Edmilson Teixeira
Protesto
Em mais um ato de violência no futebol brasileiro, torcedores do Vasco penduraram um boneco nos arredores de São Januário simulando o enforcamento do CEO da SAF, Luiz Mello. O manequim estava vestido com a camisa do Flamengo e a placa "Luiz Mengo". Em entrevista ao ge na última segunda-feira, Luiz Mello revelou que tem sido ameaçado de morte. Ele é acusado pela associação de ter assinado o termo de posse, em agosto do ano passado, quando ainda era sócio do Flamengo.
Eventualidade
Carlo Ancelotti vai para a Seleção? Em janeiro ou junho de 2024? Enquanto nada disso é divulgado, o Real Madrid pensa no seu futuro. E tem um favorito para substituir o italiano no comando da equipe: o ex-meio-campista do time, Xabi Alonso. Segundo o jornal alemão Bild, o atual técnico do Bayer Leverkusen é o escolhido do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. Alonso jogou cinco temporadas na equipe merengue, entre 2009 e 2014, e foi campeão da Champions em seu último ano no clube, sob comando de Carlo Ancelotti.
Cenário
Uma escolha inovadora, mas que não seria inédita para a Seleção Brasileira. Sonho de consumo da CBF para o ciclo visando a Copa de 2026, Carlo Ancelotti será o quarto estrangeiro a comandar o Brasil em caso de acerto. A entidade trata a chegada do italiano como questão de tempo, mas há pendências importantes a serem resolvidas tanto estruturais quanto financeiras.
Histórico
Em quase 110 anos de existência (desde a primeira partida em julho de 1914), a Seleção Brasileira teve 34 treinadores, além de outros 19 com o título de interino. Nesta lista com 53 anos, aparecem o uruguaio Ramón Platero, o português Joreca e o argentino Filpo Nuñez.
Mulherada
A Copa do Mundo Feminina está às portas, e faltando menos de um mês para a bola rolar na Austrália e na Nova Zelândia, as seleções entram na reta final de preparação. No Brasil, não é diferente. Mesmo antes da convocação, marcada para a próxima terça-feira, a técnica Pia Sundhage já trabalha na Granja Comary com um grupo de 13 jogadoras.
Vergonha
No finalzinho do segundo tempo, quando perdia por 2 x 0 para o Corinthians, torcedores do Santos atiraram rojões e sinalizadores para dentro do gramado. O árbitro Leandro Pedro Vuaden interrompeu a partida e, aos 44 minutos, determinou o término do jogo devido à falta de segurança. Com a palavra o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que deve aplicar uma rigorosa punição contra o time da Vila Belmiro, cenário do vergonhoso episódio.
Duelo na Terceirona
A partida da próxima quarta-feira entre Náutico e Amazonas, nos Aflitos, colocará frente a frente as duas equipes com as maiores séries invictas do momento na Série C. Atual líder da competição, com 18 pontos, o Amazonas, após estrear com derrota para Brusque fora de casa, já está há oito jogos sem perder, com cinco vitórias e três empates. A equipe também tem o artilheiro da Série C. O atacante Sassá, com 11 gols. Já o Timbu, que com três pontos a menos está na quinta colocação, está invicto há seis rodadas, quatro delas já sob o comando do técnico Fernando Marchiori. Ao todo são três vitórias e três empates.
Fim da invencibilidade
O Bahia passou por muitos momentos de sufoco defensivo na noite da última quarta-feira, contra o Palmeiras, mas saiu vencedor pelo placar de 1 x 0, na Arena Fonte Nova, pela 11ª rodada do Brasileirão, com gol de Thaciano. Além de pôr fim a um jejum de 35 anos contra o time paulista em Salvador, o Tricolor tirou a invencibilidade do Verdão na competição e acabou com uma sequência negativa de oito partidas na temporada, sendo seis pela Série A.
Tá com dinheiro
Com uma campanha acanhada na Série D, o elenco do ASA achou por bem viajar na última quarta-feira para o Centro de Treinamento do Retrô, em Camaragibe/PE. O grupo retorna para Arapiraca na próxima segunda-feira. A novidade entre os jogadores que viajaram para Pernambuco foi o atacante Júnior Viçosa. Recuperado de uma grave lesão no joelho, ele voltou a trabalhar com o elenco.
Engajamento
O CSA definiu a volta do técnico Marcelo Cabo, depois de dispensar Vinícius Bergantin por conta do empate de 1 x 1 contra a Aparecidense. O volante Marciel, de 28 anos, que estava no Caxias, chegou ao CSA também. O presidente do clube, Rafael Tenório confirmou acerto com o jogador. Ele é a 33ª contratação do clube azulino na temporada.
Imbróglio
“Agora, para o CRB buscar um algo mais na competição, para crescer o mais rápido possível e se afastar primeiramente dessa zona do rebaixamento, nós temos que melhorar nosso aproveitamento dentro de casa. A nossa cota de pontos perdidos aqui já está limite. Fora de casa, nós temos números satisfatórios, são três vitórias e três derrotas, e são bons números. Mas dentro de casa a equipe está pecando e temos que corrigir. Mas, com essa postura e trabalho, corrigindo erros, nós vamos encontrar muito mais vitórias do que deixar pontos” comentário do técnico de CRB, Daniel Paulista após o empate de 2x2 contra o Ituano na quarta em Maceió.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011