Bartpapo com Geraldo Câmara

O AMBIENTE INTEIRO

Bartpapo com Geraldo Câmara 21 de julho de 2023

É exatamente isto que vocês estão lendo que eu quis dizer. Precisamos fazer uma lavagem cerebral, entender tudo o que se passa entre nós Brasil, entre nós mundo e verificar que só estamos falando no chamado meio ambiente e pensando no clima, na poluição e em tanta coisa, mas esquecendo que o nosso problema é inteiro, é total, é de reeducação plural, é de tudo o que nos cerca; é de ambiente inteiro e não de meio. Para falarmos em educação ambiental será preciso que exploremos a educação geral, a nossa maneira de ver e encarar o mundo, mas sobretudo o semelhante.

A necessidade de se bater na tecla da educação como um todo, da educação como regra de vida, da educação como fator primordial para que todos os assuntos sejam discutidos de maneira ampla pela sociedade, mas de modo a que essa sociedade saiba do que estamos falando isso é primordial. Não adianta que apenas as escolas ensinem a ler e a escrever. De nada servirá que ensinem as contas, o dividir, o multiplicar se não absorverem os problemas mais sérios que atingem essa mesma sociedade. Há que haver uma multiplicidade prática e uma diversidade de matérias que levem a crianças e adultos uma educação civilizatória e prática.

Haverão de estar perguntando os leitores o que estarei querendo dizer com isto, mas será de fácil entendimento. Na verdade, estamos avaliando que os currículos escolares, por exemplo são profundamente acadêmicos, mas não são sociais, não são práticos. É evidente que as escolas, colégios não podem e não devem esquecer a linha de aprendizado que leve ao conhecimento maior, à faculdade ao exercício futuro de uma profissão, de uma vocação. Mas insisto em dizer que precisamos fazer uma inclusão vigorosa de métodos e sistemas que levem exatamente ao exercício pleno e rápido da civilidade como um todo. Regras básicas de educação, regras de convívio social, estabelecimento ainda jovem de conhecimentos da relação entre os seres, do respeito ao semelhante, do respeito às leis do país, do conhecimento comezinho da igualdade quer seja racial, intelectual, física, o que for.

Entendam os leitores que não estou querendo ser o rei da Prússia, ou ditar normas, Não. Mas os anos de aprendizado, de vivência, de observação, de ouvir muita, muita gente, de observar o comportamento humano levam-me à certeza de que o conceito de educação neste país e talvez no mundo esteja completamente errado no seu rumo. No entanto, ainda há tempo. E um tempo que não precisa só ser entre estudantes, mas com adultos também. Os meios de comunicação podem e devem ser muito mais educadores do que críticos. Podem equacionar em suas exibições muito mais ensinamentos e experiências atingindo uma população bem maior. A insistência nas publicidades comerciais leva à vendas incríveis. A insistência em assuntos educacionais também pode levar a grandes avanços na sociedade.

A sugestão maior é a de se levar a esferas superiores ou até mesmo ao poder legislativo a proposta de mudança total na programação educacional do país onde a inclusão de matérias referentes ao comportamento levem ao conhecimento de todos os alunos e reprodutores naturais de ideias, repito, ensinamentos desde cedo em relação a todos os problemas sociais que vivemos. Uma mudança radical no ensino, resguardando-se o acadêmico e adotando o inclusivo como meio correto de união e de educação de toda uma sociedade futura e desde já.

E só então poderemos dizer que não estaremos mais preocupados com o meio ambiente porque tratamos de todo o ambiente de vida das pessoas. Um ambiente inteiro onde o país se entenda e entenda cada vez mais a busca pela igualdade e pelos melhores propósitos.

FOTONOTAS



JOSEALDO TONHOLO – Olha o homem aí de novo completamente disposto a cumprir mais um mandato como Magnífico Reitor da nossa Universidade Federal de Alagoas. Dono de uma simpatia invulgar e obviamente de uma competência comprovada, Tonholo sem dúvida é sério candidato a continuar a dar de si em prol da educação no estado de Alagoas. A par disso, a simpatia que lhe acompanha ajuda em muito na integração que um reitor tem que ter com professores e alunos demonstrando que na educação moderna essa união e essa correspondência são também fundamentais.



HUGO WANDERLEY – Pense num cara jovem e dinâmico que sabe para o que veio e coloca tudo de si em suas missões, não só como prefeito de Cacimbinhas, sua origem política como também enquanto presidente da AMA – Associação dos Municípios Alagoanos. Hugo é dinâmico com todas as características de líder seguindo os passos do pai famoso, o médico José Wanderley. O trabalho que ele vem desenvolvendo junto aos municípios o credencia cada vez mais como um dos novos e competentes líderes do estado de Alagoas e não tenho dúvida em afirmar que isto já está acontecendo, muito bom aliás para a renovação de que tanto precisamos.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

O otimismo com os pés no chão ajuda a quem caminha a alcançar melhor o seu destino.

ALERTAS DO DIA

* Bons augúrios para Palmeira dos Índios foi deixado pelo senador Renan Calheiros que prometeu a instalação naquela cidade de uma Faculdade de Medicina. O senador acrescentou que os entendimentos para alcançar esse objetivo estão bastante adiantados com o ministro Camilo Santana da pasta da Educação. O importante é a conscientização de que o ensino superior precisa realmente avançar cada vez mais rumo a uma política de interiorização por uma série de fatores. Incluindo dentre eles o poder econômico dos alunos que, sem dúvida é bem mais baixo do que na capital. Fiquem alertas!

* Alerta, gente, para essa questão de fogo em residências, em pontos comerciais, em qualquer lugar. Vide a barraca que pegou fogo na Jatiuca e que era bastante frequentada e importante para os donos e para os frequentadores. O fato é que existem motivos para que o fogo apareça de repente e tudo é uma questão de minutos para que se alastre. Os problemas geralmente são inerentes à instalações elétricas defeituosas, a excesso de utilização de tomadas com muitos aparelhos ligados em um só lugar e outros fatores que precisam ser evitados para que os acidentes mais graves não aconteçam. É bom prestar atenção.

* Há um certo tempo um projeto do vereador Joãozinho, se não me falha a memória, foi apresentado, votado e aprovado na Câmara Municipal de Maceió obrigando escolas públicas e particulares a colocarem portões giratórios e detectores de metais em suas entradas. Acho relevante, apesar de seus custos serem bastante elevados, mas fundamentais para ajudarem na prevenção contra a violência e os ataques que acontecem no mundo todo dentro desses estabelecimentos com alunos entrando com armas e matando a troco de nada. É bom que se reveja o projeto.

* Impressionante como os extremistas deste país estão cada vez mais ousados e capazes de manifestarem de maneira grosseira suas preferências ou não com os métodos mais idiotas e imprevisíveis. Os ataques ao Ministro do Supremo, Alexandre Moraes na Itália são a prova cabal de que não existem mais fronteiras, nem barreiras para que eles aconteçam. Por mais desculpas que os agressores apresentem, o mínimo de civilidade precisa ser mostrado para que fatos dessa natureza não ocorram.

POR AÍ AFORA

# A Agência Pública revelou o perfil dos agrotóxicos liberados durante o governo Jair Bolsonaro que, fabricados na China, foram banidos na Europa, mas seguem sendo aplicados nas lavouras de soja brasileiras. Mas por trás desse perfil existe outro: o das empresas com maior número de produtos que, banidos ou desregulamentados na União Europeia, estão à venda no Brasil. É o que mostra um novo levantamento feito com base em dados do governo federal, que revela que as grandes empresas beneficiadas são fabricantes de agrotóxicos da China, Índia e Alemanha.

# O governador de Alagoas, Paulo Dantas se reuniu com o embaixador da China e alinhou uma série de colaborações que podem acontecer com aquele país e em áreas bastante diversificadas tais como energias renováveis, ciência, turismo, agricultura familiar e outras. Na verdade, o governador busca investimentos chineses por aqui e dentre outras coisas ofereceu terrenos para colocação de indústrias e outros tipos de negócios que possam ser implantados por aquele país em território alagoano. É nosso pequenino estado desbravando novos horizontes.

# O meio ambiente foi o centro do debate da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE). O encontro reuniu 60 líderes dos dois continentes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um das bandeiras levantadas foi alvo de cobrança de governos de países pobres e em desenvolvimento: a disponibilização de recursos, por parte das nações mais ricas, para financiar projetos de mitigação e adaptação em relação às mudanças climáticas. O aquecimento global tem provocado recordes de calor no planeta.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399