Sérgio Toledo
Eleição no Cremal
Dias 14 e 15 de agosto próximo, haverá eleições para os Conselhos Regionais de Medicina, por todo o Brasil. Será pela internet, podendo ser presencial caso o profissional não se sinta seguro de fazer pelo computador e ou celular.
Em Portugal, por exemplo, existe só um Órgão representativo dos médicos. Aqui no Brasil temos três. Uma Sociedade de Medicina que cuida das ações associativas e culturais. Um Sindicato de Medicina que cuida das ações em defesa dos salários dos médicos empregados. E um Conselho Regional (existe um Conselho Federal), que cuida da ética nas atividades dos médicos. De uma forma reduzida e sintética.
O fato é que para cada entidade o médico paga uma mensalidade. Sociedade e Sindicato não são obrigatórios para a efetiva atividade médica. No Conselho, o médico tem que ter registro que serve em todo o território nacional, porém precisa existir um registro secundário, caso o médico vá atuar sempre em outro estado.
Além das três entidades temos as Sociedades de Especialidades e sub- especialidades. Os Congressos de ambas. Os investimentos são grandes. São necessários para que o profissional siga acompanhando a evolução e as melhorias. Aprendizado constante para uma boa atuação junto aos clientes/pacientes.
Fui presidente da Sociedade de Medicina de Alagoas e da Sociedade de Ortopedia e Traumatologia regional de Alagoas. Um mandato de dois anos em cada. Alguns amigos solicitaram que eu continuasse em ambas, ao fim dos mandatos. Não aceitei. Sou favorável a alternância de poder. Sempre virá alguém com novas ideia e disposição para melhorar e assim mudar alguns fatos do dia a dia.
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.