Roberto Baia

Empréstimo milionário

Roberto Baia 01 de julho de 2023
Empréstimo milionário
Prefeita Leopoldina Amorim - Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Maribondo, recebeu um projeto de lei Nº02/2023 de autoria da prefeita Leopoldina Amorim, solicitando autorização para pedir 2.5 milhões de reais de empréstimos ao Banco do Brasil.

No Projeto, a prefeita explica que se trata de empréstimo para investimentos em energia solar, mas não especifica onde e nem quando será aplicado.

Formas de pagamento


De acordo com o documento, o empréstimo no valor 2,5 milhões de reais, será parcelado em 120 meses, com carência para pagamento: 36 meses.
Juros do empréstimo acima de R$ 650.000,00. Vale ressaltar que o empréstimo milionário que gestora estaria contraindo é um débito para o próximo prefeito, já que seu mandato termina em 1 ano e 6 meses.

Compromisso e investimentos


O deputado federal Daniel Barbosa (PP/AL) esteve no campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde foi recebido pelo diretor da instituição, professor Arnaldo Tenório e por uma equipe técnica da instituição. Durante o encontro, o parlamentar alagoano reforçou seu compromisso com a emancipação do campus e na busca por investimentos para melhorar a infraestrutura local.

Qualidade de ensino


A iniciativa pretende transformar o campus da Ufal Arapiraca em Universidade Federal do Agreste de Alagoas, o que promoverá facilidade na captação de recursos, em melhoria na qualidade de ensino e na ampliação do número de cursos disponíveis aos moradores do interior do estado.

Parceria importante

O professor Arnaldo Tenório agradeceu a parceira com o deputado Daniel Barbosa pelo protagonismo da Ufal Arapiraca. “Nossa ida a Brasília foi extremamente positiva para o campus de Arapiraca. Estamos em sintonia para o desenvolvimento do nosso campus aqui em Arapiraca e, consequentemente, para o desenvolvimento da educação superior no interior de Alagoas”, disse o diretor.

Lei Paulo Gustavo


Para fortalecer a cultura alagoana e garantir que todos os municípios do estado recebam os recursos da Lei Paulo Gustavo, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) alerta que o prazo para enviar o plano de ação e receber os investimentos da Lei Paulo Gustavo acaba dia 11 de julho. Os municípios devem solicitar o recurso mediante inscrição de um Plano de Ação na plataforma TransfereGov, do Governo Federal.

Recebimento das verbas

O documento é uma peça de planejamento fundamental para o recebimento das verbas, pois o repasse dos recursos não ocorre automaticamente. Antes de enviar o plano, é necessário verificar se constam as informações essenciais como as metas e as ações de estratégias para a utilização dos recursos da lei.

Termo de adesão

Após o envio, o plano de ação será analisado pelo Ministério da Cultura (MinC). A partir da aprovação, o município assinará o termo de adesão à lei onde constam os direitos e obrigações dos solicitantes. Em seguida, o recurso será liberado aos municípios que foram aprovados.

Festival de quadrilhas


A quadrilha junina estilizada Canarraiá, do bairro Canafítula, em Arapiraca, participou na quinta-feira, 28, do maior festival de quadrilhas estilizadas do mundo em Campina Grande no estado da Paraíba. O festival acontece na Vila Sítio São João e a junina foi a segunda quadrilha da noite a se apresentar e está representando Alagoas.

Diversas títulos


A junina carrega diversos títulos dentre eles: Em Caruaru conquistou o 2° lugar em 2009, 3° lugar em 2010 e 4°em 2011. No forró e folia conquistou o 2° lugar em 2011 e 3° lugar em 2013 (Maceió), além disso é Tri campeã do sesc Arapiraca nos anos 2012, 2013 e 2018.


... Em um vídeo divulgado na quinta-feira, 29, o delegado titular de Delmiro Gouveia, Rodrigo Rocha Cavalcanti, informou sobre a prisão de um homem suspeito de estuprar a própria filha, de apenas 13 anos, em Mata Grande, no Sertão de Alagoas.

... De acordo com o delegado, a menor chegou a gravar um vídeo do crime para denunciar o seu genitor à polícia.

... O homem foi preso através de um mandado de prisão expedido pela Comarca de Mata Grande. A adolescente estava acompanhada da mãe e outras duas irmãs, também menores de idade, que foram encaminhadas para a Casa de Acolhimento e receberam assistência psicológica e médica.