Bartpapo com Geraldo Câmara

NOSSO SANGUE

Bartpapo com Geraldo Câmara 14 de julho de 2023

Quantas vezes ouvimos dizer “está no sangue”, “é do DNA” e outras expressões significando que, sem dúvida, nosso sangue é de uma importância fundamental. A vida, independente de qualquer outra função que tenhamos está basicamente no nosso sangue. Aquele que de vez em quando dizemos: “dou meu sangue por aquela causa”, o que traduzindo é “morro por aquilo ou por alguém”. Nas guerras, os soldados estão sempre prontos para fazerem transfusões de sangue e, com isto, salvar a vida de um outro que ali está lutando por amor à sua pátria. É preciso que haja espírito de solidariedade e de compaixão quando falarmos de sangue. De nada adianta uma cirurgia bem feita se não houver por perto as famosas “bolsas de sangue” que darão ao paciente a possibilidade de se recuperarem das naturais perdas de sangue em procedimentos médicos desta natureza. Enfim e na verdade a importância da presença do sangue para o salvar vidas é imprescindível. É realmente vital.

No Brasil procuramos fazer de tudo para que não haja falta de sangue nos hospitais, nas clínicas cirúrgicas mas sempre há uma carência, até porque existem vários tipos de sangue e alguns bem mais raros do que outros e, portanto, joias preciosas na hora de se salvarem vidas. Os chamados bancos de sangue precisam ter sempre seus estoques renovados, não só com os tipos sanguíneos mais comuns, mas também com esses mais raros que para existirem nos estoques precisam da vontade, do despojamento daqueles que os têm em seus corpos e que estejam dispostos a entrar nas campanhas de doação.

Doar sangue é uma questão de humanidade, de solidariedade, de compaixão para com o próximo e também da consciência salvadora que cada um deve ter na certeza de que estará salvando uma vida ou mais a cada vez que estiver doando um pouco do seu sangue e sabendo que não estará perdendo nada. O que se doa, rapidamente é restaurado pelo próprio organismo permitindo que sempre possa doar sem nenhum perigo para sua própria vida.

As campanhas de doação estão aí, diuturnamente, abrindo cabeças, selando consciências e fazendo com que os que podem fisicamente fazê-la o façam com a certeza de que sempre estarão contribuindo para uma vida continuar sua trajetória, graças ao seu precioso sangue. Volta e meia durante as campanhas, estoques são mostrados e ainda se vê que a carência é muito grande. Então é preciso que a consciência de cada um seja acesa pela chama da solidariedade.

Um fato que realmente vai marcar. Ou já marcou. Há duas semanas atrás a cantora Ludmila resolveu fazer uma campanha em que as pessoas que fizessem doações de sangue no HemoRio poderiam trocar por ingressos para o seu show. E, com isto, mais de 500 pessoas fizeram doação de sangue no dia seguinte ao anúncio. Este número bateu todos os recordes de doações para aquela instituição desde sua fundação em 1944. No dia seguinte ao show, pessoas influenciadas pela campanha, ainda que terminada, fizeram fila e em quatro dias, mais de 2.000 bolsas foram doadas. A cantora está emocionada até hoje e está pedindo que o seu exemplo seja seguido por outros colegas, cantores e cantoras que realmente podem ser condutores de uma recuperação em massa do sangue necessário por todo o país.

Vamos pensar. Aqui em Alagoas existem vários locais onde se pode doar. Começando pelo Hemoal. Não dói. Não prejudica a sua saúde. Só faz bem e fiquem certos que a gratidão sempre estará gravada em seus corações. Vamos ajudar. Vamos doar. Vamos multiplicar nosso sangue e salvar vidas. Muitas vidas. Todos contam com vocês.

FOTONOTAS


EDUARDO CANUTO – Conheci Eduardo Canuto ainda como atleta e como tal ele me concedeu sua primeira entrevista. Naquela época já era todo animado, só ainda não descobrira sua vocação para ajudar outros atletas, sobretudo os jovens de Maceió. E foi por este caminho que entrou para a política, foi eleito a primeira vez como vereador da capital e nunca mais parou. Suas atividades políticas são intensas tendo sido secretário de governo e etc, etc, etc. Aliás, parece que a vida de Eduardo sempre estará repleta de etceteras que a tornarão cada vez mais rica. Abração, amigo! E boas “atletices” !



CIRO BLATTER – Ah, mas eu estou realmente com saudades deste meu amigo, um exemplo de caráter, de profissionalismo, de amor à profissão. Um promotor de mancheia que tem colaborado e muito com a sociedade, sobretudo no combate ao crime organizado ou desorganizado. Não importa. Porque Ciro colocou o assunto como meta de vida e o faz por amor ao próximo e por sentir que, cada vez mais Alagoas precisa de promotores abnegados e cientes de seus deveres. Este nome, Ciro Blatter está inserido de há muito na história de Alagoas. Por sua coragem, abnegação e altruísmo. Um abraço, amigo Ciro.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Pensar alto é ficar nu diante da vida. Pense baixo e aumente o tom quando estiver certo.

ALERTAS DO DIA

* Agora, último dia 10 de julho foi inaugurada a primeira etapa do Centro de Memória do Tribunal de Contas de Alagoas, com tecnologia aplicada às informações que demandam a criação das primeiras cortes de contas e trazem até o nosso Tribunal nos dias de hoje. Por inspiração do ex-presidente Otávio Lessa e terminada esta etapa na atual presidência de Fernando Toledo o trabalho foi bastante exaustivo e totalmente acompanhado por uma comissão presidida pelo conselheiro aposentado José de Melo Gomes. A quem possa interessar vale a pena vir conhecer no saguão do TCE-Al na Av. Fernandes Lima. Também tive a honra de participar desta comissão.

* Questão de justiça. É preciso que as pessoas em determinadas obras, principalmente as de bastidores conheçam as que agiram silenciosamente, por trás, mas que foram também responsáveis por erros e acertos. São elas que fazem obras que servem ao grande público. No caso do Centro de Memória estiveram na concepção, Adriana Guimarães, Werner Salles, Wilma Nóbrega, Rebeca Machado e Nina Magalhães. Já na Comissão Interna do TCE, estivemos sob a batuta de José Mello Gomes, este que vos escreve, mais Daniel Bernardes, Lídia Machado, Michele dos Santos Silva, Marisa Lira, Salete Tavares e Sidilene Cavalcante. Valeu, gente valorosa! Vamos à segunda etapa.

* Importantíssimo o aniversário desta nossa Tribuna Independente, um jornal recuperado pelo poder do cooperativismo aplicado na Jorgraf há 16 anos e mostrando a pujança desta maneira de produzir e ter efeitos, todos positivos. Sob a batuta competente de meu amigo José Paulo Gabriel, a Tribuna, repleta de jornalistas e gráficos atuantes e vibrante em todos os sentidos segue com sua edição impressa diária desafiando tendências e mostrando pujança em todas as suas ações. Gostaria de deixar aqui registrada a honra que tenho de manter minha “coluna Bartpapo”, hoje uma ilha cercada de gente de primeira por todos os lados. Ou por todas as páginas. Parabéns, Tribuna!

* As chuvas são absolutamente necessárias, não há dúvida. São dádivas de Deus. No entanto, quando o homem não se previne, não trabalha direito, não respeita o meio ambiente, a força da natureza, os efeitos são altamente negativos como assistimos nos últimos dias de chuvas incessantes, de enchentes, de queda de casas e de barreiras, de mortes, muitas mortes. Se analisarmos bem, quase tudo provocado pela mão do homem que ainda não entendeu que é preciso preservar os efeitos da natureza em tudo por tudo. Se começarmos de agora a cuidar do meio ambiente, ainda assim anos e anos virão para que sintamos os bons efeitos.

POR AÍ AFORA

# Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, disse uma grande verdade ao desabafar que o Brasil desperdiça sua principal vocação para desenvolver o Turismo. Para ele o nosso país tem todas as condições para ser um dos principais destinos do mundo para o turismo, mas, corretíssimo, não temos os pontos mais importantes: planejamento e visão a longo prazo. Aqui nós exploramos o turista e não o turismo e para se ter uma pequena ideia, somente a Torre Eiffel em um ano, recebe quase o dobro de visitantes do Brasil, sendo 80% deles estrangeiros.

# O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, endureceu esta terça-feira as palavras para lamentar a falta de definição de um prazo para a adesão do país à Aliança Atlântica. "Parece que não há disponibilidade. Nem para convidar a Ucrânia para a OTAN nem para torná-la membro da Aliança", declarou, sem esconder a insatisfação. Parece também que o presidente da Ucrânia não pensa que essa é uma decisão coletiva que não é fácil de ser tomada devido às regras em relação à proteção aos países membros.

# Mais velhos e mais sós. O retrato de quem trabalhou sem descontos. Número de pessoas com mais de 80 anos aumentou muito nos últimos dois anos em Portugal, chegando atualmente aos 750 mil. E continuará a subir. No Dia Mundial da População, a Pordata, empresa de pesquisa do país divulga um estudo revelador: há meio milhão em risco de pobreza, vivendo com menos de 551 euros por mês. A investigadora Luísa Loura diz que na próxima década o quadro vai se alterar, a vários níveis. É claro que essa é uma preocupação relevante que precisa ser levada em conta, sobretudo pelo lado humanístico da questão.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399