Edmilson Teixeira

Descaso

Edmilson Teixeira 12 de agosto de 2023

O matagal com lixo acumulado próximo à grade não lembra, nem de longe, os tempos de glamour. Construído em 1974, o Estádio de Atletismo Célio de Barros é hoje um esqueleto em meio ao Complexo do Maracanã. Fechado desde 2013, o equipamento ainda não tem data para reabrir. A obra de recuperação custaria R$ 35 milhões e teria dois anos de duração. Desde o ano passado, setores ligados ao esporte e à política vêm mobilizando-se para reconstruir as pistas e campos que já receberam nomes como Robson Caetano, Maurren Maggi, Michael Johnson, Sergei Bubka e Javier Sotomayor.

Na terra do petróleo


Cristiano Ronaldo, Benzema, Roberto Firmino, Mané e Kanté em campo. Não, não é rodada da Liga dos Campeões. Começou nesta sexta-feira,11, a Saudi Pro League, liga profissional da Arábia Saudita, que atraiu os holofotes do futebol mundial depois de muito investimento na atual janela de transferências. Os clubes bateram recorde e ultrapassaram R$ 2,4 bilhões em contratações.

Efeito cascata


A novela Mbappé-PSG ganhou um novo capítulo na última terça-feira. Segundo o jornal “L’Equipe”, o clube francês enviou uma carta ao jogador no último dia 4 enumerando os problemas que sua saída, ao fim do contrato e sem custos, poderia causar. Uma delas seria a demissão de funcionários.

Drama


Mbappé tem compromisso com o Paris Saint-Germain até junho de 2024. Caso não seja negociado na atual janela, ele pode sair para outro clube – provavelmente ao Real Madrid – sem que o time da capital francesa receba um centavo sequer.

Curiosidade


Começou nesta quinta-feira, 9, o Campeonato Groenlandês, a liga nacional de futebol mais curta do mundo. O torneio dura menos de uma semana, devido às condições climáticas no país. No caso o deste ano terminará na próxima terça-feira. Assim, com a duração, a paisagem do campeonato é diferente: os jogos são disputados em meio a icebergs, proporcionando uma vista nada parecida com as principais ligas do mundo.

Como funciona


Há enormes dificuldades de transporte entre as cidades na Groenlândia. Como as distâncias são grandes, os times disputam eliminatórias em suas regiões. Os melhores se classificam para o campeonato, que é disputado em local único, que varia a cada ano.

Agora em 2023, o torneio está sendo disputado na cidade de Qaqortog, sede do Kissaviarsuk 1933, o clube mais antigo daquele país.

Trajetória


O CSA sustenta sua campanha na Série C em cima de sua defesa. Até agora, a equipe, a segunda menos vazada do campeonato, sofreu 11 gols em 16 jogos e está empatada com o Brusque. O Operário-PR tem o sistema defensivo menos vazado, com nove. Em sua campanha, o CSA não tomou gol nas partidas contra o Floresta, Brusque, São Bernardo, São José e Náutico. Outro detalhe é que o time não sofreu dois gols em nenhum jogo da Série C até agora.

Solução


O técnico do CRB, Daniel Paulista vai precisar mudar a escalação do time para a partida contra o Sampaio Corrêa, neste sábado, às 17h, no Castelão. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante Lucas Lima é dos desfalques. Quem também continua fora das atividades são os zagueiros Saimon (dedão do pé) e Fábio Alemão (trauma no rosto) e o atacante Mike (tornozelo direito).

Duelo interiorano


Depois do empate sem abertura de contagem na tarde da última quarta-feira no Rei Pelé, Zumbi e Penedense decidem neste domingo em Penedo o Campeonato Alagoano da Série B,cujo campeão subirá para a elite do futebol estadual. Se houver novamente um empate, o campeão será conhecido através das cobranças da marca penal.

Em busca da vitória


Ultimando detalhes para o confronto deste sábado contra o CRB, em São Luiz do Maranhão, o técnico do Sampaio, Márcio Fernandes, faz seus últimos apontamentos para o confronto projetando inclusive a estratégia geral da equipe para superar os alagoanos. O treinador diz que é necessário um comportamento tático com muito equilíbrio para conseguir a vitória.

Novidade


A reta final da Série D do Campeonato Brasileiro vai contar com árbitro de vídeo. A CBF já informou aos clubes que o VAR será utilizado a partir das oitavas de final, previstas para os dois próximos finais de semana. A novidade será oficializada com a divulgação da escala de arbitragem, que deve acontecer até a quinta-feira.

Novidade II


Os estádios estão sendo vistoriados para acomodar toda a estrutura necessária para a utilização do VAR. Serão utilizados 15 praças esportivas nas oitavas de final - o Presidente Vargas, em Fortaleza, vai abrigar os jogos de Atlético-CE e Ferroviário. Apenas o estádio do Anápolis ainda não foi oficializado pela CBF.