibilidade dos torcedores.

* Interessante como a modernidade vai tomando conta das pessoas e vai influenciando-as em vários aspectos de sua vida. Por exemplo, na questão do turismo, de escolha de lugares, de hotéis, de passeios, tudo o que era feito de maneira mais clássica, hoje é planejado de acordo com as Redes Sociais. Elas fazem às vezes de agências, de guias, de informantes, de tudo, para que as pessoas escolham suas viagens de férias e até mesmo de negócios. É surpreendente a mudança de comportamento do turista, em função da internet e, sobretudo da Redes Sociais.

POR AÍ AFORA

# O escritor português, Vitor Sobral assim se definiu sobre economia: “Não sendo economista, mas minimamente entendido, a economia não é matemática, são emoções, é aquilo que conseguimos definir como devemos ou não devemos consumir, a guerra vai ou não prejudicar-nos em relação à inflação. É uma coisa que tenho alguma dificuldade em entender, porque acho que o nosso comportamento no dia a dia tem de ser sempre de cuidado para que não haja nem desperdício, nem falta, e então que não exista inflação”.

# O chefe de gabinete do secretário-geral da OTAN defendeu esta quarta-feira que a Ucrânia podia ceder território à Rússia para facilitar a sua entrada na Aliança Atlântica, uma sugestão considerada já inaceitável pelas autoridades ucranianas. "Acho que uma solução pode ser a Ucrânia ceder território e receber a adesão à OTAN em troca. Não estou a dizer que deveria ser assim, mas é uma solução possível", disse Stian Jenssen num fórum político na Noruega. No entanto, realçou que a Ucrânia deve decidir "quando e em que condições quer negociar".

# Em mensagem enviada ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu que os dois países estreitem os laços de colaboração. "Estou certo de que continuaremos a ampliar a cooperação bilateral em todas as áreas em benefício de nossos povos, do interesse da estabilidade e segurança na península coreana e no nordeste da Ásia como um todo", disse Putin, em mensagem divulgada pelo Kremlin. O contato foi feito por ocasião do aniversário de 78 anos da libertação da Coreia do domínio japonês.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, 45.1 e OOPS 10. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399