Sérgio Toledo
Divórcio grisalho
Gray-haired divorce, em inglês. O que está acontecendo? Lá como cá mais idosos são levados a viverem sozinhos.
Nos Estados Unidos da América, 16 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, viviam sozinhas, em 2022. Segundo o artigo da CNN Brasil, três vezes mais que na década de 1960.
A geração de 1945 a 1964 também chamada de baby boomers, tradução literal, explosão de bebês! Período de nascimento após a segunda guerra mundial quando se viu, na maior parte do mundo, um súbito aumento da natalidade.
Pois bem. Agora os babies boomers, estão divorciando para viverem sozinhos. Isso é bom ou ruim?
Além dos seres humanos comuns como nós o divórcio alcança também os importantes e as celebridades. Al Gore, político americano, ex-candidato à presidência com 40 anos de casado. Bill Gates, milionário. Com 27 anos de casado.
Susan Brown do Centro Nacional de Pesquisa Familiar e Matrimonial da Bowling Green State University, autora da pesquisa, fala que para a população em geral as taxas de divórcio estão em queda. Já para a população de maiores de 65 anos a taxa de divórcio, segue em ascensão.
Várias razões são apontadas. Os anos de vida que restam são preciosos. Não merecem viver com a pessoa errada. Importante ter um novo recomeço. União mais de trabalho que de casamento. E assim por diante.Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, homens e mulheres com cabelos prata (silver em inglês), continuam pedindo o divórcio achando ser a melhor atitude a ser feita.
Outro detalhe muito importante citado: viver sozinho (a), não significa que você seja uma solitária (o).
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.