Bartpapo com Geraldo Câmara

VOCÊ TEM QUE ME VOLTAR...

Bartpapo com Geraldo Câmara 29 de junho de 2023

“Eu te dou vinte mil réis pra pagar dois e trezentos...você tem que me voltar dezessete e setecentos...” A música do grande Luiz Gonzaga era a realidade de um Brasil que de há muito já ficou pra trás. Um Brasil que usava moedinhas, que podia dar troco, que sabia quanto gastava para comprar comida na vendinha, que usava caderneta e o crédito do fio do bigode. Esse Brasil mudou de rumo, cresceu, evoluiu em tudo, mudou sua moeda por várias vezes, conheceu o que na época era desconhecido e que se chama inflação. Uma inflação que nos anos oitenta abalou a tudo e a todos que para garantirem a continuidade do seu dinheiro precisavam aplicar em “over nights” e no dia seguinte ver restaurado um pouquinho do seu valor.

Um Brasil que viveu duras realidades e que desde os tempos do réis por várias vezes trocou sua moeda que já foi cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, sei mais o que até chegar ao real de hoje, produto de uma virada de mesa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que o criou, segurou seu valor, conteve a galopante inflação e, incrivelmente há trinta anos aí estamos com o nosso real, ora ameaçado, ora valorizado, mas tendo sido a salvação da pátria daqueles longínquos anos.

O que vivemos hoje e sempre aconteceu, principalmente para os mais velhos é o medo da volta inflacionária de maneira abusiva, o que não acontecerá. No entanto é preciso que haja razão, compreensão e sobretudo união entre autoridades desse país no sentido de que seus estudos sejam coletivos e não individualistas. É preciso que cada ato dos economistas de plantão seja profundamente estudado porque não se admitem erros em política econômica. Objetivamente falando, a economia é uma ciência quase exata, mas que passa por mutações e interpretações as mais diversas que podem levar um país ao imenso sucesso ou a enormes cataclismas. Ou seja, o barco pode fazer água por todos os lados e afundar. Ou, sair do perigo e flutuar em águas mansas.

Na verdade há que haver, sobretudo em uma república democrática a intensidade do diálogo; mas o que não pode acontecer é a eterna discordância nos assuntos que envolvam a economia do país como é o caso agora da Taxa de Juros Selic onde a autonomia do Banco Central insiste em mantê-la alta e a presidência da república, também com insistência mostra que o controle inflacionário existe e que é hora de baixar essas taxas para o bem do crescimento do país, aumento da produtividade, aumento da empregabilidade e muitas outras importantes ações.

Longe de mim opinar se está certo ou errado. Acho ótima a discussão, acho boa a diferença de poderes nas reuniões onde embates levem ao bem comum, mas também anseio em ver esse país batendo recordes de crescimento, exportando muito, principalmente no setor agro, nosso baluarte principal. Anseio por ver o crescimento humano, a escolaridade aumentando, a educação sendo a base para tudo o que sonhamos porque sem ela nossos passos ficam miúdos e nosso crescimento diminuto.

Mas também havemos de reconhecer que a inflação em comparação à dos anos 80 é pequeníssima mas também está aí e vemos no dia a dia quando os alimentos, sobretudo os alimentos estão subindo e minando o minguado bolso do trabalhador. A briga pelos preços dos combustíveis, outro embate entre a equipe econômica do governo e a Petrobrás, tem sido fator de desgaste e de altos custos no escoamento da produção o que acaba por refletir também no destino final que é o consumidor. Aliás, um dos grandes erros de todos os governos porque não investiram na construção de ferrovias e no aproveitamento de hidrovias. Esse era o grande sonho do estadista que foi Juscelino Kubistchek que o teria realizado não tivesse havido a revolução que cassou seus direitos políticos em 1965 impedindo-o de ser candidato de novo à presidência se houvesse eleição, o que não aconteceu.

Enfim, gente. Não sei se tenho saudades dos troquinhos em moedas de Luiz Gonzaga ou se as prefiro trocar pelo moderno e valoroso PIX que dispensa o uso de carteiras sejam de notas ou de moedas. Vamos em frente torcendo sempre para que hoje, esses PIXs possam ser usados com respaldo e com bons trocos para todos nós. “Você tem que me voltar dezessete e setecentos”...

FOTONOTAS



EDÉCIO GALINDO – Eu costumo chama-lo de “meu anjo da guarda”. Meu médico cardiologista, alguém de excepcionais qualidades como médico e como pessoa; como amigo, não tenho palavras para descrevê-lo. É emoção, é carinho é o famoso saber lidar com o ser humano o que torna sua trajetória médica muito mais coroada porque coleciona essas pessoas, dentre elas eu com um sentimento de dever cumprido e de metas realizadas. Edécio sempre irá mais longe do que imaginou, assim o desejo, porque se faz merecedor de uma profissão que precisa de emoção, de compreensão de vida, de interpretação de quem o procura. Obrigado Edécio por existir em minha vida.



BÁRBARA TENÓRIO – Essa menina vai longe. Aceitou o desafio de pertencer aos quadros da TV Cidadã, vem dando o seu recado de maneira muito boa, crescendo a olhos vistos a cada dia em que se apresenta e de formas variadas na telinha. A profissional é isso e cada vez sobe mais. A pessoa, essa então é fantástica. De um carinho indescritível com todos, conquista a cada um com o seu jeitinho suave, sempre sorridente, sempre espalhando bom humor e otimismo a cada minuto. Bárbara é uma profissional que vai crescer muito no mundo televisivo. Porque sabe o que quer e para o que veio. Seu futuro é certo e ninguém segura. Que bom!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Quem é fiel por convicção não precisa jurar fidelidade sob pena de acharem que jurou em falso.

ALERTAS DO DIA

* Assisti na TV uma reportagem mostrando que países da Europa, através de agentes ambiciosos estão exportando lixo, isso mesmo, falei lixo para o Brasil em containers. São toneladas e mais toneladas de lixo orgânico, o que for. Não se sabe quando e nem como isso começou, mas é um verdadeiro descalabro. Apenas para que transportadores marítimos ganhem dinheiro e para terem ideia eles pagam 100 dólares por tonelada e recebem 300 dólares pela mesma tonelada. Nessa altura da vida o Brasil virou lixeira de estrangeiro. Um verdadeiro absurdo que precisa ser contido.

* Outro dia estava vendo essa troca de ministros, sai um entra outro e lembrei-me de um tempo que não volta mais quando você sabia quantos e quais eram os ministros, aliás em número bastante reduzido. Ministros que ficaram famosos por suas atuações a exemplo de um Oswaldo Aranha, Tancredo Neves e outros do mesmo quilate. Eram verdadeiras personalidades respeitados por tudo e por todos. Hoje, duvido quem consiga acertar três, no máximo. Isso, nos interessados porque noventa e nove por cento não estão nem aí. Aliás, ministro é moeda de troca nos bastidores da política brasileira. Competência não vale mais nada.

* Modéstia à parte, porque a TV Cidadã é meio filha pra mim, ainda que não estivesse presente por motivo de saúde, mas constatei um trabalho fantástico que foi feito por uma equipe altamente qualificada que fez a cobertura do evento “Boas Práticas dos Tribunais de Contas” em Cuiabá. Sob o comando lá do competente jornalista Valtenor Leôncio e que se fez acompanhar por Fábio Novaes, câmera e editor, além de ser também jornalista, acresça-se a figura carismática da apresentadora de sorriso mais lindo e franco da televisão, Bárbara Tenório.

* Estamos preparando nosso novo livro que terá um formato bem diferente, textos bem qualificados, produtos desta coluna que aqui mantemos na nossa Tribuna Independente. Não quero falar muito mais porque as coisas estão em evolução na fase de seleção de vários tópicos e possivelmente já semana que vem entrando em elaboração de detalhes tais como capa, prefácio, orelha e etc. antecipadamente já quero agradecer o interesse de meu amigo José Paulo Gabriel, presidente deste jornal, incentivador principal do projeto que estou cuidando com muito amor e carinho.

POR AÍ AFORA

# Gente, as coisas andaram pegando fogo lá pelos lados do Putin que abriu as pernas e até perdoou o movimento que iria colocar tropas dentro de Moscou por um general miliciano que já servira ao exército russo. O motivo da decisão quase medrosa do presidente russo ninguém sabe e nem vai saber nunca. Mas a docilidade com que ele encarou o fato e falou no Kremlin deixa os analistas de plantão muito estupefatos. Não seria a reação que se esperava do cara que tanto quer ver mortalidade, por exemplo, na Ucrânia. É realmente um caso a pensar.

# Em mais uma demonstração de terror de que a Rússia está a forçar à população ucraniana, um míssil de cruzeiro atingiu um restaurante e um centro comercial em Kramatorsk, no leste da Ucrânia, escreveu Josep Borrell na rede social Twitter. O alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros acrescentou que o local atingido é um ponto de encontro bastante conhecido pelos jornalistas de órgãos de comunicação social internacionais: "Mais uma vez, a Rússia está a violar a lei internacional e a cometer crimes de guerra."

# O Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia acreditam que um euro digital melhoraria a integridade e a segurança do sistema de pagamentos europeu, numa altura em que as crescentes tensões geopolíticas o tornam mais vulnerável a ataques. Ao basear-se em infraestruturas europeias, o sistema estaria mais bem equipado para resistir a perturbações, como ataques cibernéticos e cortes de energia, afirmaram Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE, e Valdis Dombrovskis, Vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o Comércio.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399