Edmilson Teixeira
Santana do Mundaú
Referência em todo o país, a Saúde, de Santana do Mundaú, por se destacar em sua organização no banco de dados, foi escolhida pelo Ministério da Saúde, como referência piloto na utilização do sistema e SUS Notifica no Brasil - ferramenta relevante para garantir agilidade no processo de notificação, auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das ações realizadas pelos gestores.
Santana do Mundaú II
“Estamos muito felizes em saber que a organização em nosso banco de dados foi destaque nacional; e que isso nos levou a ser escolhidos como o município referência pelo Ministério da Saúde. Essa conquista atesta que desde os setores operacionais, de logística, passando pelo suporte e o atendimento à nossa população, a saúde de Santana do Mundaú mantém um padrão de qualidade e eficiência”, destacou o prefeito Arthur Freitas.
Chã Preta
Cerca de 40 famílias que residiam em casas de taipas, sobretudo residências em absoluto estado de precariedade, agora vivenciam num outro patamar de vida. É que ao longo desses últimos dois anos, a Prefeitura conseguiu construir 37 casas de alvenarias num local mais humanizado, onde agora em período de chuva tranquilamente se pode ter acesso. Diz o prefeito Maurício Holanda (MDB) que a ação faz parte de uma parceria com o governo de Alagoas.
Parlamentar
“É compromisso, parceria e responsabilidade. Pode pesquisar que o resultado é certo, pessoal! Nosso mandato segue defendendo as crianças e a juventude, trabalhando pelo protagonismo feminino, pelo avanço da região metropolitana e promovendo mudanças reais em toda Alagoas!” Recado da deputada estadual, Gabi Gonçalves (PP).
Murici
O prefeito Olavo Neto esteve em Maceió na sede da Defesa Civil. Participou de uma reunião, a fim de dialogar sobre ações em conjunto que possam auxiliar na prevenção de enchentes como a que aconteceu em seu município no início deste mês. “Gostaria de agradecer o apoio do coordenador estadual da Defesa Civil, Moisés Melo, por se colocar à disposição e nos oferecer todo apoio necessário. Vamos seguir em busca da união de forças para conseguir os recursos necessários que possibilitem a solução definitiva desse problema”, comentou.
São Luís do Quitunde
Na manhã desta última terça, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência, promoveram a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a Conferência que é realizada a cada dois anos, tem o objetivo de criar novos planos assistenciais que atendam de forma eficiente a população.
São Luís do Quitunde II
“O evento foi marcado por palestras, apresentação cultural, momento da discussão dos eixos propostos e apresentação dos delegados que irão representar o município na 14ª Conferência Estadual de Assistência” disse a prefeita Fernanda Cavalcante (MDB). A gestora está bastante contente, pelo fato das meninas do time de Futsal da Escola Maria do Carmo, obterem pelo segundo ano consecutivo, os Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) e que agora vão disputar a etapa nacional, que acontecerá em Brasília.
Penedo
Nesta sexta-feira, 28, um evento inédito acontecerá em Penedo. É que setores da administração municipal, entidades relacionadas com o poder público e empresas da iniciativa privada participam do 1º Núcleo da Cooperativa de Colonização Agropecuária Municipal. O evento visa promover orientações e aproximar o produtor rural, principalmente os que atuam na agricultura familiar, das políticas públicas disponíveis e da assistência técnica ofertada pelo poder público, assim como das empresas do ramo agropecuário que estarão participando com estandes.
Turismo
Operadores e agentes de viagens de Maceió tiveram a oportunidade de conhecer a Rota Gastronômica Raízes dos Cânions, no Alto Sertão, durante um Famtour promovida pelo Sebrae/AL e pelas instituições que formam as Instâncias de Governança Turística dos Cânions do São Francisco. Durante um dia inteiro, eles percorreram cooperativas, assentamentos, bares e restaurantes que ajudam a movimentar a agricultura familiar da região e a gastronomia local.
Turismo II
Foram convidados dez representantes dessas empresas, que percorreram os municípios de Água Branca, Piranhas e o distrito de Piau. Por cada lugar que passaram, eles conheceram uma parte da cadeia de produtores e empreendedores que atuam no Sertão do Estado, com o objetivo de que as agências incluam a Rota Gastronômica Raízes nos seus pacotes de viagens.
Trajeto
O Famtour passou por uma cooperativa de mel, que é a Coopeapis pelo Engenho São Lourenço que trabalha uma gastronomia regional, inclusive eles têm um sorvete frito de tapioca, algo bem típico por lá. Passamos ainda pelo Assentamento Nova Esperança, onde fizemos uma trilha para visitar um sítio arqueológico com pinturas rupestres”, revela Alanna Klengues, trainee em gestão de projetos do Sebrae/AL.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011