Sérgio Toledo
Atividade física. Excessos.
Todos nós sabemos que fazer atividade física sempre é importante.
Todos nós sabemos que fazer atividade física sem o mínimo de controle não é importante.
Todos nós sabemos que fazer atividade física com agressividade irá provocar algum risco a saúde, e ou a vida.
Todos nós sabemos que para ser atleta de alto rendimento há necessidade de um acompanhamento, médico, nutricional, de um educador físico, de fisiologista, de uma equipe multidisciplinar.
Testes para militares não são corretos da forma que são aplicados, todos nós sabemos! E as corporações continuam a repetir seus erros, com honrosas exceções, porém com saldos negativos, inclusive com perda de vidas de jovens.
Para servir as forças armadas há necessidade de ser super? Hiper em atividade física? O mais importante é saber dosar o condicionamento físico com uma mente sã! Assim o condicionamento mental irá conduzir o físico para onde deve ir.
As atividades físicas intensas para serem aplicadas devem exigir dos atletas exames cardiológicos precisos. A morte súbita existe. Você que não faz atividade física rotineiramente, (no mínimo três vezes por semana), não deve em tempo algum achar que é hiper ou super e ao receber um convite pegar um par de tênis e ... sofrer algo irreversível e entrar na estatista perversa!
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.