Roberto Baia

Gilberto Coutinho na MDA

Roberto Baia 07 de julho de 2023
Gilberto Coutinho na MDA
Gilberto Coutinho Freire - Foto: Divulgação

O historiador e cientista político alagoano Gilberto Coutinho Freire tomará posse, nesta sexta-feira (7), como Coordenador Executivo do Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em Alagoas.

Coutinho foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira, 30 de junho.

Posse nessa sexta-feira


A posse está marcada para as 15 horas, tendo como local o auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetag/AL), na Rua Dilermando Reis, no bairro Jatiúca, em Maceió.

Gilberto Coutinho viveu em Arapiraca nas décadas de 1980 e 1990 como ativista político e servidor da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Cargos importantes


Além de professor universitário, Gilberto Coutinho também exerceu cargos importantes no serviço público em Alagoas na Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria de Assistência Social e como presidente do Incra em Alagoas.

Coutinho foi indicado ao ministro do MDA, Paulo Teixeira, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O professor Gilberto Coutinho é dirigente do PT em Maceió e também já exerceu o mandato de deputado federal no ano de 2015.

Reunião com ministro


O deputado federal Daniel Barbosa (PP), como coordenador estadual da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias (Fedacs/AL), esteve reunido na tarde desta terça-feira (4), com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para debater sobre a aposentadoria especial para a categoria.

Efetivação do benefício


Ao lado do diretor da Fedacs/AL, Jader Albuquerque, da presidente do Conacs, Ilda Angélica, e de outros representantes dos ACSs e ACEs, Daniel Barbosa entregou um ofício solicitando ao Governo Federal a efetivação do benefício, que está legalmente previsto na Emenda Constitucional 120/2020, tendo em vista “os riscos inerentes às funções desempenhadas”.

Redução na criminalidade


Conforme dados divulgados pelo 3º Batalhão da Polícia Militar na manhã de ontem, houve uma redução de 69% na criminalidade no mês de junho em Arapiraca, em comparação ao mesmo período de 2022.
Durante os 30 dias de junho foi verificada a redução de 73% de roubos a transeuntes - que são os assaltos ocorridos a pedestres em vias públicas, e de 64% no roubo de motocicletas.

Armas e drogas apreendidas


Neste mesmo período, a atuação da Polícia Militar retirou 18 armas de fogo que estavam em circulação com pessoas que não possuem porte legal, número correspondente a um aumento de 200% em relação a junho do ano passado. Também foram efetuadas 73 prisões - aumento de 40%; e ainda uma maior quantidade de drogas apreendidas, 16% a mais que no mesmo mês em 2022.

Saldo positivo


Mesmo assim saldo positivo em Arapiraca segue a tendência de redução da criminalidade e aumento na efetividade das ações da Polícia Militar em todo o Estado de Alagoas, conforme dados divulgados pelo governador Paulo Dantas na quarta-feira, 5 de julho.

Projeto de Lei


A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) poderá ser a gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano, contribuindo, dessa forma, para o melhor uso da água para abastecimento humano, irrigação e outras finalidades e, assim, garantindo mais segurança hídrica. Para isso, o Governo do Estado vai encaminhar um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) que incorpora o Canal ao patrimônio da Companhia.

Haverá cobrança


Caso o projeto seja aprovado, haverá a cobrança do uso da água do Canal por meio de uma política tarifária a ser implantada, por meio da criação de um fundo de manutenção, que já está previsto no PL, o qual vai dar sustentabilidade ao empreendimento.

A própria Casal, enquanto gestora, deverá contribuir para esse fundo a partir da água bruta que retirar para tratamento. Outros usuários de grandes e médios volumes também serão cobrados.


... A Prefeitura de Maravilha, Sertão de Alagoas, abre nesta sexta-feira, 7, as inscrições para o concurso público com mais de 100 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.


... O salário pode chegar a R$ 3.500 de acordo com o edital do certame. As inscrições começam na próxima sexta, e vão até dia 30 de julho.


... Os interessados devem se inscrever no site da Adivse Consultoria & Planejamento, que é a responsável pela execução do certame. As provas objetivas estão previstas para o dia 3 de setembro.