Roberto Baia

De olho nas eleições

Roberto Baia 23 de junho de 2023
De olho nas eleições
Legenda: Ex-deputada federal, Tereza Nelma e filha vereadora por Maceió, Teca Nelma - Foto: Divulgação

A arapiraquense e ex-deputada federal, atual secretária executiva do Ministério da aquicultura, Tereza Nelma, juntamente com sua filha Teca Nelma
poderão deixar o Partido Social Democrático (PSD) e se filiarem ao Partido dos Trabalhadores (PT). A informação foi divulgada na quarta-feira, 21.

Mãe e filha estariam cogitando mudar de partido com vistas às eleições municipais de 2024, quando elas pretendem disputar uma vaga.

Possível filiação


De acordo com informações, a ex-deputada e a vereadora por Maceió buscam agregar apoio de colegas do PT para ter benefícios e força de voto. Entre os nomes de peso ligados à Teca e Tereza está o deputado federal Paulão (PT).

A possível filiação da arapiraquense não estariam agradando alguns membros do PT, mas a barreira no grupo estaria sendo quebrada por Paulão e outros integrantes do PT que são amigos da ex-deputada federal.

Empréstimo bilionário


Durante a cerimônia realizada na manhã de quarta-feira, 21, no Palácio República dos Palmares, o governador Paulo Dantas, anunciou o empréstimo de um R$ 1,045 bi feito junto ao Banco do Brasil para investimentos em obras de infraestrutura.

Obras de infraestrutura


De acordo com Dantas, a destinação desses recursos, que serão empregados em boa parte, para acelerar as obras de duplicação de rodovias estaduais, a exemplo da AL-220 que teve mais um trecho de 9 Km inaugurado esta semana na região do Sertão, contemplando 24 Km da rodovia, que vai ligar a cidade de Delmiro Gouveia à capital, Maceió. O Estado de Alagoas terá dez anos para pagar o empréstimo, com um ano de carência. A transferência do dinheiro para a conta do Governo de Alagoas será oficializada durante visita a Alagoas, da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

Continua foragido


O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, entrou em contato com João Eloy, titular da pasta no estado sergipano, após saber sobre o possível paradeiro de Leandro Pinheiro Barros, de 38 anos, suspeito de matar a tiros a esposa Mônica Cristina Cavalcante, de 26 anos no último sábado, 17 na cidade de São José da Tapera.

“É uma questão de honra para as forças de segurança”, disse o secretário.

Revoltou o estado

De acordo com o secretário, o caso de feminicídio causou muita revolta em todo estado.

“Conversei com o secretário de Sergipe e contei sobre o caso que ocorreu em São José da Tapera, que causa muita revolta. A vítima anunciou a própria morte. Toda a polícia está envolvida para prender esse homem. Sem dúvidas que vamos prendê-lo”, disse o Flávio Saraiva.

Pode estar em Sergipe


Saraiva disse ainda que mobilizar as forças de segurança de Sergipe tem um motivo: há informações de que Leandro fugiu para o estado vizinho, onde tem parentes, inclusive o pai, que é policial militar. “Ele (autor dos disparos) já foi identificado e foi visto fugindo em direção a Sergipe. As polícias estão trabalhando no caso”, acrescentou o secretário.

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) também entrou no caso e teve informações de que, no momento, o inquérito policial (presidido pelo delegado Diego Nunes) está em sigilo.

Dois anos de fundação


Inicialmente inaugurado para atender exclusivamente pacientes com Covid-19, o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado na cidade de Delmiro Gouveia, completou dois anos de funcionamento na quarta-feira, 21, e contabiliza a marca de 57.575 mil atendimentos registrados. Com a mudança do perfil assistencial da unidade para porta aberta na área de urgência e emergência, devido à queda dos números da Pandemia do Novo Coronavírus no Estado, o equipamento de saúde se notabilizou como referência para os moradores do Sertão alagoano.

Atendimentos registrados


Do total de atendimentos registrados pelo HRAS ao longo dos dois primeiros anos de funcionamento, 32.043 ocorreram no Pronto Socorro, 5.518 na Maternidade de Baixo Risco e 20.014 no Centro de Referência Especializado. Também foram contabilizados 510.766 procedimentos realizados; sendo 25.396 exames de raios-X, 12.720 tomografias, 470.551 exames laboratoriais; 1.435 ultrassonografias, 534 ecocardiogramas e 130 endoscopias. Também foram realizadas 3.136 cirurgias durante esse período.

Inclusão de crianças


O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) emitiu recomendação aos prefeitos dos municípios de Olivença, Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema também aos representantes das escolas particulares nos referidos municípios, para que não meçam esforços no sentido de disponibilizar meios necessários à inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, para que seus direitos sejam respeitados e seja ofertada uma educação de qualidade para todos.

O promotor de Justiça Alex Almeida ressalta que faz-se necessário cumprir o que diz a Norma Brasileira 9050, da Lei n.º 10.098/2000.


.. No próximo domingo, 25, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, irá promover, a partir das 16h, a I edição do Arraiá da Escola de Circo.

... O evento é aberto ao público e contará com diversas atividades circenses com temáticas voltadas ao período junino.

... “Um momento de descontração com toda a população arapiraquense. O evento é gratuito e livre para todas as faixas etárias. Então, tá todo mundo convidado para fazer parte do mundo do mágico do circo, que dessa vez terá uma temática em alusão aos festejos juninos”, apontou a diretora da Escola de Circo, a professora Helga Guedes.