Bartpapo com Geraldo Câmara

VÃO-SE OS ANÉIS FICAM-SE OS DEDOS

Bartpapo com Geraldo Câmara 04 de agosto de 2023

É mas na verdade os anéis se foram no raiar do dia e ficam-se os pés. Os pés dessas meninas que saem frustradas e melancólicas de um campo muito, mas muito além mar, bem distante de nossos olhos, mas que mesmo assim nos deixaram presenciar pela força tecnológica um jogo de futebol que, em outras eras nos faria estar rindo às gargalhadas e não chorando pelo gol, um golzinho apenas que não veio. Como dizia a narradora, este jogo contra a antes humilde Jamaica foi simplesmente humilhante para as nossas cores. Ah! Encontrei o motivo de tanta penúria, de tantos erros de tão ruim esta pelada. Sem dúvida porque não eram nossas cores. “Vestimos azul e então tudo mudou” e o nosso adversário vestia exatamente as nossas cores, as cores que um Brasil sempre vestiu e com elas se tornou pentacampeão do mundo.

Não importa se foram os homens que um dia ganharam. As mulheres vinham fazendo furor nos estádios por onde passavam. Uma delas, a Marta, a rainha Marta é uma de nossas glórias, jogou maravilhosamente bem, enraivou-se maravilhosamente bem e mostrou toda a sua frustração durante e após a sua saída principalmente. Passava pelo seu semblante o fato de que era seu último jogo na seleção; sua última chance de ostentar um título de campeã do mundo apesar de ela, sozinha, ser uma reconhecida campeã do mundo. Sua raiva ostensiva era a maneira como jogaram todas, quase que sem exceção, sem grandes esforços, como se estivessem jogando um joguinho qualquer em qualquer campinho de suas cidades. Foi doloroso e profundamente frustrante. Quem sabe a próxima geração verá alguma coisa a mais nas copas femininas que ainda virão?

Mas como tudo se aproveita eu também faço dos meus próprios comentários esforços para desdobrá-los e conversar com o brasileiro que vive em disputa. Em jogo pela vida, jogando na defesa, jogando no ataque, às vezes coordenando o meio de campo para que as coisas aconteçam como espera e como precisa. Pensando bem nos intervalos quando ainda se permita pensar para não “perder o bonde andando” porque a vida para uns é um eterno jogo em campo com lutas vorazes e ainda na espera de não receber nenhum cartão amarelo que o faça parar na metade ou o cartão vermelho que o tire definitivamente da parada.

É preciso ter a sabedoria que o “técnico” maior nos dá. É preciso ter fé acima de tudo, mas que de nada adiantará se não nos aprontarmos para cada jogo com a experiência, com a vontade de vencer cada partida que, na vida mais do que nos campos está lotada de adversários de todos os tipos, mas também de aliados que nem conhecemos. É exatamente aí, que, como no futebol precisamos conhecer as táticas deste fabuloso jogo da vida, entender como as peças se mexem ou são mexidas e caminhar gradativamente em direção à vitória que sempre se constituirá de perdas e de ganhos.

Perder não é propriamente achar que tudo está perdido também. Perder é aprender a ganhar. Quantas vezes na vida nos deparamos com perdas, achamos que tudo está acabado e tempos depois somos até capazes de rir com o que aconteceu. Exatamente porque soubemos aceitar a perda, não com desdém por ela, mas por tática de avaliação. Cada uma delas serve de estudo para que sejam todas empregadas no raciocínio lógico, mental e emocional de cada jogador. A memorização e a utilização de perdas, ganhos, vitórias e derrotas são os grandes componentes para que cada técnico que existe em nós se faça presente com novas possibilidades de regramentos e de manobras.

Comecei o artigo criticando. Criticando o que vi, ali na televisão. Não para ousar ser um técnico de futebol. Aí o Brasil talvez perdesse todas. Eu jamais seria o escolhido. Mas para continuar sendo um visualizador da vida. Um observador sempre. Errando muito, acertando, talvez menos ainda, deixando que os anéis se vão, que os pés, que os dedos e que nossos neurônios se fiquem esforçando-me para fazer-me presente ainda e por quanto Deus me der, neste maravilhoso campo estratégico que é nossa própria vida.

FOTONOTAS


ADEMIR BRANDÃO – O cara sabe de tudo sobre os bairros de Maceió É um fanático há muitos anos em conhecer “tim tim por tim tim” como surgiram os bairros, que aconteceu com eles ao passar dos tempos e o faz com profundidade e conhecimento de causa. Além do mais que Brandão. que já deveria ter colocado isto no papel como livro, não se furta a mostrar a ninguém o seu trabalho já de há muito glorificado na internet através do seu site bairrosdemaceio.com.br . Estou precisando levar o amigo ao Bartpapo para colocar para fora, mais uma vez, o seu total discernimento sobre o assunto.



MARCOS RODRIGUES – Pouca gente nos meios radiofônicos e da comunicação o conhecem por este nome, porque virou “Tchola” para todos nós que somos seus amigos e nos satisfazemos cada vez mais com sua verve, com sua maneira de falar, com seus gestos de carinho para cada um de nós. Duvido que haja alguém que não goste do “Tchola”. Ou mesmo do Marcos Rodrigues que além do fantástico apresentador de rádio é também o competente diretor de comunicação da Câmara de Vereadores de Maceió o que acabou por deixar o presidente Galbinha em confortável posição quanto ao setor. Amigo, conte sempre com nosso apoio e amizade.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Viver é uma corrida às vezes desenfreada, às vezes calma. Encontrar a velocidade certa é tarefa de campeões.

ALERTAS DO DIA

* Estou aprendendo a andar diante do tempo e usar o alerta para a própria saúde. Somos, enquanto seres humana uma máquina tão perfeita que os nossos mecanismos vão disparando e nos mostrando que pode existir algo aqui ou ali. Então é preciso entender que essa máquina às vezes precisa de reparos, às vezes precisa consertar ou troca uma peça e ir ajustando-a ao tempo e ao desgaste. Dizem que somos perfeitos. E somos mesmo. Mas precisamos aprender a nos cuidar antes de necessitarmos ir para o ferro velho. Afinal, revisão periódica não custa nada.

* Vem muita surpresa por aí, sobretudo na política estadual. No que diz respeito às eleições municipais de 2024 os eleitores, alguns ainda desconfiados estão apostando em número superior na reeleição de JHC baseados em algumas obras que estão sendo conduzidas por ele em Maceió. O problema é saber se elas ficam prontas a tempo de atestar os propósitos de realizações do prefeito, como é o caso de “Renasce Salgadinho”. Há quem diga que não acredita em milagre e que duvida muito de um renascimento de verdade por aqui. O fato é que o jogo está em mais da metade. Alerta!

* A outra questão nessa área será a de 2024 mas já começa a ferver desde agora, já que o governador Paulo Dantas não pode se candidatar mais a governador. E de utopias a verdades que poderão ser absolutas o campo está fértil para meditações e elucubrações as mais diversas. Dentre elas diz-se que Marcelo Vítor o poderoso e bom costurador presidente da Assembleia quer a volta de Renan filho. Os de plantão já dizem que o próprio Marcelo Vítor será o governador. Alerta, porque nessa história ainda tem o sonho do senador Renan Pai de ser governador das Alagoas.

* O ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, atual presidente do Banco do esteve em Maceió e assinou com o governador Paulo Dantas um projeto que será considerado o divisor de águas para o nosso estado. E sem querer fazer piada será mesmo já que será o maior de todos até agora com o objetivo de que os alagoanos de todos os municípios da Grande Maceió tenham água boa e abundante. Serão 1,1 bilhão de financiamento que irão proporcionar a universalização da água neste setor. Além disso foi confirmado na ocasião que a região metropolitana de Maragogi também será em breve beneficiada. Muito Bom!

POR AÍ AFORA

# Espero que tudo esteja correndo muito bem lá pelos lados de Portugal onde milhões de europeus estão acompanhando a Jornada da Juventude que, na quinta-feira contou com a presença do Papa Francisco. Aliás um papa da arábias, no entanto argentino que não se entrega, que não envelhece nas atitudes e no desejo de liderar espiritualmente este mundo tão conturbado. O evento que foi criticado por parte da Europa está acontecendo numa hora onde os pedidos de paz são uma tônica absolutamente necessária em função dos antagonismos vigentes em todo o mundo. As pessoas estão em pedidos de paz e com razão.

# O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), falou sobre chegar "rápido" a um acordo entre a União Europeia e o Mercosul durante o encontro que teve com o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada. "Gostei muito da reunião. Falamos do acordo entre a UE e o Mercosul e da necessidade de nos engajarmos para avançarmos rapidamente”. Vamos e venhamos que o Lula está nos saindo melhor do que a encomenda e vem sendo um bom representante do Brasil nos assuntos internacionais.

# As hepatites virais já fazem parte de um desafio global. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença soma 1,4 milhão de óbitos por ano no mundo, quase 4 mil por dia, sendo a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas. "Por ser silenciosa, as hepatites podem evoluir por anos, sem que o paciente apresente sintomas ou perceba que está doente. Dessa forma, os tipos da doença podem progredir para um quadro de infecção aguda, câncer hepático ou cirrose, alertam os profissionais em redor do mundo.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10 h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo YouTube no canal “Programas do Geraldo Câmara” ou canal BARTPAPO. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399