Edmilson Teixeira
Mundial
Pela primeira vez na história, 32 seleções – incluindo oito estreantes – participam da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Em 2019, o Conselho da Fifa votou por unanimidade para aprovar a proposta do presidente Gianni Infantino de aumentar o número de participantes, que eram 24 na Copa anterior, na França.
Mundial II
O presidente da Fifa também anunciou um aumento em 300% do prêmio em dinheiro da Copa do Mundo feminina, para 150 milhões de dólares (cerca de R$ 720 milhões). Embora o novo valor seja três vezes maior que o de 2019 e dez vezes superior ao de 2015, ainda é consideravelmente inferior ao prêmio total de 440 milhões de dólares (2,1 bilhões de reais) concedido na Copa do Mundo masculina no Catar no ano passado.
Curiosidade
Esta não é apenas a maior Copa do Mundo de Futebol Feminino, mas também a primeira a ter dois países como anfitriões. Ao todo, as partidas serão disputadas em dez estádios de nove cidades. Seis estádios estão na Austrália, incluindo dois em Sydney, e quatro na Nova Zelândia.
Início
A abertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino ocorreu em território neozelandês, com uma disputa contra a Noruega no Eden Park de Auckland na última quinta-feira, três horas antes do jogo da Austrália contra a Irlanda, no Stadium Australia, em Sydney. A final será disputada neste mesmo estádio, que é o maior da competição, com capacidade para 83.500 torcedores.
Nossa Seleção
O menor, por outro lado, é o Estádio Hindmarsh, de Adelaide, com capacidade para 18.435. É onde ocorrerá a estreia do Brasil na Copa, em partida contra o Panamá na próxima segunda-feira, às 8h (horário de Brasília). Em Alagoas o governador Paulo Dantas decretou ponto facultativo para os funcionários públicos nos dias de jogos da nossa Seleção.
Embate
Canadá e Nigéria empataram por 0 a 0 na madrugada desta sexta-feira, em Melbourne, na Austrália. A seleção canadense teve a grande chance do jogo, em pênalti cobrado por Sinclair, mas Nnadozie defendeu a cobrança e evitou a derrota nigeriana. A goleira foi o destaque da partida, com grandes defesas, além do pênalti que defendeu.
Megão na jogada
O jogador Wendel voltou ao radar do Flamengo, justamente nessas últimas duas semanas da janela internacional de transferências. Antes fora dos planos, o cenário mudou em pouco tempo. Quais são os principais motivos para o Rubro-Negro investir no volante? O jogador de 25 anos pertence ao Zenit, da Rússia, e tem contrato até o fim de 2027. Wendel, no entanto, é um dos nomes considerados negociáveis pelo clube russo. O volante, inclusive, ainda está no Rio de Janeiro por causa de alguns problemas familiares e ainda não se apresentou ao Zenit.
Condições favoráveis
O São Paulo do técnico Dorival Júnior é uma equipe mais confiante. Não à toa, o Tricolor está na quarta posição do Campeonato Brasileiro, na semifinal da Copa do Brasil e nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O treinador resgatou o espírito de um elenco que estava desacreditado no começo da temporada e tem conseguido bons resultados, fazendo a torcida crer que o fim do jejum de títulos expressivos está próximo.
É tudo ou nada
Oito grupos, 64 times e 32 vagas para avançar para a próxima fase. Na última rodada da Série D, neste domingo, às 18h, 36 times - entre classificados e já eliminados - entram em campo só para cumprir tabela. Mas para outros 28 ainda há 14 vagas em aberto a serem disputadas.
Grupo arapiraquense
Nesse embate de disputa pela classificação para fase seguinte da Série D estão os dois times de Arapiraca, ASA e Cruzeiro. Eles estão no Grupo 4, que restam duas vagas, visto que Retrô e Bahia de Feira já estão garantidos. Com chances estão ASA, Falcon, Sergipe, Atlético/BA, Cruzeiro e Jacuipense/BA.
Matemática
O ASA tem 56,8% de chance de se classificar. Na terceira posição, uma vitória simples garante a classificação, uma vez que o desempate por número de vitórias o deixaria à frente dos rivais. Já o Cruzeiro tem apenas 14% de chances, isso porque precisa vencer e torcer por tropeço de dois entre ASA, Falcon e Sergipe. A última rodada dessa fase: Sergipe x Bahia de Feira, Retrô x Falcon, Atlético-BA x Cruzeiro-AL, ASA x Jacuipense.
Nas vitrines
Aniversariante desta sexta-feira, 21, Endrick completou 17 anos e abre contagem regressiva para deixar o Palmeiras rumo ao Real Madrid. O atacante será jogador do time espanhol a partir do meio de 2024, assim que chegar aos 18 anos. Até lá, o Palmeiras tenta aumentar o lucro com a negociação por meio do cumprimento de algumas metas pré estabelecidas em contrato, que podem aumentar em até 25 milhões de euros o valor final da venda. Endrick já cumpriu uma dessas metas e garantiu mais R$ 13 milhões ao Palmeiras. A cada cinco gols marcados, o atacante gera mais 2,5 milhões de euros ao clube.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011