Roberto Baia
Aceitou recomendação
Após ação do Ministério Público de Alagoas contra o município de Olho D’Água Grande para que a Prefeitura disponibilize obrigatoriamente o transporte escolar para estudantes que estão impedidos de ir às aulas, em razão da falta do serviço, a prefeita Suzy Higino, vai assumir o custeio do transporte estudantil noturno dos alunos da rede estadual.
De acordo com a ação ajuizada na última quarta-feira, 21, o problema da falta de transportes era recorrente desde o mês de março, período que a Promotoria de Justiça tentou encontrar solução para a demanda, mas sem sucesso.
Readequação do calendário
A ação também pede a readequação do calendário escolar, de modo a se evitar mais prejuízo aos alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Anália Tenório, no prazo de 10 dias, também, em caso de descumprimento, com previsão de multa no mesmo montante de R$ 10 mil.
Negou a filiação
Em entrevista a um programa de rádio na última quinta-feira, 22, o presidente do PT Alagoas, Ricardo Barbosa, negou a possível filiação da ex-deputada federal Tereza Nelma e da vereadora por Maceió Teca Nelma ao Partidos dos Trabalhadores.
Conforme o presidente, até o momento, mãe e filha não procuraram o diretório estadual do PT para participar de reunião.
“Não posso discutir, é intuito e vontade [delas]. Por mim não passou nenhuma discussão a esse respeito. Não fiz nenhuma reunião com a ex-deputada Tereza nem com a atual vereadora Teca Nelma e não participei de nenhuma articulação em relação a isso. É uma discussão política que afeta mesmo o conjunto da militância do PT de Maceió e tem seus reflexos nas eleições de 2024”, disse Ricardo Barbosa.
Sem reunião
De acordo com informações, o desconhecimento de Ricardo Barbosa sobre a possível filiação de Teca e Tereza Nelma ao PT Alagoas não é exatamente um indicativo que não houve articulação sobre o caso, pode demonstrar o que já foi apontado há alguns meses: um racha dentro do PT Alagoas.
Feira Grande
Com o objetivo de garantir mais espaço para sepultamentos e atender à população, o prefeito de Feira Grande, Flávio do Chico da Granja, adquiriu na semana passada, um terreno para realizar a ampliação e reestruturação do cemitério do Povoado Pilões. A ampliação foi uma solicitação da comunidade.
“O pessoal me solicitou e de imediato conseguimos fazer a compra do espaço. A gente entende que nossos entes queridos precisam ser sepultados com dignidade”, contou o prefeito.
Ampliação e reestruturação
De acordo com o prefeito, foi adquirida uma tarefa de terra para realizar as obras de ampliação da área de sepultamento, que beneficiará os entes queridos dos moradores das comunidades dos Pilões, Jabuticaba, Varzinha e Olho D'Água dos Dandanhas.
"Dignidade em Feira Grande é vista com muita”, humanização e respeito aos entes queridos", disse Flávio.
Cronograma de educação
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organizou um cronograma de educação permanente que contempla os gerentes da Atenção Básica e Especializada.
O objetivo é aperfeiçoar o modelo de gestão e processo de trabalho em cada unidade de saúde do município. Desta forma, os profissionais podem gerir estes espaços respeitando as individualidades da população para oferecer sempre uma assistência de excelência.
Estiveram na solenidade
Através da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), a ação será realizada até o dia 29 de agosto, das 8h às 12h, no 4º Centro de Saúde. Na abertura, além dos gerentes das unidades, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Jackelline Barbosa, e a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaella Albuquerque.
Curso e certificação
Policiais penais que atuam no Agreste de Alagoas celebraram, ontem, mais um passo importante na carreira profissional. Eles receberam o certificado e a condecoração relativos ao curso de Nivelamento Operacional da Polícia Penal de Alagoas (NOPPEN/AL). O evento, realizado pelo Governo de Alagoas e a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), reconhece o esforço por parte dos policiais penais do Agreste que participaram da qualificação através do NOPPEN.
Preparação importante
“Nós vamos nos fortalecer ainda mais. Tenho orgulho danado de dizer que faço parte da Polícia Penal mais preparada, que é a de Alagoas. Isso se dá muito por conta desta preparação. Não existe excelência sem treinamento. Hoje podemos afirmar que o sistema prisional de Alagoas é um dos mais controlados e ordeiros. Nossa secretaria é uma engrenagem, cada um fazendo sua parte”, enfatiza o secretário Diogo Teixeira.
... Sete pessoas vítimas de queimaduras foram atendidas, nesse fim de semana de São João, nas duas unidades de emergência da Rede Estadual de Saúde do Estado. Seis delas estavam no interior de Alagoas e buscaram atendimento no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e uma delas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
... Conforme balanço divulgado ontem, os dois hospitais atenderam 524 pessoas no fim de semana, sendo 217 no HGE e 307 em Arapiraca.
... Referência para os moradores dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, composta pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o HEA assistiu 76 feridos em acidentes de trânsito. Deste total, 45 casos foram de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.