Bartpapo com Geraldo Câmara

DE BI EM BI...

Bartpapo com Geraldo Câmara 28 de julho de 2023

Complete a frase do título e você chega rapidinho a de bi em bi...a prefeitura enche o papo porque um bilhão e setecentos milhões de reais são comida para ninguém botar defeito. E estou me referindo a rica indenização que a prefeitura vai abiscoitar da Braskem por danos ao erário municipal com tudo o que de ruim aconteceu nos bairros afetados por sua malfadada mineração. Não, não pensem que estou achando errado porque não estou. Acho até que o prefeito foi de uma competência ímpar ao processar a empresa e conseguir chegar a esse formidável número. Talvez até esteja subestimando e o número pudesse ser maior. Mas nada interessa agora a não ser saber do prefeito JHC como ele vai aplicar esse montante já que, se não me engano, não se trata de verba rubricada. Claro que os munícipes estão todos interessados em saber exatamente qual será o destino dessa inesperada e grande verba.

A primeira informação dada pelo prefeito é a de que será fundado o FAM – Fundo de Amparo ao Morador. Mas que morador? O que ainda se encontra recalcitrante não querendo sair de lá? Ou será o que saiu às pressas e entregou sua casa ou apartamento a preço de banana? Qual a característica desse morador e que amparo ele precisa ter? Como ele, o morador vai ser classificado? São perguntas que não vão querer calar até que estejam totalmente respondidas porque o morador ou ex-morador, inquilino prejudicado, comerciante local, porque todos, sem exceção, de alguma forma foram prejudicados em suas vidas que tiveram que, em parte, abandonar, face a irresponsabilidade de uma empresa que ainda pode fazer muita besteira por aí afora. Por tudo isso acho que o prefeito e sua equipe vão ter a obrigação de criar um plano objetivo e prático e que tenham todos os seus itens absolutamente inquestionáveis e fáceis de serem aceitos pelo cidadão comum.

Outra pergunta que fica é quanto à propriedade daquela área praticamente hoje pertencente à Braskem. O que ela, empresa vai fazer? O solo urbano, o subsolo deixam de ter o dedo oficial da prefeitura? Esse dinheiro todo terá sido um imenso cala-boca para que a Braskem fizesse dali, no futuro, o que bem quisesse? São questões que precisam ficar muito claras, principalmente sob os aspectos humanitários para que a prefeitura não esteja vendendo uma ideia errada dessa fantástica operação, importante e dentro dos princípios da legalidade, mas que precisa ser mais óbvia e mais transparente, exatamente daqui pra frente. Apontando item por item do que pretende fazer com cada centavo deste hum bilhão e setecentos milhões, o cacife de credibilidade subirá e o eleitoral mais ainda. No entanto, acho que o planejamento minucioso de cada item deve funcionar não só com a criação desse fundo que ainda não definiu exata e matematicamente seus propósitos, mas com atitudes que possam justificar determinados investimentos naquela área ou fora dela em razão sempre dos prejuízos causados ao ser humano. Uma boa prática seria a nomeação de uma comissão especial composta inclusive pela sociedade prejudicada.

Senhor prefeito, a hora é de matemática pura. A hora é de mostrar que 2+2 não é 22 e que a inesperada verba chegada também de maneira inusitada, mas com todos os acordos firmados e aprovados pela justiça vão ser também equacionados como um planejamento orçamentário de alta responsabilidade e com todos os seus itens absolutamente replanejados e justificados em todos os seus ângulos. O que acontece é que a prefeitura precisará mostrar por inteiro que este dinheiro é fruto de uma justa indenização, mas que não se trata de esmola e sim de uma perfeita retribuição aos prejuízos a moradores, mas também à cidade de Maceió.

Que tudo corra bem em todos os sentidos e que os bairros afetados e ou seus ex e atuais, ainda moradores tenham seus benefícios acertados para o bem comum.

FOTONOTAS


HENRIQUE COSTA – Henrique é um médico que deveria ser especializado em “simpaticologia” porque consegue levar a seus clientes e também aos seus alunos, já que é Reitor da Uncisal, doses elevadas de simpatia com as de medicação comum a sua profissão. Estende isso a seus amigos e a todos que o conhecem. Quando dá entrevistas na televisão ou no rádio encanta pela sua competência nos assuntos que lhe são pedidos porque o faz de maneira correta e convincente. Gosto da franqueza e da maneira como Henrique se expressa e como leva suas mensagens com naturalidade e tranquilidade. Gente boa!



LEAN ARAUJO – Pense numa mistura de gente boa com competência e você vai encontrar Lean Araújo. Um arauto sempre a postos do Ministério Público que já esteve uma vez como Procurador Geral e que se torce muito para que volte a sê-lo. Nessa época conheci o Lean e com ele realizamos na televisão o primeiro programa de televisão de um Ministério Público no Brasil, o “Cidadania é Direito” levado ao ar pela TV Educativa. Lean é de uma nobreza fantástica no trato com servidores e não servidores e sabe muito bem se colocar nas posições importantes que a vida lhe dá.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A verdade aparece quando a mentira é esquecida no fundo da memória do mentiroso.

ALERTAS DO DIA

* O alerta agora é para o coração de cada brasileiro, já que a seleção brasileira feminina entrou em campo e não fez por menos do que uma espetacular goleada na equipe do Panamá. Do jeito que as meninas estão motivadas esperamos que as tremidas do coração e os batimentos sejam realmente equilibrados mas velozes porque vem aí a França, amanhã, sábado, para começarmos bem o fim de semana. Acredito que consigamos alcançar boas metas com essa copa e que a última que vai ser jogada pela rainha Marta deixe boas recordações para sua carreira vitoriosa.

* Em boa hora, o Detran AL abriu inscrições para um workshop de pilotagem defensiva voltado para a categoria de motociclistas. Os participantes terão aulas teóricas e práticas e deverão levar a própria moto e capacete além dos demais itens de proteção individual como jaqueta ou camisa de manga comprida, calça, calçado fechado e luvas. Sinceramente, em que pese os objetivos ótimos do Detran AL chega a dar vontade de rir. É só sair nas ruas e ver os trajes que são usados, alguns descalços ou de sandálias de dedo e por aí afora. Por outro lado os motoristas de carro é que precisam aprender a se defenderem das loucas manobras das motos nas ruas da cidade.

* Sempre disse que considero o Senador Renan Filho como um dos mais perfeitos articuladores, não só políticos, mas como um todo, deste país. Não é atoa e podem esperar porque vem chumbo grosso. Ele agora colocou o dedo pra valer na grande ferida aberta pela Braskem. Exige que a empresa não seja vendida sem que tudo esteja em ordem, quer que seus executivos sejam ouvidos sobre todos os problemas causados e não vai deixar por menos em nenhum aspecto. Agora, se restam dúvidas sobre o que deva ser feito elas vão virar pó. Renan nelas!

* O governo federal está pensando em fechar todos os clubes de tiros existentes no país como uma forma de minorar o armamento da população. Em que pese o fato de que o objetivo é bom, a maneira não é. É bom que o governo fique atento porque possivelmente tirará da legalidade esses clubes e os colocará na clandestinidade, uma vez que o tiro de clube é como um vício. Um esporte. Então ficam como os bingos que eram fechados e surgiam clandestinos por todos os lados. E, também o fato de que existem clubes e atiradores sérios que levam o esporte com grandeza.

POR AÍ AFORA

# Pois é, o aeroporto de Fiumicino, o principal da capital italiana foi o cenário das agressões sofridas pelo ministro Alexandre de Moraes e filhos, por brasileiros que, acho, não tinham o que fazer. É preciso que se acabe com o desrespeito a autoridades constituídas, seja aqui em solo brasileiro, seja onde for pelo mundo afora. O que não dá mais para engolir é uma atuação irresponsável de pessoas que parecem não ter outro objetivo ao não ser o de radicalizar questões, sobretudo as de ordem política. Chega, gente! Vamos trabalhar!

# "Lobos solitários" e protestos ilegais e violentos são "ameaça significativa" para a visita do Papa a Portugal. Entre o possível e o provável, a avaliação de ameaça feita pelos serviços secretos em relação à Jornada Mundial da Juventude e à presença do Papa em Portugal, informa às forças e serviços de segurança quais os cenários para que se têm de estar preparados. Terrorismo, extremismos ideológicos, disrupção de infraestruturas, protestos violentos e "lobos solitários" com perturbações mentais estão identificadas e as polícias têm toda a operação planejada e montada. Problemas em todo o mundo.

# Biólogo equatoriano-venezuelano, Alejandro Arteaga ganhou fama pela descoberta de 29 espécies de animais na floresta amazônica e não só, mas também merece destaque a sua contribuição para a preservação na natureza através da Fundação Khamai, ONG baseada no Equador, que conseguiu fundos para salvar 106 hectares da floresta úmida Chocó. Segundo o cientista latino-americano durante a GlexSummit 2023, organizada pela Expanding do português Manuel Vaz e pelo Explorers Club de Nova Iorque e que este ano se realizou em Angra do Heroísmo ainda há muito por descobrir na Amazônia e populações indígenas por vezes dão pistas aos biólogos.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399