Roberto Baia

Lessa em Arapiraca

Roberto Baia 29 de junho de 2023
Lessa em Arapiraca
Governador em exercício Ronaldo Lessa, prefeito Luciano Barbosa e com o deputado federal Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

No início da última terça-feira, 27, o governador em exercício Ronaldo Lessa, (PDT) esteve reunido com o prefeito Luciano Barbosa e com o deputado federal Daniel Barbosa, no Centro Administrativo Municipal de Arapiraca. O encontro oficial também reuniu o presidente da Câmara de Arapiraca, Sérgio do Sindicato, e os vereadores Léo Saturnino, Márcio do Canaã, Vicente do Remédio, Adriano Targino, Edvânio do Cangandu, Melquisedeque Oliveira, Doutora Fany, Zé Carlinhos, Pablo Fênix, Márcio Marques, Givaldo Muniz, o Bicudo, Túlio Freire, Doutor Fábio e Alison da TIM.

Secretários, secretárias municipais e correligionários políticos da Capital do Agreste, a exemplo do presidente do diretório municipal do PDT em Arapiraca, Eli Mário Magalhães, e o vice-presidente estadual do partido, Lailson Gomes, também participaram do encontro.

Trabalho conjunto


Na visita, o governador em exercício Ronaldo Lessa destacou o trabalho e a gestão do prefeito Luciano Barbosa em Arapiraca.

“Recebi o convite de Luciano, falei com o governador Paulo Dantas, que está com agenda de compromissos em Portugal, e estamos aqui para defender os interesses de Alagoas e de Arapiraca. Sou uma pessoa que defende o consenso. Quando era deputado federal, me elegeram várias vezes como articular da bancada alagoana em Brasília. Então, para mim, a visita a Arapiraca é para selar um trabalho conjunto entre o governo estadual e o governo municipal com Luciano Barbosa”, completou Lessa.

Bolsa mensal


O prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja, divulgou um vídeo nas redes sociais anunciando a entrega de 1500 cartões do Programa Educa + Feira Grande. De acordo com Flávio, o cartão beneficiará, com bolsa mensal, alunos da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) da rede municipal de ensino.

Pagamentos retroativo


Ainda no vídeo, o prefeito explicou que o EJAI é no valor de R$ 150,00 e serve como incentivo para a permanência dos alunos mais velhos em sala de aula e retorno de quem está afastado da escola e como os cartões serão entregues agora em junho e o cartão foi lançado em abril, os pagamentos da bolsa serão feitos com retroativo - ou seja, já com os valores referentes aos meses anteriores. "Quero falar com quem faz o EJAI em Feira Grande. Fique tranquilo, os meses que você participou efetivamente você irá receber o retroativo", contou o prefeito.

Busca e captura


Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) mantém seus esforços na busca e captura de Leandro Pinheiro Barros, apontado como o autor do brutal assassinato de Mônica Cavalcante, sua esposa. O crime, ocorrido no dia 18 de junho, no município de São José da Tapera, Sertão alagoano, ganhou repercussão nacional e tem mobilizado as autoridades locais e de Sergipe.

Diligências conjuntas


De acordo com o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, as investigações estão sendo conduzidas pelo delegado Gustavo Xavier, que conta com um importante apoio das autoridades de Segurança de Sergipe. As duas polícias têm realizado diligências conjuntas em busca do acusado, que conseguiu evadir-se imediatamente após o crime, refugiando-se em Sergipe, seu estado de nascimento e onde vivem seus familiares.

Comissão de delegados


"Eu instaurei na terça-feira, 27, uma comissão que vai finalizar estes trabalhos no intuito de localizar o suposto autor do feminicídio. Essa comissão é presidida pelo delegado Igor Diego e tem como integrantes os também delegados Thales Araújo e Diego Nunes. Todos eles estão empenhados em localizar o paradeiro de Leandro Barros", disse o delegado Xavier.

Mandato cassado


O ex-vereador por Boca da Mata, Walter Acioli de Lima Filho, o Valtinho Acioli, teve o recurso negado e teve o mandato cassado pela ministra Ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi publicada no Diário Oficial de Justiça Eletrônico do TSE. Na decisão da ministra, que é relatora do caso, foi apontado a falta de "plausibilidade do direito sustentado, razão pela qual não se tem a presença dos requisitos para o deferimento da tutela cautelar", disse a ministra.

Abuso de poder

Na decisão, a relatora do caso destacou também que não é possível divergir do TRE/AL, que cassou o mandato vereador Walter Filho, acusado de abuso de poder econômico durante as eleições de 2020. No processo contra Valtinho Acioli foram apresentados vídeos - analisados pela Polícia Federal - que mostram a compra de voto por parte do pai de Valtinho Acioli, no pleito de 2020, em prol do filho, que foi eleito.

Está inelegível

Com a decisão, Valtinho Acioli além de perder o mandato fica inelegível por oito anos. Além dele, ficam inelegíveis os membros da oposição em Boca da Mata Zezinho Tenório e Ênio Costa e Valter Acioli, que também figuram no processo por compra de voto.

... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, considerando o feriado desta quinta-feira, 29, Dia do Comerciário, informou ontem, que irá conceder ponto facultativo nesta sexta-feira, 30, nas repartições públicas do município.

... De acordo com a Prefeitura, a medida vale para as repartições públicas municipais da administração direta e indireta, autarquias e fundações do Poder Executivo Municipal.

... Segundo a Prefeitura, as atividades retornarão normalmente na próxima segunda-feira, 3.