Roberto Baia
O voto de Daniel
O deputado federal arapiraquense Daniel Barbosa usou as redes sociais para se pronunciar sobre a aprovação em 1º turno da PEC 45/19, conhecida como Reforma Tributária, que simplifica impostos sobre o consumo, prevê fundos para bancar créditos do ICMS até 2032 e para o desenvolvimento regional, além da unificação da legislação dos novos tributos. Houve 375 votos a favor e 113 contra no segundo turno da votação na Casa.
Desigualdades regionais
De acordo com o parlamentar, foi ouvido todos os setores e com esta aprovação haverá redução nas desigualdades regionais e sociais. “Ouvimos todos os setores para construir pontes e reduzir as desigualdades regionais e sociais. Para isso, temos como ponto principal a previsão de alíquota zero para itens da cesta básica”, disse Daniel.
Votaram a favor
O deputado destacou ainda que Alagoas e toda a região nordeste precisam avançar. “Esse é um caminho para garantir o desenvolvimento de nosso estado e de todo país”.
Além de Daniel Barbosa votaram a favor da proposta, os deputados alagoanos Paulão, Arthur Lira, Isnaldo Bulhões Jr., Marx Beltrão, Luciano Amaral, e Rafael Brito. Os únicos da bancada alagoana a votarem contra a reforma foram os deputados Alfredo Gaspar de Mendonça e Delegado Fábio Costa.
Novo Cisp
O governador Paulo Dantas e o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, inauguram neste domingo, 9, o 51º Centro Integrado de Segurança Pública de Alagoas (Cisp). A nova instalação está localizada às margens da rodovia AL- 450, no município de Anadia, no Agreste alagoano. O prédio, que tem 900 m² e é do tipo I, recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões em recursos oriundos do Tesouro Estadual.
Estrutura moderna
Com uma estrutura moderna e ampla, a unidade abrigará equipes da Polícia Civil e Militar que atuam na região. O prédio conta com sala de reuniões, alojamentos, vestuário, copa, depósito, celas e recepção, além de outros espaços de uso comum das forças de segurança e da população anadiense que buscarem atendimento, como a Sala Lilás, que possibilitará acolhimento humanizado às vítimas da violência doméstica.
Reforço na segurança
O novo equipamento de segurança é o 16º Cisp do Agreste a ser entregue à população e reforça a política de integração entre as forças de segurança, gerando melhores condições de trabalho para as equipes, combatendo com maior eficácia a criminalidade no município e promovendo a redução dos índices de violência na região.
Centro Judiciário
O desembargador Orlando Rocha, presidente em exercício do TJAL, assinou, na manhã de quinta-feira, 6, acordo de cooperação com a Faculdade Cesmac do Agreste localizado em Arapiraca, para viabilizar a instalação de mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Quando inaugurado, o Cejusc do Cesmac Agreste será o 31º de Alagoas. Além deste, há a previsão de inauguração de mais nove até o final deste ano.
Parceria com instituições
Segundo o desembargador Orlando Rocha, encontrar cada vez mais meios para a mediação e a conciliação tem sido uma preocupação do Judiciário alagoano.
“O papel dos Cejusc é de extrema importância para reforçar a cultura da mediação numa etapa pré-processual, evitando assim que esses conflitos sejam judicializados. Além disso, viabiliza uma parceria com instituições de ensino superior, sendo uma ferramenta que facilita a atividade acadêmica para estudantes que terão a oportunidade de conviver com essa realidade mais perto deles”, ressaltou Orlando Rocha.
Foi preso
Na manhã de sexta-feira, 7, foi preso em Arapiraca o acusado do assassinato da estudante de Direito Laura Beatriz Santos Silva, 23, e da mãe dela, Jedete Santos Silva, 48, ocorrido na última quarta-feira, 5, na Grande Recife. De acordo com informações, o suspeito do crime, José Reinaldo Almeida Simões Júnior, era ex-namorado da jovem, e foi preso na casa de parentes. Ele deve responder por duplo feminicídio.
Foram assassinadas
Laura Beatriz e Jedete Silva foram assassinadas a tiros na entrada de um prédio de apartamentos no bairro Candeias, município de Jaboatão dos Guararapes. Mãe e filha chegam ao local por volta das 15h e, logo em seguida, o acusado que estava em um veículo estacionado do outro lado da rua se aproxima delas e efetua pelo menos seis disparos. Câmeras de segurança chegaram a filmar o acusado saindo do local com a arma usada no crime na mão.
... A Associação dos Motoristas de Aplicativos do Agreste realizou, na noite de quinta-feira, 6, reunião no plenário da Câmara Municipal de Arapiraca, para assegurar integração entre os profissionais na região.
... De acordo com o presidente da associação, Carlos Ferro Vanderlei, um dos objetivos é promover a união dos motoristas que trabalham por aplicativo.
... “A gente vai buscar dar esse suporte, discutir ideias e projetos que venham beneficiar a categoria como um todo,” afirmou Carlos Ferro.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.