Bartpapo com Geraldo Câmara

BRASIL NOS TRILHOS

Bartpapo com Geraldo Câmara 11 de agosto de 2023

-com a palavra Renan filho -
Seria veleidade querer me insurgir como o recomendador de qualquer coisa que diga respeito a atos do governo, seja federal, estadual ou municipal. Isto, porque podemos dar sugestões, claro, afinal vivemos numa democracia e se pudermos buscar exemplos na história, melhor ainda. E a história é rica em ensinamentos e dela podemos tirar lições positivas e mesmo negativas para que não as pratiquemos. Um exemplo de estadismo, de altruísmo, de vontade de fazer e mais fazer conheci bastante em Juscelino Kubistchek. O presidente do Brasil que no final dos anos 50 teve a ousadia de entender e passar à frente a necessidade que o Brasil tinha de começar a empreender a marcha para o oeste; a iniciar a interiorização real do país levando para o seu epicentro uma nova cidade, uma nova capital. E a despeito de tudo e de todos, entendendo seu papel histórico neste país, enfrentou todas as dificuldades para a época e finalmente em 1960 conseguiu inaugurar Brasília, a nova capital do país. Os anos demonstraram que Juscelino estava absolutamente certo e que a sua atitude corajosa, empreendedora, digna da ousadia daquele mineiro faraônico de pés no chão era sem dúvida, o que o país precisava. Não somente para que o governo central fosse realmente central, mas para que os setores produtivos acompanhassem a trajetória da capital e começassem a gerar riqueza Brasil afora. Ou melhor, Brasil adentro.

Entregue o governo democraticamente ao tresloucado presidente Jânio Quadros, a política seguia o seu rumo e Juscelino já tinha seus planos de se candidatar às eleições de 1965 com o mais ousado de seus planos, o que contaremos mais adiante. Todos conhecem a história então, da renúncia amalucada de Jânio que sete meses depois de empossado deixava o poder, na esperança talvez de voltar mais endeusado. Ou não. Foi o que não aconteceu. E completando o ciclo, uma confusa sucessão se deu com a posse também confusa de João Goulart e que acabou dando margem à revolução. Revolução esta que terminou com os projetos de eleição e com outros tantos durante os seguintes vinte anos.

Aí entra Juscelino de novo. Sua meta nos cinco anos que poderia ter tido como presidente mais uma vez era absolutamente visionária no sentido positivo e visava cortar o país de norte a sul, de leste a oeste através de ferrovias e hidrovias, visando sobretudo a logística da cadeia alimentar, distribuindo e escoando a produção através desses fantásticos meios de transporte, poupando estradas e transportes rodoviários, economizando em combustíveis de alto bordo e por aí vai. Se isto tivesse acontecido o Brasil seria absolutamente outro.

Agora, por várias vezes ao longo desses anos já fizemos vários alertas para que os governos acordassem para o sonho de Juscelino e pouco ou nada aconteceu. No entanto, um jovem fantasticamente competente, sonhador de pés no chão, ciente de sua missão, ocupa o poderoso Ministério dos Transportes no atual governo e declara em alto e bom som que vai atacar de ferrovias, sim. Que vai unir o Brasil, que vai ligar todos os portos através delas, que vai integrar o produto nacional e permitir com que a sua logística seja de primeiro mundo estabelecendo princípios e regras que antes eram cegos aos olhos de governantes. Renan Filho, que já provou no governo de Alagoas que faz está a frente desse projeto magnífico que, sem dúvida será de importância fundamental para o Brasil Agro, para o Brasil exportador, para a eficiência dos grandes e dos pequenos numa união perfeita de tecnologia com a ciência do escoamento de produtos.

Gostaria de conhecer com profundidade o estudo e os conceitos desse novo avanço no Brasil. Porque, queiram ou não será um avanço. Uma nova era surgindo e que, escreva Renan Filho, vai levá-lo a píncaros de respeito e credibilidade que de há muito não se via em um executivo oficial de alto bordo. Sem dúvida, o ouro é seu. Juscelino de seu túmulo deve estar profundamente agradecido por, finalmente, ter surgido um líder de respeito e confiança. Em frente. Renan Filho! Pra frente, Brasil. Um Brasil nos trilhos.

FOTONOTAS


CARMEM LÚCIA DANTAS - Essa mulher é incrível! Um poço de cultura que nos deixa de boca aberta em determinadas ocasiões. Se por um lado, a museóloga é única em suas pesquisas, observações e ações e alucinada por descobrir fatos históricos tem representado um marco fantástico para o estado de Alagoas que ela sempre admirou e entrou por seus recantos com avidez e propósitos, sobretudo o de passar adiante essas pesquisas e conhecimentos. Fantástico também e inigualável é o seu sorriso sempre aberto, sempre franco, sempre gostoso de se ver e sentir. Carmem Lúcia é única. Copiá-la é impossível.



RENATA-CALHEIROS – A mais recente conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas, além de uma simpatia irradiante tem demonstrado profunda competência na importância do cargo que ocupa. Especializadíssima nos assuntos da infância, Renata demonstra seu entusiasmo total quando fala deste assunto e tem desenvolvido projetos de relevância no assunto e que certamente podem vir a mudar o futuro de muita criança por aí afora. Uma atenção que deve ser dada, sim, pelo TCE-AL porque impacta a sociedade para o futuro de maneira absolutamente positiva. Parabéns!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Se conseguíssemos enxergar o interior de cada um o mundo seria muito mais bonito e verdadeiro.

ALERTAS DO DIA

* O alerta é para que cada um possa estar fazendo exames regulares, o famoso “check up” de saúde. É de uma importância fundamental estar sempre a par de resultados dos exames mais importantes e, principalmente aqueles que dão o sinal para que se aprofunde mais em possíveis problemas. Não “dar bola” para isto é terrível porque às vezes pode pegar o cidadão em uma situação muito mais difícil para corrigir seus males. A tecnologia laboratorial e de imagem estão aí a serviço de todos nós e a despeito de problemas econômicos sempre haverá um jeito para nos cuidarmos melhor. Sempre com tempo hábil.

* A carga em cima da Braskem para que cumpra seus compromissos está cada vez maior. Está vindo da sociedade organizada, dos órgãos de fiscalização, dos governos e prefeituras, de todos os lados. Acho que realmente é uma necessidade que isto aconteça porque ainda existem moradores nos locais e ainda existem os que não conseguiram bons acordos. Apenas os impostos pela empresa que se aproveitou das agruras e do sofrimento de muitas famílias. Como a prefeitura está recebendo uma bela indenização esperamos que também se atenha aos moradores com o FAM – Fundo de Amparo ao Morador. Quem sabe?

* Finalmente deixaram o homem trabalhar. Que perseguição vinha acontecendo com o governador Paulo Dantas, desde a primeira etapa de seu governo, em relação a coisas que já estavam superadas. A oposição, não interessa quem nem como, às vezes precisa parar pra pensar que fazer oposição não é prejudicar o bom andamento dos trabalhos de um governo, mas fiscalizar, sugerir, participar também de maneira objetiva. Quando se praticam os atos oposicionistas visando apenas a perseguição, as coisas não acontecem democraticamente.

* Às vezes não dá para entender o que se passa na cabeça de determinados técnicos. No caso, estou falando dos “engenheiros de trânsito” da SMTT, agora DMTT. Quem vem da Leste Oeste e precisa atravessar a Fernandes Lima para entrar na José de Alencar encontra o sinal da Rua Desembargador Tenório. Só que, eles estão deixando o sinal da Fernandes Lima aberto por aproximadamente 1 minuto e meio e o da Desembargador Tenório por míseros 15 segundos. Resultado: um acúmulo infernal de carros, uma loucura total, com cada abertura permitindo que no máximo 6 carros passem e quem quiser que se dane lá pra trás. Assim realmente não dá.

POR AÍ AFORA

# Foi no Brasil, mais especificamente em Belém do Pará, mas disse respeito a todos os países da Amazônia. O evento da questão de meio ambiente que foi sediado pelo Brasil, mas teve maciça presença de todos os presidentes de países vizinhos discutiu vários temas importantes, dentre eles a questão do desmatamento, seríssimo pois a floresta amazônica é uma preciosidade que precisa ser preservada de todo o jeito. Para o próximo ano já há uma programação para que o evento torne a se realizar com, no entanto, a presença de mais de cem países de todo o mundo.

# Em Portugal, o número de pessoas em teletrabalho aumentou cerca de 3% entre o primeiro e o segundo trimestre, estando agora nesta situação cerca de 908,9 mil trabalhadores, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), no novo inquérito ao emprego do segundo trimestre de 2023. Neste período, a taxa de desemprego diminuiu para 6,1% da população ativa, mas a população desempregada aumentou bastante em termos homólogos (face ao segundo trimestre de 2022), tendo avançado quase 9%. Assim, há agora 324,5 mil desempregados em Portugal, diz o INE.

# O comandante das forças ucranianas, em conversa com o colega norte-americano garantiu que os seus homens "estão dando o seu melhor", impedindo as tropas invasoras de terem sucesso, por um lado, e "passo a passo continuando a criar condições para avançar" no sul, por outro. As declarações de Valery Zaluzhny, emitidas num comunicado pelo Governo ucraniano, não fazem luz sobre as dificuldades do Exército em recuperar território, mas quatro funcionários ocidentais admitem que, se nas próximas semanas Kiev não for capaz de quebrar as primeiras linhas de defesa, podem, então, surgir brechas entre os ucranianos e os países aliados.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399