Edmilson Teixeira
Junqueiro
Inaugurações, eventos culturais, desfile escolar, visita de obras, assinatura de Ordem de Serviço marcaram uma festa que começou no último sábado e que só veio finda na madrugada desta terça-feira, 11, devido um grande show que aconteceu ontem à noite em praça pública. Tudo isso para registrar a passagem de aniversário dos 76 anos de Junqueiro, que oficialmente aconteceu no domingo, 9, ocasião em que o prefeito Leandro Silva (MDB) recebeu diversas autoridades.
Junqueiro II
Lá estiveram o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e o deputado federal Marx Beltrão, assim como o deputado estadual André Silva, ocasião em que ocorreu assinatura para a Ordem de Serviço para a segunda etapa do Programa Minha Cidade Linda. Desta vez autorizando a pavimentação em paralelepípedos de mais de 98 ruas de Junqueiro. Depois foi inaugurado por meio do Programa Pró Estrada a pavimentação de mais 17 ruas nos povoados Riachão, São Benedito, Retiro e Ingá.
Matriz de Camaragibe
Conforme levantamento da Defesa Civil Municipal de Matriz, mais de 3.600 pessoas foram afetadas pelas intensas chuvas que caíram na região no último final de semana, sobretudo entre sexta e sábado. São 459 pessoas desabrigadas e 3.158 moradores desalojados, totalizando 3.617 pessoas afetadas. Esse número de pessoas, segundo a Defesa Civil do Estado, foi o mais elevado entre todas as cidades alagoanas nessas enchentes. Com recursos próprios, por enquanto a Prefeitura vem dando todo suporte necessário, sobretudo na questão de alimentação.
Mata Grande
Uma pesquisa levantada durante a última sexta-feira, 7, mostra um percentual de 85,7% de aprovação da atual administração pública municipal, cujo prefeito Erivaldo Mandú (MDB) obteve também 77% de satisfação de seu eleitoral, no quesito que agrega os itens ótimo e bom. A pesquisa entrevistou 823 pessoas aptas a votarem nas eleições, e conforme o Instituto DataSensus, responsável pelo trabalho, o nível de confiança é de 95% e sua margem de erro é de 3,3% para mais ou para menos.
Mata Grande II
Com o advento da eleição municipal que se aproxima, fez com que os pesquisadores do DataSensus também simularam uma disputa eleitoral, com indicação de voto. Nesse caso, um virtual candidato apontado pelo prefeito Mandú se elegeria com uma contagem de 63,9%. Walysson Firmo apoiado por Celso Luiz obteve 17,9%, Samyr Malta que é apoiado por Antônio Albuquerque alcançou 6,5% e Emanuelle Brandão apoiada pelo ex-prefeito Jacó Brandão teve apenas 1.8%.
Chã Preta
O prefeito Maurício Holanda (MDB) foi peça fundamental de um movimento no sentido de reivindicar junto ao governo alagoano, uma solução para a recuperação da rodovia estadual que corta parte do Vale do Paraíba. O gestor chãpretense esteve dias atrás na sede do DER/AL justamente reivindicando a questão junto à diretoria do órgão, sobretudo para recuperar o trecho que liga sua cidade até Viçosa. E foi desse encontro que através de uma ligação telefônica para o governador Paulo Dantas, que Maurício Holanda ouviu o sinal positivo de que a obra seria executada tão logo.
Desfecho
Pois na última quinta-feira, o governador Paulo Dantas convocou alguns prefeitos do Vale do Paraíba, para anunciar a restauração da rodovia estadual que corta parte daquela região. O trecho beneficiado será entre Viçosa e Palmeira dos Índios, cerca de 60 km de extensão. Viçosa, Paulo Jacinto, Chã Preta e Quebrangulo serão os municípios contemplados com a obra, que chega a casa dos 122 milhões de reais, na questão de investimentos financeiros.
Quebrangulo
Em Quebrangulo o ex-prefeito Manoel Tenório não é mais inimigo do prefeito Marcelo Lima, depois de um cenário de disputa política que atravessou décadas na terra natal de Graciliano Ramos. O atual vice-prefeito, Emanuel Cardoso já postou vídeo em suas redes sociais, dando conta de que é pré-candidato a prefeito, enquanto que o presidente da Câmara, Feu Maia (MDB) aguarda o aval do tio (Marcelo Lima) inclusive de Manoel Tenório também, para entrar na briga pela Prefeitura no próximo ano.
Capela
As chuvas provocaram muitos estragos na estrada de acesso ao distrito de Santa Efigênia. Vários trechos do local ficaram alagados e intransitáveis. A Prefeitura vai iniciar os trabalhos de recuperação das estradas vicinais, para que os moradores não fiquem ilhados. Outras comunidades rurais também foram afetadas pelas chuvas.
Capela II
A comunidade de Capela vem enfrentando o impasse da falta d’água nas torneiras há mais de quatro dias. A situação se agravou ainda mais com as fortes chuvas que caíram na última sexta-feira. É que o sistema de captação que fica no rio Paraibinha foi danificado pela enchente. Sabe-se que três municípios atendidos pela empresa Verde Alagoas estão com o fornecimento de água prejudicado. São eles: Capela, Maribondo e Colônia Leopoldina.
Santa Luzia do Norte
“Nossa cidade está sofrendo mais um ano com as fortes chuvas que vem atingindo todo o Estado. Estamos monitorando o nível da lagoa Mundaú e toda nossa equipe está em alerta e trabalhando para atender todas as famílias que se encontram em situações de riscos”, prefeito Márcio Lima.
São Luís do Quitunde
“Meu coração está unido a cada um dos quitundenses que tiveram que sair de suas casas por causa das fortes chuvas. Estamos trabalhando desde essa última sexta-feira, prestando todo apoio e ajuda necessárias às famílias que foram atingidas diretamente. Tenho saído nas ruas, conversando com o povo e garantindo que todos serão assistidos.Já entrei em contato com o Governo para que o estado de emergência seja decretado em São Luís do Quitunde. Nesse momento, precisamos de toda ajuda necessária”, postou em suas redes sociais a prefeita Fernanda Cavalcante (MDB).
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011