Bartpapo com Geraldo Câmara

NÃO FAÇO IDEIA

Bartpapo com Geraldo Câmara 07 de julho de 2023

De verdade. Réu confesso. Não faço a menor ideia do que vou escrever neste artigo principal de minha coluna. Busquei um assunto que possa interessar a todos, mas sinceramente estou com a mente vazia. Vazia? Bem começo a duvidar porque nunca fiquei de mente vazia, até porque como os antigos já diziam “mente vazia casa do cão”. E não sou eu quem vai permitir este tipo de inquilino em minha cabeça. Mas aí começo a pensar que os neurônios foram feitos para trabalhar e se eles estiverem preguiçosos no dia de hoje alguma coisa está errada e tenho então a necessidade de exercitá-los ao máximo que puder. E neste exercício começo a enxergar que o mundo às vezes para ou não anda direito porque os neurônios dos dirigentes estão atrasados e isto não pode acontecer. Como um relógio é preciso que se dê corda – eita que relógio antigo ainda de corda – para que o tempo passe sem esvaziamentos mas na procura de conhecimentos que levem à razão e da razão à ação transformando coisas, reformulando ideias, reagindo ao negativismo e construindo futuro da melhor maneira possível.

Pausa. Penso. E se penso é porque acho que estou funcionando de novo e que as ideias começam a aflorar. Mas que ideias? Ora, ora, você já está lendo. A defesa de que nós todos precisamos nutrir nossos cérebros, buscar trabalho, fazer pesquisas mentais, pensar nos outros, na vida, nas fórmulas certas e nas erradas, buscar compreensões, entrar no âmago das guerras e nas negociações da paz. Ainda que seja utopicamente falando, mas precisamos ler mais, conhecer melhor as coisas do mundo, trocar ideias e conhecimentos, fazer experiências ainda que não deem certo, mas continuar vivendo o mundo porque não viemos aqui para sermos hóspedes silenciosos e cerimoniosos. O mundo quer ser pesquisado. As pessoas, as diferenças de todos os gêneros e matizes porque são elas as diferenças que acabam por construírem um mundo melhor. Porque com elas e por elas se pesquisa, se busca melhorias de vida, de aproveitamento de tudo o que tentamos aprender. Já dizia um gênio, não sei qual que a gente nasce sem falar, daqui a pouco estamos falando, mais tarde ainda aprendendo avançamos nos anos e vamos professorando e quando chegamos a idade da velhice somos sábios. E aí morremos. Uma verdade incontestável que nos leva a crer que precisamos continuar trocando ideias entre nós todos. Porque sempre será essa troca de experiências que nos levará a tão desejada sabedoria.

Hoje, comecei dizendo a vocês que nem tinha ideia do que ia escrever e de repente descubro que a simples palavra ideia nos leva a reflexões as mais variadas, nos aprofunda em nossas perspectivas, nos leva a dizer por aqui que talvez estejamos juntos, leitores e eu, vivendo uma experiência interessante onde afastamos o vazio do não saber o que fazer com grandes revelações de que só não fazemos o que não quisermos. Só não teremos ideias se não as desejarmos ter. Nosso cérebro, sem dúvida, se o quisermos, jamais será preguiçoso e irá sempre buscar no fundo de suas experiências o material de que tanto precisamos para nos comunicarmos com o mundo e até conosco mesmo. Acho mesmo que este artigo – ah! Virou artigo! - nasceu exatamente desta compreensão, dessa formidável integração do não ter ideia de como começar até a de que ainda nem sabemos por onde terminar. Porque, como dizia um publicitário americano em um Congresso a que compareci em Acapulco no México, “uma ideia nova não existe. O que existe é uma nova conjugação de velhos elementos”. Pensando assim, como ele e transmitindo a vocês encerro buscando sempre velhos elementos para a incessante busca por novas ideias. Para aqui e para a vida.

FOTONOTAS



MELINA FREITAS – Pense numa figura que não vejo há muito tempo mas que considero formidável. Não só pela maneira encantadora com que expõe seus pensamentos, mas como gente; tão simples como todos deveriam ser. Melina que já foi prefeita daquela cidade que lembra presépio que é Piranhas, há algum tempo vem tocando a cultura de nosso estado com maestria e criatividade. Não conheço aquela pessoa que não aprecie o seu trabalho e a sua maneira de ser buscando sempre criatividade e empenho para fazer com que os arranjos culturais de Alagoas consigam sempre brilhar aos olhos de todos. De todos os alagoanos e demais brasileiros. O Bartpapo te aguarda, Melina.



VALTENOR LEÔNCIO – Valtenor Leôncio, o ser humano, o jornalista sempre empenhado, o cara que ao meu lado, como meu adjunto ajuda em muito a tocar a difícil missão de dirigir a comunicação do Tribunal de Contas e a joia preciosa que é a TV Cidadã. Gente boa, marido de Josy, pai de Letícia e Miguelzinho, bom papo e sempre disposto a encarar os melhores desafios. Bom jornalista, aguçado no que vê e no que pode ser desdobrado em coisas boas para o seu mister. Mas, sobretudo gente, Valtenor consegue se comunicar bem com as pessoas, sejam do Tribunal, de jornais e tv como de qualquer lugar. Vamos em frente, companheiro!


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Deveria haver “diaversário” porque a cada dia que passa damos um grande salto em nossa vida.

ALERTAS DO DIA

* A quem interessar possa, vem aí o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas com todas aquelas fantásticas discussões e plenárias que nos levam a acreditar cada mais nos sistemas de controle público no país. Vai ser realizado entre os dias 28 de novembro de 1º de dezembro na gostosa cidade de Fortaleza no Ceará. Nesta edição os “desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e de sustentabilidade na era digital” será o predominante tema. E, claro que com palestras as mais significativas com figuras ilustres de todo o Brasil e de outros países. A assinatura do evento, tripla, com Atricon, Instituto Rui Barbosa e o anfitrião, Tribunal de Contas do Ceará.

* Gente, vamos nos lembrar que já entramos no inverno e nem todas as pessoas conseguem estar no conforto de suas casas e devidamente aquecidas. Muitas dormem nas ruas, ao relento, expostas a temperaturas baixíssimas. Muitas acabam por morrer não aguentando tão situação. É preciso aquecê-las, fazer com que não só o governo e prefeituras, mas também a sociedade de um modo geral contribuam com as campanhas de agasalho que sempre aparecem por aí. Existem entidades que fazem esse trabalho e precisam de cobertores e comida e também pessoas e grupos isolados conscientes.

* Li uma notícia, não sei exatamente onde, que a Polícia Militar de São Paulo apreendeu um trio que estava com vários aparelhos furtados e dentre eles 109 “drones”. Não souberam explicar exatamente o para que. É evidente que a tecnologia está invadindo as cabeças até dos ladrões. É claro que pessoas que roubam essa quantidade de drones ou vão passar para um revendedor desonesto ou vão passar para traficantes criminosos que, nessa altura do campeonato, já estão tecnicamente preparados para voar drogas por toda cidade. Se a moda pega não quero nem pensar

* Não tem jeito. Precisamos falar e muito enquanto a Petrobrás não conseguir chegar a um resultado satisfatório em relação ao aumento da gasolina e o etanol acompanhando. Está certo que a cobrança de impostos voltou. Mas daí a não se buscar uma solução que seja mais plausível e mais eficiente, a distância é muito grande. Afinal, pagam todos pelos erros sei lá de quem, não se pode “reclamar nem ao bispo” e enquanto isto, o brasileiro vai ter que amargar, ou os preços altos ou deixar o carro em casa usando o “belíssimo” transporte urbano que temos.

POR AÍ AFORA

# O caso do desastre provocado pela Braskem na capital alagoana foi parar na Organização das Nações Unidas, ONU através de militantes de direitos humanos e ambientais. Uma alagoana, Evelyn Gomes na reunião acontecida na Suiça pediu à Organização que acompanhe o drama das vítimas da Braskem em Maceió e pediu que acompanhem de perto a aplicação das diversas decisões que estão sendo desrespeitadas no Estado de Alagoas. Mais de sessenta mil pessoas foram obrigadas a se mudar de suas residências, população maior do que a de muitas cidades no mundo.

# O preço das casas aumentou, no primeiro trimestre, 0,4% na zona euro e 0,8% na União Europeia, face ao mesmo período de 2022, com Portugal a registar a sexta maior subida (8,7%), divulgou o Eurostat. De acordo com os dados do serviço estatístico europeu, a subida dos preços das casas abrandou em ambas as zonas, após um aumento de 3,0% na zona euro e de 3,6% na UE, no quarto trimestre de 2022. Na variação em cadeia, o preço das casas recuou, entre janeiro e março, 0,9% na zona euro e 0,7% na UE.

# Segunda-feira, 3 de julho, foi o dia mais quente já registrado. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Maine com dados fornecidos pelos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos. A conclusão da análise reacende os alertas sobre o aquecimento global, depois que as Nações Unidas redobraram o apelo para antecipar os efeitos do fenômeno "El Niño". A temperatura média global subiu para 17,01 graus, ante 16,81 graus em 26 de junho, a marca mais alta do ano.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399