Roberto Baia
Ações de preservação
O deputado federal Daniel Barbosa divulgou, na segunda-feira, 26, em seu artigo semanal, intitulado “Brasil, Alagoas e o Meio Ambiente”, onde enfatiza a necessidade premente de intensificar as ações de preservação do meio ambiente a fim de garantir um futuro sustentável para as próximas gerações, destacando o protagonismo internacional do Brasil, que foi escolhido para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA).
O deputado arapiraquense citou as adversidades ambientais sofridas pela capital alagoana, Maceió, nos últimos anos.
Mudanças climáticas
Em um trecho do artigo, o deputado diz que “apesar dos compromissos assumidos, a verdade é que muito pouco foi feito. O desafio, que é gigantesco, contraria poderosos interesses políticos e financeiros. Por isso mesmo, as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade não foram dominadas e, sem qualquer exagero, ameaçam a existência dos ecossistemas e da espécie humana”.
Sérias denúncias
Márcio Ferraz, estudante do último período de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Campus Arapiraca, denunciou que foi vítima de assédio moral e sexual praticado por um professor da instituição. O estudante, que é bombeiro militar há 17 anos e fisioterapeuta, revelou que foi assediado duas vezes por um docente.
Não é fácil
“Não é uma denúncia fácil de fazer, estou angustiado, mas é preciso fazer justiça e evitar que outras pessoas passem pelo que passei”, disse o aluno.
O universitário registrou um Boletim de Ocorrência feito na Polícia Civil, onde relata que o professor “usou do seu poder para intimidar, ameaçar e oprimir aqueles que não se adequam a seus interesses”. No registo feito na PC, Márcio conta que começou a sofrer assédio moral há cerca de nove meses quando o professor “deixou claro” que sua aprovação estaria “condicionada à conduta que teria com ele daquele momento em diante”.
Está sendo investigado
A assessora jurídica do médico, Nathália Rodrigues, afirmou que “diante do noticiário veiculado pela imprensa a assessoria jurídica, da parte que está sendo acusada, vem esclarecer que os fatos narrados pelo discente estão sendo apurados pela delegacia responsável, e serão esclarecidos da forma devida, judicialmente”.
Nota da Ufal
Em nota enviada à impressa, a assessoria de Comunicação da Ufal também se manifestou e informou que “houve um processo aberto na Ouvidoria e encaminhado para a instância de apuração no âmbito da Ufal, a Corregedoria, que está investigando se houve algum ato cometido em desfavor da administração pública por parte do servidor acusado pelo aluno”. O processo corre no âmbito administrativo e em regime de sigilo.
Presidente do MDB
A prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti, tomou posse como a presidente do Diretório Municipal do MDB. Anteriormente, Fernanda ocupava o cargo de delegada. O evento aconteceu no último sábado dia 24, no Diretório do MDB.
“Encerrei no partido minha função como Delegada, e assumi uma nova missão, agora como Presidente. Contamos com uma equipe competente e eu tenho certeza que esse é o começo de mais uma história de vitória”, disse Fernanda.
Treinamento em Atendimento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ministrou um Treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar para 32 acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Arapiraca. A capacitação foi realizada no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Arapiraca e contemplou os estudantes que estão realizando o estágio curricular em Atendimento Pré-Hospitalar.
Parceria importante
A ação, que faz parte de um convênio entre o Samu de Arapiraca e a Ufal, tem como objetivo preparar os acadêmicos sobre politrauma, queimaduras e ressuscitação cardiorrespiratória (RCP). Os acadêmicos tiveram aulas teóricas e práticas, possibilitando que treinassem o conteúdo apreendido durante as aulas, que foram ministradas pelo médico do Samu, Thayrone de Miranda, que também é professor da Ufal, e pelo enfermeiro Maurício Gama, que é instrutor do NEP do Samu Arapiraca.
Caso Mônica Cristina
Uma semana após o crime que causou tristeza e revolta, a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) tenta negociar a rendição do acusado de matar a própria esposa, Mônica Cristina. Ela chegou a gravar um vídeo no qual conta ser vítima de violência doméstica e denuncia que, se algo acontecesse, o próprio marido seria o culpado.
Parentes do autor dos disparos chegaram a ser acionados para um diálogo com a polícia, podendo culminar na prisão do indivíduo, que já teve a prisão decretada pela Justiça.
Negociação com a família
Os delegados Diego Nunes e Rubens Martins confirmaram, em entrevista, uma negociação com a família do homem, mas que não avançou como esperado. “Isso aí desde a semana passada, com a família dele, mas avançou pouco”, disse Rubens Martins. "Há um diálogo, mas nada de concreto por enquanto", disse Diego.
... Após entregar a Unidade Básica de Saúde Valfrido Timóteo totalmente revitalizada e modernizada, no início da tarde de segunda-feira, 26, o prefeito Luciano Barbosa anunciou a pavimentação das ruas e da Escola de Ensino Fundamental João Carlos de Souza, na comunidade rural de Pé-Leve Velho, em Arapiraca.
... Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa lembrou de recente entrega da pavimentação asfáltica de mais de cinco quilômetros de via, interligando Canafístula ao Cangandu, e da reforma, ampliação e modernização das escolas Miguel Enéas e Germino Pedro.
... “Agora, além da entrega dessa unidade de saúde, para atender mais de 800 famílias, aqui no Pé-Leve Velho, assumo o compromisso de pavimentar as vias desta importante comunidade”, declarou o prefeito.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.