Bartpapo com Geraldo Câmara

A HORA É DE GERAR TRABALHO

Bartpapo com Geraldo Câmara 23 de junho de 2023

A realidade do nosso estado precisa ser enfrentada com coragem, mas, sobretudo, com sinceridade. Quando falamos em segurança, por exemplo, queremos ir buscar no social todas as culpas para o estado de quase pânico em que vivemos. E aí, vemos as autoridades e os analistas de plantão buscando desculpas na falta de educação e na desproporcionalidade da renda da população. Tudo isto seria perfeito não fora a falta de sensibilidade para que determinadas ações sejam tocadas sem a necessidade de grandes estruturas institucionais, mas simplesmente usando o bom senso e os exemplos de atitudes vitoriosas. Daí, o título deste artigo que pede para que se deixe em segundo plano a geração de emprego e se coloque na vitrine a geração de trabalho como o fator mais importante para o cidadão, para a família, para a comunidade e para a segurança de um povo.

A questão, complexa, sem dúvida, busca apoio em vários aspectos, todos eles voltados para o cooperativismo, esta força de união ou esta união de forças como o queiram chamar que muda vidas, que provoca crescimento, que gera trabalho, energia e riqueza. Se os dirigentes não o desejam, se insistem em negar a sua força isto é estória que pode fazê-los, um dia., entrar na história como vencedores ou como fracassados.

Num estado pobre como Alagoas, mas rico de gente, de idéias e de vocações, a necessidade de se gerar trabalho é ainda maior do que em outros estados. O inchaço das grandes cidades, como Maceió, a migração constante em outros municípios, a pobreza na linha da miséria, tudo isto, deve-se à falta de produção, de trabalho, de incentivo, de capacitação e de qualificação, metas que podem e devem ser alcançadas não pelo poder público, mas através do poder público, como instrumento necessário ao incentivo que a população deve ter para encontrar o seu destino.

Nas cooperativas, todos são donos do seu próprio negócio; todos progridem na razão direta do seu trabalho e da sua produtividade, por mais humilde que seja esse trabalho.

No entanto, haveremos de convir que ninguém, principalmente nas faixas mais carentes de educação, pode sair por aí, abrindo cooperativas ou pequenos negócios, sem que sejam motivados e instruídos para tal. É onde entra o nosso projeto que, anos atrás, foi exaustivamente colocado em gabinetes de decisão deste estado, sem que tivesse a repercussão necessária, mas que, temos a certeza de podermos levar adiante, quem sabe, como projeto estruturante para o futuro de Alagoas ou de uma cidade como Maceió, por exemplo.

A idéia é que seja criada a AFC – Agência de Fomento ao Cooperativismo, gerida por autoridades governamentais e da iniciativa privada (ligada ao cooperativismo) com as funções de mapear vocacionalmente a cidade ou o estado, dependendo da abrangência da agência, estimular, em função das vocações, a criação de novas cooperativas, capacitar, qualificar e orientar através da OCB-AL, estimular o crédito cooperativo e cidadão e, com isto, gerar trabalho em todos os pontos do estado ou da cidade, acabando com a ociosidade e com a busca desesperada pelo emprego tradicional.

Que não se diga que este não é o papel do governo ou das prefeituras porque o é. É preciso acreditar. A nossa Pindorama não nasceu grande e é uma enorme demonstração da força do cooperativismo. Aos 21 anos tive a honra de ser diretor-comercial de uma cooperativa, uma das maiores do país, a CCPL - Cooperativa Central dos Produtores de Leite e que continua liderando no Rio de Janeiro. Mas, nem precisamos pensar tão alto. Pensemos na formação de cooperativas no sertão, em todas as regiões do estado e até sabemos de que tipos, mas coerentes com o que pensamos e escrevemos, o mapa vocacional antes de tudo.

Importante, governador e prefeitos é que se acredite que a “ideia nova é uma nova conjugação de velhos elementos” e que a nova conjugação que propomos é a aglutinação do desejo e da necessidade orientados por uma ação governamental que só pode trazer resultados os mais positivos.

Abrir os olhos para o cooperativismo é criar motivos para gerar cabeças pensantes e ativas. Uma segurança, sem dúvida.

FOTONOTAS



OTÁVIO LESSA – Quem não conhece o homem do Tribunal de Contas repleto de realizações e sucessos? O que ainda não se conhece é o maçom, o que acabou de tomar posse como Grão Mestre da Maçonaria do Estado e que, com toda a sua garra vai desmistificar a entidade, mostrar a sua validade fantástica como as iniciativas de ações sociais, beneficiar o povo alagoano e estar presente no que de bom houver para o bem estar da sociedade. A posse de Otávio teve quase quatrocentas pessoas que lá foram prestigiar o novo Grão Mestre e ouvir as ótimas propostas do que pretende implantar. Parabéns, amigo Otávio

 

MARIA HELENA LESSA – É bem a propósito que Maria Helena Lessa está aqui hoje. Para que se diga também da importância da Primeira Dama da Maçonaria em Alagoas no conjunto de ações que farão parte da nova administração. Com vasta experiência em ações sociais tendo sido presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer e ainda agir por lá, Maria Helena vai emprestar seu conhecimento profundo a este propósito da Maçonaria, buscando atitudes que venham a beneficiar mais ainda a população alagoana. Mulher de fibra ao lado de um grande homem vai desempenhar um papel de destaque nas novas metas.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Entre a coragem e a covardia existe uma decisão. Às vezes corajosa, às vezes covarde..

ALERTAS DO DIA

# Alerta, gente. Jamais custará lembrar. Estamos em pleno mês junino com muitas festas, muita quadrilha, muita dança, muita música gostosa. Mas muitos fogos também, o que, sem dúvida representa um grande perigo, principalmente para as crianças. Há que se ter muito cuidado, saber como soltá-los e onde. Ainda acho que a fiscalização neste setor precisa ser muito maior do que é. As autoridades precisam vigiar muito mais sobretudo na qualidade dos fogos que são vendidos. As barracas de venda de fogos precisam de análises frequentes. Elas acontecem, mas quanto mais melhor.

# Outro assunto que merece cuidados muito maiores é a tal da febre maculosa que já infectou meia dúzia de pessoas em São Paulo. Ela é pega através do carrapato estrela que absorve a bactéria da febre. As pessoas, principalmente do campo, de áreas rurais precisam tomar muito cuidado. Ela não é transmitida entre humanos mas o é através deste carrapato. Que não está só no campo, mas também nas capivaras muito comuns em muitas partes do Brasil. Um exemplo disto são as ditas cujas que circulam livremente nos campos do Itanhangá Golfe Clube, no Rio de Janeiro. Elas contém muitos carrapatos.

* Falei aqui várias vezes que deveria estar em Cuiabá, como palestrante para apresentar a TV Cidadã como uma das “boas praticas” dos Tribunais de Contas de todo o país. Infelizmente a saúde impediu mas o presidente Fernando Toledo e o Vice-presidente Otávio Lessa o fizeram com excelência e grande repercussão. Próxima semana conto mais detalhes, mas quem quiser saber mais basta ir para as Redes Sociais ou para a própria TV Cidadã, cuja equipe está naquela cidade cumprindo a missão de total cobertura do evento que foi idealizado e organizado pela ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas.

*E agora um pouquinho de política e é interessante notar como as eleições municipais que só acontecerão em outubro de 2024 já estão causando danos, feridas e outras coisas mais que só a política consegue explicar. As brigas de bastidores que vão das pequeninas às maiores já começaram e já estão causando estragos em muitos redutos de candidatos, principalmente nos nanicos. Municípios de Alagoas de menor porte já estão sendo disputados a unha e garras como se fossem os mais importantes cargos do mundo. Alguns, mais perto da capital, esses então nem se fala. A coisa já está engrossando.

POR AÍ AFORA

# Esta semana o presidente Lula esteve conversando com o Papa Francisco no Vaticano. Como líder mundial, com agenda de conversações que envolvem vários e importantes assuntos internacionais. Ousadia não lhe falta e Lula continua o seu périplo no sentido de recolocar o Brasil no seu lugar entre as potências do mundo. Tem sido respeitado em todos os sentidos e isto não podemos negar. No entanto, difícil se tornar um mediador para levar a paz entre a Rússia e a Ucrânia. Este é um assunto delicadíssimo e ainda não podemos esquecer que a Rússia está no BRICS, hoje presidido pelo Brasil.

# O presidente dos Estados Unidos afirmou na terça-feira que o homólogo chinês, Xi Jinping pertence à categoria dos ditadores, numa recepção na Califórnia com doadores do Partido Democrata e na presença de jornalistas. Referindo-se a um episódio recente em que os EUA destruíram um balão chinês que alegavam estar a espiar território norte-americano, Joe Biden disse que "a razão pela qual o presidente chinês ficou tão chateado" quando foi abatido "aquele balão cheio de equipamento de espionagem é porque não sabia que o dispositivo estava lá".

# O assunto é internacional e quando escrevia essa coluna não sabia ainda o desfecho do mini submarino que levou gente da maior importância para explorar o local do afundamento do Titanic a 3800 metros de profundidade. Independente de todos termos rezado para que tudo saísse bem – não sei ainda – que loucura foi essa aventura com uma embarcação controlada por “controle” de vídeo game expondo pessoas a uma situação terrível. Essa questão se estende também a experiências feitas por milionários em foguetes extraterrestres, uma outra aberração que qualquer dia vai dar problema semelhante.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399